Guia do Marketing de Produto: saiba tudo sobre essa estratégia

O Marketing de produto é uma estratégia para inserir um produto no mercado e garantir o seu sucesso, visando conectá-lo ao público-alvo! Saiba mais.


Acredito que você já saiba, mas vale relembrar, que o trabalho ao redor de um produto não se encerra na sua criação, aliás, está muito longe disso. Criar um novo produto é apenas o primeiro passo do seu ciclo.

Com isso, surgem os próximos passos desafiadores, que incluem o lançamento desse produto no mercado, a definição do público-alvo, a divulgação, entre inúmeras outras etapas. Para conseguir dar conta de tudo isso, é essencial ter uma estratégia de Marketing de Produto, sobre o que você saberá mais a seguir! 

O que é Marketing de Produto?

O marketing de produto é uma estratégia voltada para conectar produtos e consumidores, através de ações direcionadas para transmitir todas as características e benefícios de um produto para o seu público-alvo.

O principal objetivo da estratégia, é encontrar consumidores alinhados com a solução que o produto oferece, é o famoso “unir o útil ao agradável”, ou seja, oferecer exatamente aquilo que o cliente está procurando.

Dessa forma, com o produto em mãos, você busca o cliente mais adequado para ele, e não o contrário, em que as empresas partem de um público-alvo e desenvolvem produtos específicos para esse público.

Com isso, é possível partir do diferencial desse produto, alinhado com as expectativas dos consumidores, de forma que ele pareça atrativo para os clientes, aumentando assim as taxas de conversão de vendas. 

Para isso, o marketing de produto trabalha partindo do perfil do consumidor, podemos então, defini-lo com suas principais características e funções:

  • Desenvolver o posicionamento do produto;
  • Definir a mensagem da empresa sobre o produto, considerando para isso, o posicionamento da marca;
  • Estipular um diferencial competitivo para o produto diante da concorrência;
  • Promover o alinhamento entre as equipes de Vendas e Marketing.

Ciclo de vida de um produto

Dentro desse tópico, é importante entendermos quais são as etapas que compreendem o ciclo de vida de um produto, fundamental para diferenciá-los uns dos outros, conforme a duração dessas fases. Confira a seguir como funciona o ciclo:

Introdução no mercado

A introdução no mercado diz respeito ao período do lançamento do produto, e se estende até o momento em que ele encontra seu público-alvo e começa a gerar retorno financeiro. Nessa etapa, o Marketing de Produto é importante, pois ajuda a dar visibilidade ao produto e fazer com que ele conquiste seu espaço na memória afetiva das pessoas.

Crescimento

Essa segunda fase, é quando aumenta a demanda de vendas e, consequentemente também as taxas de lucro, consolidando o produto no mercado e no cotidiano das pessoas. Neste ponto, uma estratégia assertiva de marketing de produto pode fazer com que essa fase se estenda por mais tempo.

Maturidade

Seguindo este fluxo, após seu crescimento o produto chega na fase da maturidade que traz consigo as vendas regulares. Nesse momento, as demandas se tornam estáveis assim como a receita e a lucratividade.

Declínio

Assim como existe a ascensão do produto, há também o momento do declínio ou queda das vendas. Isso pode ocorrer de forma natural, devido ao surgimento de novos produtos no mercado ou mesmo da mudança de comportamento do público-alvo.

Qual a Importância dessa estratégia?

Sempre que um novo produto é lançado, o Marketing de Produto é essencial para garantir o seu sucesso, pois ajuda a definir o planejamento de cada estágio, além de direcionar o lançamento para o público certo, conforme suas necessidades.

Além disso, mesmo com um produto já existente que a empresa planeja inserir em um novo mercado, é essencial adotar estratégias de Marketing de Produto para testar a eficiência do seu produto em um grupo deleto de consumidores, antes de fazer o lançamento oficial para o público em geral.

Confira a seguir outros tópicos que ressaltam a importância dessa estratégia:

Destacar o produto

Com base na inteligência competitiva e um bom planejamento, direcionado a estudar o produto, evidenciar seus pontos positivos e direcionar para o público correto, é possível destacar seu produto no mercado e fazer com que ele se consolide no mercado.

