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Peepi > Marketing Digital > Marketing Emocional: aprenda a trabalhar as emoções dos seus Clientes

Marketing Emocional: aprenda a trabalhar as emoções dos seus Clientes

Posted by Lorena Possas Março 25, 2022 10 minutos de leitura

O Marketing Emocional é uma estratégia que visa reter e fidelizar clientes através de ações com forte apelo emocional. Entenda como funciona.


Atualmente, sabemos que para garantir o sucesso de uma empresa, é fundamental que ela tenha um Plano de Marketing. Aliado à isso, é importante que ela se mostre uma marca humanizada, que se importa com o seu público e o cenário ao seu redor.

Uma excelente forma de garantir essas duas coisas é apostar em uma estratégia de Marketing Emocional, capaz de cativar o público e transformá-los em clientes fidelizados e muito mais. Entenda como ele funciona. 

O que é Marketing Emocional?

O Marketing Emocional consiste na dedicação total de uma empresa ao consumidor. Dessa forma, o foco no cliente está enraizado na cultura organizacional, com o objetivo principal de fidelizar seu público. 

Segundo estudos, o marketing tradicional pode até mexer com as emoções das pessoas, contudo, o marketing emocional além de mexer com o emocional, também desperta no consumidor o sentimento de fidelidade, ultrapassando a relação de compra e venda.

Com isso, ele cria um relacionamento com o cliente capaz de extrapolar a decisão de compra, pois estabelece um vínculo que não foca apenas na satisfação do cliente, mas sim na realização dos seus sonhos.

Essa estratégia trabalha com diferentes emoções humanas, capazes de atuar em toda a jornada do cliente. Isso é feito através de ações que despertam diversos sentimentos nos consumidores, tais como: alegria, excitação, expectativa, orgulho e até mesmo emoções como medo, raiva, entre outros, a fim de tentar atingir todos os tipos de clientes.

Dessa forma, os argumentos racionais são deixados de lado, pois não são o ponto principal na hora da tomada de decisão do consumidor. Ainda que não seja a estratégia principal de uma empresa, o marketing emocional é bastante explorado em planejamentos sazonais como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outros.

O marketing emocional visa ir além de atender às necessidades dos consumidores, ele quer conquistar o coração do público e criar uma experiência do cliente positiva. Isso é feito não apenas visando que ele seja conduzido pelo funil de vendas, mas principalmente para conquistar, reter e fidelizar o cliente.

Por que apostar nessa estratégia?

A principal razão que faz com que as empresas apostem nessa estratégia é a sua eficácia. O marketing emocional tem um apelo forte, capaz de influenciar de maneira direta a decisão de compra dos consumidores. Confira a seguir, outras razões que tornam essa estratégia eficaz:

Estabelece uma relação de confiança

Quando um negócio aposta no marketing emocional, ele consegue criar uma relação forte com seu público, que estimula a confiança mútua. Isso porque o relacionamento vai muito além da compra e venda, ele cria um vínculo afetivo entre as duas partes uma vez que envolve as emoções dos consumidores.

Cria um ciclo de recompra

Os consumidores impactados por essa estratégia, tendem a se tornar clientes fidelizados, ou seja, têm grande probabilidade de comprar novamente. Isso é de extrema importância para um negócio, pois cria um ciclo de recompra que ajuda a garantir uma receita recorrente mensal, fundamental para o sucesso de uma empresa.

É sempre bom lembrar que investir na fidelização de clientes é mais barato e mais vantajoso do que prospectar novos clientes, dessa forma, o marketing emocional ajuda a reduzir o CAC e aumentar o LTV.

Aumenta o nível de satisfação dos clientes

Como mencionamos, o marketing emocional atua estimulando diversos sentimentos dos consumidores. Para isso, fazem um estudo da sua persona para atender às suas necessidades, desejos e expectativas, o que ajuda a garantir um maior índice de satisfação dos clientes.

