Marketing Viral: o que é e como fazer

Que empresa não quer criar um conteúdo que se espalhe rapidamente e em grande proporção? Pois é, isso pode ser possível com uma boa estratégia de marketing viral.

Essa é uma prática cada vez mais comum atualmente, utilizada para dar mais visibilidade às marcas e criar engajamento com o público, uma vez que com o advento da internet, a facilidade de compartilhamento de informações é muito maior.

Continue a leitura para entender melhor como funciona o Marketing Viral, quais são os principais elementos dessa estratégia e como aplicar no seu negócio!

O que é o Marketing Viral e para que ele serve?

Antes de tudo, vamos relembrar o conceito de marketing viral…

Marketing Viral é uma estratégia de marketing focada na criação de alguma peça ou campanha que seja “viralizável”, ou seja, que tenha um alto índice de compartilhamento.

Seu nome refere-se à forma como os consumidores espalham informações sobre um produto ou uma marca com outras pessoas em suas redes sociais, forma muito parecida com um vírus que se espalha de uma pessoa para outra.

A base do marketing viral é o boca-a-boca, mas com a tecnologia moderna o efeito viral ganhou mais poder, com muito mais conteúdo relevante e atraente sendo produzido e compartilhado.

Quais as vantagens dessa estratégia?

A principal vantagem do marketing viral é fazer com que as pessoas atuem como divulgadores do conteúdo.

Ou seja, o próprio público vai espalhar a mensagem se a estratégia viral for bem executada. Isso é o mais interessante para o negócio, pois não tem custo algum para o empreendedor, já que ele serve como uma forma de divulgação espontânea que ocorre de maneira natural.

O resultado esperado é um alto grau de compartilhamento e um grande alcance em pouco tempo.

Apesar de haver também um planejamento, as coisas ocorrem de maneira mais natural.

Isso significa que este tipo de conteúdo possui um alcance muito superior a um conteúdo normal, fazendo com que você atinja uma enorme parcela do público, melhore o número de acessos a seu blog/site e comece a construir sua imagem de autoridade em seu nicho.

Não há uma receita pronta e replicável para criar conteúdos virais, o que acontece é justamente o contrário, um conteúdo viral surge não porque alguém pediu, mas por meio do aproveitamento sagaz de uma bela oportunidade.

Porém, existem técnicas de exploração de temas com potencial de se tornarem virais e algumas dicas que podem ajudar a viralizar um conteúdo.

Como produzir um conteúdo viral

Primeiramente, é importante ressaltar que um conteúdo viral nem sempre é algo bom para a marca envolvida.

Há casos em que o conteúdo é compartilhado diversas vezes, mas com o objetivo de mostrar algo negativo da marca. Isso implica no comprometimento da imagem da empresa no meio online por um determinado tempo.

Porém, quando uma campanha de marketing alcança uma grande visibilidade pelo seu bom planejamento, originalidade, qualidade técnica ou por seu objetivo diferenciado, esta gera um impacto positivo e acaba sendo  espalhada espontaneamente.

Estar antenado é o primeiro passo para criar algo compartilhável. As coisas viralizam por curtos períodos de tempo e se espalham muito rapidamente.

Por isso, é preciso estar sempre atento às notícias, aos trending topics do Twitter, às conversas mais relevantes do Facebook, à TV e ao mundo offline.

Monitorar as redes sociais, é fundamental para desenvolver o feeling necessário para identificar a oportunidade e criar algo com potencial para que se espalhe.

A linguagem usada pelo público-alvo é outro fator importante, porque ninguém se identifica com aquilo que não “fala a sua língua”.

Assim, antes de produzir o conteúdo, vale observar o palavreado que vem sendo utilizado pelo público-alvo nas redes sociais. Isso irá ajudar a conversar na mesma língua, facilitando o entendimento e a identificação do público com o conteúdo.

Essas foram algumas dicas para criar um conteúdo com potencial para se tornar viral. Como já foi dito, não há uma receita pronta, mas é importante observar alguns fatores em comum entre os conteúdos virais, para entender porque as pessoas espalham determinados artigos, cases e campanhas.