Para isso, a empresa pode utilizar uma comunicação segmentada em cada lançamento, para gerar mais valor agregado aos produtos, estabelecendo a relação clara entre o item lançado e sua necessidade de uso. 

Essa estratégia de destacar o produto, pode ser eficaz até mesmo para o cliente interno, que precisa entender o diferencial competitivo do lançamento para transmitir aos clientes externos.

Oferecer uma experiência personalizada

Quando falamos em personalização, isso não abrange apenas o produto, mas também a estratégia utilizada para a comunicação com o público. Em todo lançamento, é importante investir esforços para alinhar a estratégia de venda com o posicionamento do produto.

Dessa forma, é possível segmentar as ações e direcioná-las para as necessidades de cada cliente, trabalhando sempre um bom atendimento e suporte ao cliente sempre que necessário, para fazer com que a experiência do cliente seja personalizada.

Isso inclui também estratégias personalizadas para cada meio de comunicação, que pode atrair diferentes tipos de clientes. Mas lembre-se de manter a mesma qualidade no atendimento, para garantir uma experiência omnichannel de qualidade.

experiência do cliente

Auxiliar nas estratégias de precificação, distribuição e design

O estudo de mercado feito no Marketing de Produto, ajuda a precificar as peças conforme as demandas, definir as etapas e formas de distribuição e até mesmo promover insights para a equipe de design, para orientar as campanhas de divulgação e toda a sua parte gráfica.

Alinhar as equipes de gestão de produto, marketing e vendas

Este é um ponto bem importante, pois um bom trabalho em equipe é fundamental para obter sucesso no lançamento de um novo produto. Com uma estratégia de marketing de produto bem elaborada, é possível alinhar os setores para garantir equipes engajadas no mesmo objetivo e transmitindo a mesma energia.

Todos os setores podem contribuir com a estratégia, pois a equipe de produto pode ajudar na comunicação e no posicionamento de marketing, que pode contribuir para elaborar um plano de vendas assertivo, fortalecendo assim a imagem da marca.

Quais são os estágios do Marketing de Produto?

Para garantir a efetividade da sua estratégia de marketing de produto, é fundamental seguir todos os passos fundamentais de um planejamento. Confira a seguir quais os estágios necessários para o seu funcionamento.

Definição do perfil dos consumidores

O objetivo de lançar um novo produto é vender, certo? Para isso, é fundamental direcioná-lo para o público certo se você espera converter esse lançamento em vendas. Como em qualquer outra estratégia de marketing, o primeiro passo é definir o perfil dos consumidores que você pretende atingir.

Uma vez que o objetivo do marketing de produto é conectar a marca com o público, é preciso analisar de forma detalhada o comportamento desses consumidores, para entender o funcionamento dessa audiência a fim de conseguir superar suas expectativas.

Posicionamento e mensagem

A partir do momento em que sua marca já sabe quem ela quer impactar, é a hora de definir qual a melhor forma de se comunicar com essa audiência, com o objetivo de falar do seu produto, dos benefícios e de como ele pode solucionar a demanda dos consumidores.

É neste momento que a empresa precisa definir o posicionamento do produto dentro do nicho definido para trabalhar. O que o seu produto oferece? De que forma pode ajudar o público? Por que escolher ele ao invés do produto da concorrência? Entre outros pontos.

Responder essas perguntas é fundamental para orientar sua empresa na elaboração de um documento que sirva como guia para direcionar os colaboradores na mesma direção, a fim de garantir uma padronização do discurso e promover o produto de forma omnichannel.

Criação de um plano de lançamento

Com o perfil do consumidor traçado, o posicionamento definido e todos os colaboradores sincronizados, é a hora de colocar em prática o lançamento do produto, elaborando previamente um plano de ação para seguir.

É nessa hora que são definidas as estratégias mais adequadas para impactar a audiência, quem serão os profissionais responsáveis por cada tarefa, e demais atribuições pertinentes ao lançamento do produto.

