Como melhorar a Taxa de Clientes Promotores do meu negócio?

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do Peepi Blog.

Sabemos que conquistar a confiança e a lealdade do público, mantendo os clientes sempre próximos e engajados com a sua empresa é uma tarefa que exige muito esforço e estratégia. Por isso, encontrar maneiras de melhorar a taxa de clientes promotores é uma atividade que deve ser feita de forma constante.

Afinal, os clientes promotores são verdadeiros defensores da sua marca e contribuem de forma significativa para o crescimento dos negócios. 

Ao preocupar-se com eles, dando foco às estratégias de fidelização do público, você consegue elevar consideravelmente a satisfação dos seus consumidores e ainda garante novas oportunidades de negócios. Isso porque, além de voltarem a comprar da sua empresa, os clientes promotores vão indicar seus produtos e serviços para os amigos e familiares. 

Quer aprender como melhorar a taxa de clientes promotores da sua organização? Continue conosco e confira algumas dicas que preparamos para você! 

1. Dê Atenção aos Clientes Detratores

Os clientes detratores são aqueles que tiveram uma experiência muito negativa com a sua empresa. Ou seja, eles não planejam voltar a fazer negócios com você. Assim, para encontrar formas de mudar essa situação e transformá-los em promotores, é fundamental ter muita atenção com eles. 

Para que eles deixem de ser detratores, é importante entender quais falhas ocorreram durante a experiência do cliente e investir em um plano de ação que permita reverter esse quadro. 

Desse modo, invista em pesquisas de satisfação para ouvir o que seus clientes têm a dizer, compreenda o ponto de vista dos detratores e ofereça soluções aos seus problemas. 

Com essas ações, você ganha uma ótima oportunidade de conhecer de perto os principais motivos da insatisfação dos seus consumidores, além de conquistar a confiança e fidelidade desses clientes. 

2. Aprenda a Surpreender o Cliente

Agora, pense conosco: que pessoa não gosta de receber uma surpresa bacana de uma empresa em que é cliente? 

Quando você surpreende o seu consumidor – mesmo com pequenas ações -, ele fica feliz em ver o quanto a sua marca se importa com ele. Esse sentimento aumenta exponencialmente as chances de que ele se torne um cliente fidelizado.

Por esse motivo, é importante encontrar ações interessantes que sejam capazes de surpreender o seu público. Por exemplo: enviar um presente no dia do seu aniversário, oferecer um segundo produto com um preço especial, elevar a qualidade do produto ou serviço, dentre outras possibilidades.

Portanto, encontre ações para mostrar o quanto o seu cliente é importante para você. Dessa forma, você supera as expectativas dele e ainda impulsiona o relacionamento com os promotores do seu negócio.

3. Invista No Atendimento Omnichannel

Oferecer um bom atendimento ao público em todos os canais de comunicação da sua empresa é fundamental para aumentar a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, melhorar a sua taxa de clientes promotores. 

No entanto, além de oferecer uma boa diversidade de pontos de contato com o seu consumidor (como WhatsApp, telefone, redes sociais, site, blog, newsletter), é necessário que esses meios sejam integrados. Assim, isso garante que o cliente tenha uma experiência única e personalizada.

Por isso, o atendimento omnichannel é importante, já que ele permite promover o sucesso do cliente. Com esta forma de atendimento, você passa a ter uma comunicação integrada entre os canais, fazendo com que o cliente receba uma solução para seus problemas em qualquer uma das plataformas, sem necessidade de ficar repetindo as informações.

5. Proporcione um Bom Clima Organizacional

Quando falamos em fidelização de clientes, saiba que seus colaboradores têm um papel fundamental para conquistar mais promotores para o seu negócio. Pensando nisso, oferecer um clima organizacional agradável, harmonioso e saudável é essencial para o sucesso do seu consumidor.

Manter toda a equipe motivada e estimulada é o grande segredo, para que ela ofereça um atendimento de qualidade e que realmente supere as expectativas do cliente. 

Portanto, além de conhecer o sentimento do público externo, não esqueça de avaliar o clima organizacional. Mensurar a satisfação do colaborador também é fundamental para o crescimento da sua marca. Invista em ações inteligentes para que ele também se sinta especial e valorizado.

Como pudemos perceber, existem diversas estratégias que podem ajudar a melhorar a taxa de clientes promotores da sua empresa. Você gostou de aprender mais sobre esse assunto? Então aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Fonte das imagens: Freepik.