Exemplos de Marketing Emocional

Uma das empresas que mais se destaca quando o assunto é usar o marketing emocional é a Coca-Cola. Isso porque a marca sabe que seu público é bem amplo, por isso, utiliza a estratégia como uma forma de atingir o máximo de pessoas.

Vale lembrar que a mesma empresa pode apostar em diversas ações focadas em despertar emoções diferentes. A Coca-Cola costuma apostar nas emoções que envolvem as famílias, reencontros, alegria, amizade, entre outros.

Além disso, a marca visa mostrar que se importa com seu público, se colocando sempre em situações felizes ou ainda em situações tristes, mas com uma reviravolta e um desfecho positivo em que ela está presente.

Um exemplo atual, foi a ação que a marca idealizou durante a pandemia. Para se fazer presente em um momento tão difícil, a Coca-Cola desenvolveu uma campanha que possibilitava que os clientes encomendassem latas de Coca-Cola personalizadas.

A ideia, era permitir que as pessoas criassem latas de edição limitada, decoradas com mensagens diversas e as enviassem para pessoas queridas. A campanha se tornou viral, e os nomes das pessoas apareceram até mesmo no lugar da logo da marca, mostrando ao cliente o grau da sua importância.

marketing emocional

Como fazer Marketing Emocional?

Primeiramente, é importante lembrar que a mente humana gosta de ouvir histórias. Dessa forma, o primeiro passo para criar uma campanha de marketing emocional é pensar em uma estratégia de storytelling.

O objetivo, é criar uma história envolvente que desperte as emoções dos consumidores e cria uma conexão entre ele e a marca. Para fechar, é importante apostar em um bom copywriting, pois de nada adianta cativar o cliente e não engajá-lo a comprar o seu produto. Confira abaixo alguns passos que podem te ajudar:

  • Proporcione identificação: as pessoas estão o tempo todo buscando identificação com o que acontece ao seu redor. Dessa forma, elas são atraídas por aquilo que fala a sua linguagem. Por isso, aposte em corresponder àquilo que a sua persona busca para estabelecer uma conexão.
  • Desperte a curiosidade: esse é um sentimento que causa bastante engajamento, pois a curiosidade estimula o público. Portanto, procure oferecer uma proposta inovadora, que aguce o cliente a provar algo novo que até então ele nunca havia considerado.
  • Promova uma reflexão: um dos pilares do marketing emocional é promover uma reflexão por parte do público, explorando temas profundos como o vínculo familiar, a valorização das amizades, a necessidade de enfrentar os medos, entre outros. Isso contribui para estreitar os laços com os consumidores.
  • Provoque: não tenha medo de ousar e provocar o público com declarações polêmicas, personagens incomuns e quaisquer outras formas de chamar a atenção das pessoas, contanto que faça sentido para a sua estratégia e esteja de acordo com o posicionamento da marca.
  • Reinvente: você já deve ter visto algumas marcas apostando em algo comum, mas ensinando uma nova forma de usar, ou reinventando algo que já existe de forma otimizada. Busque formas de inovar e reinventar coisas já existentes para surpreender o público.
  • Traga o público para perto: já pensou em criar uma comunidade online que reúna pessoas que se identificam com a mensagem que a sua marca transmite? Isso cria o sentimento de pertencimento e aproxima o público. Outra opção é apostar na gamificação para engajar esse público com suas campanhas.

Há várias outras dicas essenciais, como promover um conteúdo relevante, autêntico e criativo para as pessoas, e manter um relacionamento próximo com o cliente, se colocando sempre à disposição para o que precisarem.

Contudo, o mais importante é conhecer muito bem o seu público-alvo e desenvolver a sua estratégia centrada no cliente, para não perder de vista os objetivos principais da empresa com uma estratégia de marketing emocional: reter e fidelizar clientes, conquistar brand lovers e quem sabe até defensores da marca.

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Tags: experiência do cliente Marketing marketing digital
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