Marketing Sazonal: o que é, qual a sua importância e como usá-lo a seu favor

O Marketing Sazonal consiste em estratégias focadas em alavancar as vendas em determinadas datas comemorativas ao longo do ano. Saiba mais!


Quem trabalha no comércio ou atua em empresas de marketing e publicidade, sabe muito bem que em determinadas épocas do ano as demandas de trabalho aumentam. Isso acontece, pois ao longo desse período, existem inúmeras datas comemorativas que movimentam o mercado.

É nisso que o Marketing Sazonal trabalha, identificando esses dias específicos, que podem estar relacionados a diversos mercados, criando oportunidades de negócio interessantes para se trabalhar. Entenda como isso funciona na prática!

O que significa sazonalidade no conceito e estudo de Marketing?

Sazonalidade é quando algo é sazonal, ou seja, característico de uma estação ou de uma época determinada do ano. Dentro do conceito de Marketing, podemos entender a sazonalidade quando um produto ou serviço está sujeito às variações das demandas do consumidor, que podem ocorrer por diversas.

Sendo assim, as empresas trabalham em estratégias sazonais de vendas, focando em produtos ou serviços específicos para determinados períodos do ano. A principal vantagem desse conceito, é aproveitar as oportunidades sazonais do mercado para elaborar ações e campanhas.

Dessa forma, é fundamental que as equipes de marketing e vendas trabalhem em um planejamento que identifique as principais datas sazonais, aquelas que podem gerar oportunidades de negócio para o nicho em que a empresa atua.

Essas datas podem ser, por exemplo: Dia dos Namorados, dia das mães e dos pais, natal, páscoa, entre outros que façam sentido para a empresa. É importante lembrar também daquelas datas menos óbvias, que podem ser relevantes para o nicho de atuação, como dia do fotógrafo, da secretária e até mesmo a chegada de novas estações, entre outros.

Qual a importância do Marketing Sazonal?

Após entender o conceito da sazonalidade, é preciso compreender de que forme ele se aplica na estratégia de marketing da sua empresa e qual a sua relevância para as ações e campanhas.

Quando bem trabalhado, o marketing sazonal é uma excelente oportunidade para alavancar as vendas de um negócio, principalmente quando se exploram diversas datas comemorativas.

Ter uma estratégia que trabalhe a sazonalidade é importante, pois permite antecipar determinadas demandas com o objetivo de vender mais, ou ainda criar novos produtos de edição limitada e campanhas de lançamento, para movimentar as vendas em períodos de baixa demanda.

Dessa forma, a empresa consegue usar o marketing sazonal como um aliado para ter mais previsibilidade de mercado. Isso porque ele proporciona mais inteligência competitiva para a tomada de decisões e definição de suas próximas ações.

O que é Comunicação Sazonal? 

De acordo com um estudo de Comunicação Integrada de marketing, uma empresa precisa atuar em três frentes:

  • Comunicação Institucional, focada no reforço da marca; 
  • Comunicação Sazonal, focada nas datas especiais em que os produtos serão comercializados; 
  • Comunicação Interna, que facilita o fluxo de informações com os colaboradores.

Assim, a comunicação sazonal é focada em promover a cultura de comercialização dos produtos em datas comemorativas, desenvolvendo campanhas específicas direcionadas para a venda nesses períodos.

customer experience

E uma Campanha Sazonal?

Como já mencionamos, as datas sazonais são excelentes para aquecer o comércio e engajar os consumidores, estimulando o aumento das vendas de produtos e serviços em diversas áreas.

Nesse sentido, as campanhas sazonais são essenciais para darem mais visibilidade para as marcas nesses períodos. Por isso, é fundamental que as empresas criem um planejamento anual, que contemple todas as datas sazonais relevantes para o seu nicho.

Dessa forma, é possível desenvolver as campanhas sazonais de forma antecipada, permitindo criar ações bem elaboradas e que chamem a atenção, promovendo o engajamento dos clientes e gerando resultados positivos.

Como usar a sazonalidade na sua estratégia?

Em síntese, agora que entendemos o conceito de sazonalidade e sua importância, é preciso saber como usar isso em favor da sua empresa. Com alguns passos simples, é possível inserir em seu planejamento, ações que contemplem algumas datas sazonais. Confira a seguir algumas dicas!

Defina as datas e faça um planejamento

O primeiro passo para adotar a sazonalidade no seu negócio, é definir quais datas sazonais fazem sentido para a sua marca. O ideal, é que isso seja incluído no Plano de Marketing da empresa e faça parte do seu planejamento anual, realizado no início do ano ou final do ano anterior.

Dessa forma, é possível criar as campanhas de forma planejada, alinhando as estratégias das equipes de marketing e vendas. Ao definir essas datas, se pergunte que soluções sua empresa pode oferecer ao público-alvo, relacionadas a esta sazonalidade.

Planeje a comunicação

Com as sazonalidades definidas, é preciso estabelecer como será a comunicação das campanhas sazonais, isso inclui: a mensagem principal de cada uma das campanhas, a linguagem utilizada e os canais em que serão veiculadas.

O objetivo aqui, é atrair o público, engajar e claro, vender. Por isso, analise em quais mídias faz sentido veicular suas campanhas sazonais, pensando sempre no retorno sobre o investimento. Esses meios podem ser: SMS Marketing, E-mail marketing, redes sociais, entre outras.

Pense em um bom storytelling para suas campanhas, que trabalhe com as emoções e sentimentos que você gostaria despertar no cliente. Além disso, planeje todas as etapas da jornada do cliente, definindo suas ações de interação com a campanha.

Lembre-se que a comunicação precisa ser atrativa, por isso, pense em estratégias de brindes, amostras grátis, kits exclusivos e comemorativos, e ações que só aconteçam nas campanhas sazonais.

Mensure os resultados

É fundamental após todas as campanhas, mas principalmente as sazonais, mensurar os resultados das ações. Isso é importante, pois permite que a empresa identifique não apenas os ganhos, mas também os possíveis pontos de melhoria para aplicar em oportunidades futuras. 

Você pode apostar em ferramentas estratégias, que possibilitam automatizar processos e mensurar os resultados de cada ação. Se atente para alguns números em especial:


Em suma, como vimos, as campanhas de marketing sazonal trazem inúmeras oportunidades de negócio para as empresas, além de resultados positivos nas campanhas, quando bem trabalhadas.

Um dos pontos principais das campanhas sazonais, é conseguir engajar os clientes. Para conhecer outras formas de fazer isso, assista nosso Webinar:

marketing de defensores

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X