Martech: entenda o que é, como identificar e quais as vantagens para a sua empresa

Martechs são soluções que visam otimizar o trabalho de marketing por meio de tecnologias que utilizam a coleta e análise de dados. Saiba mais.


Com o advento da tecnologia, as empresas tiveram que adotar novas formas de se adaptar às mudanças que vieram com esse novo cenário. O aumento da conectividade dos consumidores, fez com que tivessem acesso a muitas ofertas de forma simultânea e facilitada, o que acabou tornando a concorrência ainda mais acirrada. 

Dessa forma, as empresas passaram a adotar Tecnologias de Marketing, conhecidas como soluções Martech, para auxiliá-los na coleta e análise de dados, possibilitando melhorar suas estratégias e aumentar a inteligência competitiva da organização. Continue a leitura para saber mais.

O que é Martech?

O termo Martech representa a junção entre os termos “marketing” e “technology”. Muito comum atualmente nas startups, esse conceito se refere aos softwares e ferramentas utilizados para otimizar estratégias ou campanhas de marketing.

De acordo com estudos, esse conceito surgiu da união entre as estratégias de marketing e tecnologia, e seu principal objetivo é melhorar a performance das empresas em suas ações de marketing, além de ajudarem a alcançar mais notoriedade para a marca.

Tendo em vista a quantidade de dados produzidos diariamente, seja no acesso a conteúdos, compras online, interação nas redes sociais, entre outros, as tecnologias passaram a ser essenciais para as empresas gerenciarem esses dados.

O Martech permite aliar a tecnologia ao marketing digital, possibilitando o uso de ferramentas como o CDP, por exemplo, para obter informações a respeito dos consumidores com base em suas ações online, permitindo conhecer melhor sua persona, quem são, onde estão e quais suas necessidades.

Dessa forma, é possível entregar um conteúdo relevante para o público-alvo, que fortaleça sua conexão com o cliente, possibilitando um posicionamento mais estratégico e uma vantagem competitiva maior frente à concorrência.

Vale lembrar que a tecnologia ainda possibilita que as empresas sejam mais assertivas na tomada de decisões, visto que podem se basear em dados para isso. 

Tudo o que se refere ao planejamento, à execução e ao monitoramento de ações de marketing, bem como o trabalho de coleta e análise de dados e o aprimoramento de processos internos, pode ser feito a partir de uma Martech.

O Martech é bastante comum atualmente devido ao conceito de marketing 4.0, pois auxilia as equipes de marketing a mensurar o desempenho de suas campanhas, anúncios e até mesmo o tráfego de landing pages.

Como identificar uma Martech?

As martechs não precisam necessariamente atuar em áreas relacionadas ao marketing digital, elas também podem atuar na parte offline ou física de um negócio. Confira a seguir, algumas características que possibilitam identificá-las:

Gestão de processos

Empresas data driven sabem, mais do que ninguém, da importância de dominar a gestão de processos. Dessa forma, as Martechs buscam aplicar esse gerenciamento em suas atividades internas, visando melhorias para o cliente interno e também para o consumidor externo.

Ainda que sua empresa conte com talentos qualificados, é fundamental contar com ferramentas eficientes de gestão, que possibilitem colocar em prática o agile marketing, característica bem marcante das Martechs.

Gestão de pessoas

As Martechs trabalham também com um RH estratégico, que visa facilitar o trabalho dos líderes que atuam fazendo a gestão de pessoas. Assim, a tecnologia é aplicada nos processos seletivos, na tomada de decisões a respeito dos planos de carreira, ações relacionadas ao endomarketing, entre outros processos do cotidiano do setor.

Engajamento no meio digital

Atualmente, as empresas que ainda não estão no meio digital, estão certamente se adaptando a isso, pois essa é a tendência para o futuro das organizações. Sendo assim, as organizações deixaram de ser apenas físicas e se tornaram também digitais.

Dessa forma, as marcas precisam existir nesse meio digital, para só então, colocar em prática suas ações no meio offline. Esse é um traço marcante das Martechs, que nascem no digital para depois migrarem para o físico.

Por isso, é fundamental que invistam no engajamento de sua comunidade online, apostando para isso em estratégias omnichannel que possibilitem um contato mais amplo com seu público.

Acompanhamento de métricas

Toda empresa que adota uma estratégia de marketing trabalha com o acompanhamento de métricas para avaliar os resultados de cada ação. Nas Martechs a mensuração de dados é ainda mais presente, utilizando ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, para mensurar os dados que fazem parte do cotidiano.

Funil de vendas

O funil de vendas é utilizado na grande maioria das empresas que adotam uma estratégia de marketing digital. Nas Martechs isso é ainda mais comum, contudo, seu gerenciamento é feito de forma precisa, através do acompanhamento de dados, capaz de avaliar com precisão cada etapa do funil.

Analisando a jornada do cliente de forma detalhada, é possível tomar decisões mais assertivas, sabendo a hora certa de agir e aplicar suas ações de marketing e campanhas direcionadas.