Como fazer Marketing Viral

Conheça o seu público

Lembre-se: seu público não é o mesmo sempre, para cada ação de marketing que você faz o seu público-alvo pode mudar.

Você deve conhecer o seu público, sua linguagem, suas atitudes e seu comportamento.

Como dissemos há pouco, você deve falar a mesma língua que seu público, no marketing viral isso é muito importante porque ninguém compartilha aquilo que não o representa.

Analise as mídias sociais

Para começar a entender seu público-alvo, olhe para o conteúdo que tem o melhor desempenho, monitore e analise os resultados alcançados nas redes sociais, como, por exemplo, o engajamento do público, os trending topics, as hashtags, o tráfego de palavras-chave, os cliques, entre outras métricas mensuráveis.

Com esta análise, é possível ter uma visão de quais conteúdos fazem mais sucesso e podem ser explorados de formas diferentes das utilizadas até agora.

Planeje a mensagem do marketing viral

Você não pode planejar o suficiente para prometer que o seu material irá se tornar um viral, mas você precisa garantir que sua mensagem esteja clara.

Fazer um script cuidadoso para o seu vídeo ou um plano detalhado para o seu infográfico, para que sua mensagem final seja facilmente interpretada pelo seu público, irá ajudar bastante para que seu conteúdo se torne viral.

Foque na qualidade daquilo que você entrega e certifique-se que seu conteúdo está otimizado para ser facilmente compartilhado.

Incentive também seu leitor a compartilhar o conteúdo através das mídias sociais, assim as chances do conteúdo se tornar viral aumentam.

Faça uma boa escolha da imagem

As coisas que se tornam virais são visualmente atraentes, por isso, adicionar vídeo ou imagens em sua campanha é uma das primeiras tarefas a serem feitas para se construir uma estratégia de marketing viral.

Imagens ajudam o conteúdo a trazer cerca do dobro de compartilhamento, por isso essa etapa é fundamental.

O texto é importante, mas a imagem ou o vídeo que estará anexado a ele também é essencial. Afinal, os conteúdos gráficos são a primeira coisa que impactarão o leitor.

Foque no título do marketing viral

O primeiro contato que o leitor faz com qualquer material,  se inicia sempre pelo título.

De nada adianta ter um conteúdo de altíssima qualidade, se o título não atrair para o clique.

Portanto, no marketing viral é fundamental investir um tempo para escolher um título atraente, que chame a atenção do leitor ou que o deixe, ao menos, curioso para saber o desfecho do conteúdo.

Apele para as emoções

Ao planejar suas estratégias, não esqueça de trabalhar o lado emocional, seja bem-humorado, romântico ou até mesmo triste, o importante é envolver as emoções de seus espectadores.

Nossas emoções influenciam na maioria das decisões que tomamos no dia-a-dia, mesmo que de forma inconsciente.

Isso não quer dizer que mensagens ou vídeos informativos não podem tornar-se um viral, mas a informação por si só muitas vezes não é suficiente.

Você precisa pegar a pessoa com algo emocional, tocar em seus medos, esperanças ou sonhos.

Forneça informações confiáveis

Com tantas informações disponíveis, não é de se estranhar que o leitor desconfie da veracidade de alguns conteúdos. Por isso, apresentar dados, pesquisas e estatísticas é algo relevante na internet.

Ao analisar um conteúdo rico em dados concretos, o leitor tende a confiar nas informações sentindo-se assim seguro para compartilhar.

Se em seu título você promete determinado aprendizado e realmente cumpre com a promessa no decorrer do conteúdo, o interesse de leitura aumentará, por isso, tome sempre cuidado com as informações, fontes e promessas oferecidas.

Mantenha a simplicidade

Sua campanha não pode ser complicada, ela precisa ser facilmente compreendida pelos usuários.

Um pequeno vídeo, um infográfico simples ou um artigo conciso, são os itens mais prováveis para se tornarem virais.

Foque no objetivo e tome cuidado para não confundir seu espectador.

Após o conteúdo ter viralizado, você pode oferecer informações adicionais se necessário.