Criação de conteúdo para o lançamento

Com o planejamento pronto, é a hora de pensar em uma estratégia de marketing de conteúdo, a fim de criar conteúdos relevantes para promover o produto que será lançado. 

Vale lembrar que essa é uma arma poderosa de relacionamento com o cliente, que pode ser trabalhada de diversas formas, como site, blog, redes sociais, entre outros canais, que podem ser eficazes para ouvir a voz do cliente e entender quais são as suas necessidades que o produto pode suprir.

O objetivo dessa etapa é estimular o interesse e o engajamento do público em relação ao produto. A produção de conteúdo também pode colaborar para construir uma comunicação eficaz, que transmita a cultura organizacional bem como os valores agregados do produto e seus benefícios.

marketing de conteúdo

Preparação da equipe

Já citamos esse ponto no tópico anterior, mas vale ressaltar que a preparação da equipe para o lançamento, é fundamental para garantir que todos os setores trabalhem de maneira integrada, para garantir que o produto alcance o maior número possível de potenciais clientes.

O foco aqui é treinar as equipes, definir e distribuir as tarefas e definir as metas individuais e coletivas. Dessa forma, as equipes podem trabalhar em conjunto rumo ao mesmo objetivo.

Lançamento do produto

Este é o último estágio de uma estratégia de marketing de produto, que consiste no lançamento oficial do produto. Neste momento, todos já podem ter acesso ao produto, então é chegado o momento de acompanhar os resultados e avaliar a performance da marca e realizar os ajustes necessários (se houver).

Vale lembrar que o monitoramento é essencial a curto e a longo prazo, pois permite avaliar o seu desempenho, seja no produto em si, ou ainda na sua estratégia, no atendimento, na comunicação, etc.

Como fazer uma estratégia de Marketing de Produto?

Já deu para entender até agora como funciona esse processo, não é mesmo? No tópico anterior, mostramos quais são os estágios desse processo de forma detalhada.

Agora, vamos recapitular e elencar a seguir, o passo a passo dos principais pontos para desenvolver a sua estratégia de Marketing de Produto de forma resumida:

  • Defina seu público-alvo: definir a sua persona é o primeiro passo, pois é preciso estabelecer quem é o cliente ideal que seu produto precisa impressionar e quais são suas necessidades que o produto precisa suprir. Dessa forma, é possível direcionar uma abordagem mais empática e personalizada, fortalecendo a imagem de uma marca humanizada.
  • Estude o mercado: não precisa nem dizer que estudar o mercado apoiado na análise de dados é essencial para o sucesso de um produto a ser lançado. Ao fazer benchmarking, é possível entender como o produto se encaixa no mercado e quais características destacar para convencer o cliente.
  • Ressalte o diferencial do seu produto: é fundamental que a comunicação seja focada em ressaltar os diferenciais do seu produto, para que o cliente entenda de que forma ele pode solucionar seus problemas e o que ele tem a ganhar ao investir no seu produto.
  • Defina os canais de divulgação: isso precisa ser feito de acordo com o estudo da sua persona e do mercado, para identificar quais os melhores canais para a distribuição do seu produto e meios de divulgação (redes sociais, live, parceria com influenciadores, etc.). Lembre-se de considerar as especificidades do produto e do seu nicho de negócio.
  • Monitore os resultados: assim como em qualquer estratégia de marketing, no de produto não é diferente. Monitorar os resultados das campanhas é fundamental, observando sempre os indicadores e traçando planos de melhoria sempre que necessário.

Mesmo parecendo bastante coisa, o conceito do Marketing de Produto gira sempre em torno do produto e do público-alvo, mantendo o foco no cliente e nas formas de direcionar seu produto a fim de suprir as necessidades desse cliente e oferecer uma solução eficaz.

Mais do que garantir um cliente feliz, o objetivo da sua estratégia deve ser sempre garantir um cliente fidelizado, que caminhe para se tornar um potencial Defensor da sua Marca.

Saiba mais baixando nosso E-book Gratuito:

defensores de marca

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X