Relacionamento com o cliente

Como em toda empresa, o relacionamento com o cliente também é um ponto bastante trabalhando pelas Martechs. Para isso, elas utilizam ferramentas de CRM para centralizar e organizar os pontos de contato dos consumidores com a empresa.

Além disso, elas também apostam em uma comunicação bidirecional, que abre espaço para que o consumidor tenha mais liberdade nas interações com a empresa. Seu foco principal é fortalecer esse relacionamento e criar uma cultura de confiança mútua.

Quais as vantagens de apostar nessa estratégia?

Com o uso da tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das empresas, tornou-se fundamental apostarem em soluções Martech para acompanharem as tendências do mercado. Para isso, é importante que conheçam todos os benefícios que elas oferecem. Confira a seguir alguns dos principais!

Possibilita um melhor gerenciamento de dados

Essa é uma das principais vantagens das soluções Martech, que possibilitam coletar e armazenar dados de forma fácil, rápida e segura, otimizando processos e tornando-os mais ágeis.

Dessa forma, é possível ter um maior controle sobre esses dados, além da possibilidade de transformá-los em ações práticas que tragam resultados positivos para a organização.

Direciona a empresa para decisões mais assertivas

Graças ao gerenciamento de dados, as equipes de marketing podem tomar decisões mais assertivas baseadas em informações a respeito do público, como preferências, interesses, dados demográficos, entre outros. Dessa forma, os insights obtidos possibilitam mais eficiência para as equipes.

O resultado disso, são campanhas mais eficientes, direcionadas estrategicamente a partir de um conhecimento aprofundado sobre a sua persona. Além disso, as ferramentas Martech, possibilitam realizar teste A/B, que fornecem dados precisos em tempo real, para avaliar a eficácia de cada ação, permitindo optar pela melhor alternativa.

Clientes mais satisfeitos

A satisfação do consumidor é sempre um ponto fundamental para qualquer empresa centrada no cliente. Para garanti-la, é preciso fortalecer a autoridade da marca no mercado em que atua, além de oferecer uma experiência positiva aos consumidores.

Uma solução Martech, que fornece um perfil do cliente ideal baseado nos dados dos consumidores, possibilita que as empresas desenvolvam estratégias para melhorar seu atendimento ao cliente, além de otimizar a comunicação com os consumidores, adotando um tom de voz adequado à sua persona.

Melhor custo-benefício

Dentro de um planejamento estratégico, o uso de Martechs apresenta um excelente custo-benefício, pois apresenta vantagens para todos os setores da organização, seja na gestão de pessoas, no marketing, vendas e até mesmo no departamento pessoal. A longo prazo, elas ainda podem impactar positivamente em métricas relevantes, como, por exemplo, o retorno sobre investimento (ROI).

Como aplicar no seu negócio — Exemplos

As soluções Martech podem ser aplicadas nas empresas com diversos objetivos, desde a atração de novos leads, prospecção, fidelização de clientes, entre outros. Elas são utilizadas principalmente para otimizar as estratégias de marketing digital e gerar valor para os consumidores.

Para isso, elas utilizam plataformas de analytics, ferramentas de automação, soluções para gerenciar dados, pessoas, processos e conteúdos, além de apostar em tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras.

Dito isso, pode ser que sua empresa já utilize algumas dessas ferramentas e nem tenha se dado conta de que se trata de uma Martech. Por isso, confira a seguir alguns exemplos que são comumente aplicados nas empresas:

  • Softwares de automação de marketing: criados para executar diversas atividades do setor, em geral, de forma automatizada. Além de realizar fluxos de nutrição e qualificação de leads, eles também atuam no rastreamento dos usuários e geração de relatórios a respeito das ações dos usuários.
  • Google Analytics: é uma ferramenta eficaz de coleta de dados e geração de relatórios de forma automatizada e personalizada, que permite otimizar as ações de marketing.
  • CRM: a solução visa melhorar a experiência do cliente com a empresa, atuando nos processos de venda e pós-venda, além de coletar dados importantes a respeito de todas as etapas do funil de vendas e da jornada de compra do consumidor.
  • Disparadores de e-mail marketing: essas ferramentas permitem otimizar as estratégias de e-mail marketing, possibilitando automações como: envio de e-mail de boas-vindas; mensagens para leads perdidos e clientes inativos; alertas sobre carrinhos abandonados, entre outros.
  • Gestão de redes sociais: diversas ferramentas de gestão de redes sociais permitem executar atividades de marketing através do uso de tecnologia, desde o planejamento de campanhas de conteúdo até a coleta de dados dos usuários.

As soluções Martech, assim como as diversas estratégias utilizadas pelas empresas, visam sempre melhorar a experiência do consumidor, seja aperfeiçoando os processos internos da organização, ou fortalecendo seu relacionamento com os clientes. 

Independente do meio, quando as estratégias da empresa são otimizadas, o resultado é a garantia de sucesso dos clientes. Para te ajudar a garantir a satisfação de seus clientes, baixe nosso e-book gratuito: O guia definitivo da experiência do consumidor e novas tendências do mercado.

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