Vírus só se espalham quando eles são fáceis de transmitir, por isso mantenha a simplicidade.

O meio em que sua mensagem está inserida deve ser fácil de transferir e replicar: e-mail, website, redes sociais, entre outros.

O marketing viral funciona muito bem na Internet, porque a comunicação é instantânea, barata e compartilhável.

Planeje o lançamento da campanha

Para lançar sua campanha de marketing viral, comece por saber sobre o seu público.

Quando eles são mais propensos a estar online,  é o melhor momento para lançar sua campanha.

Planeje os canais em que a campanha será lançada e em que momento ela irá ao ar.

Crie estratégias para incentivar o público a compartilhar, prepare seu site ou servidores, se necessário, para que não haja um pico de acessos e acabe saindo do ar.

Analise os resultados: trata-se de marketing viral?

Lance sua campanha em um momento estratégico, lembre o seu público de compartilhá-lo, e aguarde o resultado.

Depois, não esqueça de analisar as métricas mensuráveis para saber se alcançou o resultado esperado, pois com isso, sempre aprendemos mais um pouquinho.

Marketing Viral: Exemplos

Apesar de o marketing viral ter um objetivo diferente do Buzz Marketing, é possível aliar as estratégias para aumentar o alcance da sua marca. Dessa forma, você pode criar um conteúdo com alto potencial de viralização e atrelar a ele um valor social para a marca.

Com isso, é possível gerar engajamento ao redor da marca ou da campanha, atraindo comentários e movimentando opiniões ao seu redor. Confira a seguir, algumas empresas que conseguiram chamar a atenção das pessoas com um conteúdo que se tornou viral.

Heineken

Muitas marcas de cerveja investem em comerciais com o objetivo de tornar um viral. Contudo, a maioria delas foca em uma estratégia já ultrapassada, direcionada apenas para o público masculino.

Enxergando nisso uma oportunidade, a Heineken investiu em um conteúdo que surpreendeu o público. O comercial “The Cliché” criado pela marca, conseguiu gerar um grande engajamento, por quebrar diversos padrões do nicho.

Ao fazer uma análise, podemos encontrar na propaganda elementos importantes para um viral: emoção, ironia, storytelling, identificação, entre outros.

Nissan

A Nissan conseguiu criar um conteúdo viral que repercutiu de maneira inesperada, com o comercial “Pôneis Malditos”, que acabou se tornando um exemplo bem conhecido de marketing viral.

Como resultado, a marca teve um recorde de vendas no veículo apresentado na propaganda. O interessante a se observar, é que o conteúdo apesar de parecer apenas irônico, se mostrou altamente eficaz para aumentar as vendas do produto.

Dove

A Dove é bastante conhecida no mundo do marketing, por criar campanhas virais capazes de emocionar e tratar questões sociais importantes. Uma de suas campanhas mais famosas, foi a “Dove Real Beauty Sketches”, que tinha o objetivo de mostrar a pressão que as pessoas sofriam buscando atingir dos ideais de beleza impostos pela sociedade.

O vídeo, é o mais visto no canal oficial da marca e possui mais de 69 milhões de visualizações.


Não se assuste com a quantidade de passos necessários para fazer Marketing viral, pois isso não significa que seu material precisa ter todos esses tópicos, mas quanto mais ele tiver, melhor.

Também não basta apenas preencher todos os requisitos e pronto.

É preciso divulgar, para fazer com que as pessoas entrem em contato com aquilo que você produziu.

E lembre-se, o objetivo de uma campanha de marketing viral é duplo. Primeiro, é para aumentar a exposição da sua marca.

Segundo, é para melhorar seu relacionamento com o seu público, dando-lhes algo de valor.

Se você manter esses dois objetivos em mente, você pode criar uma campanha bem-sucedida, com uma forte probabilidade de se tornar um viral.

Não se preocupe, se o conteúdo for de altíssima qualidade, irá contagiar a todos!

Uma boa forma de fazer que seu conteúdo seja muito compartilhado, é utilizar o Marketing de Defensores.

Saiba mais:

marketing de defensores

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X