Member Get Member x Marketing de Defensores: o que é melhor?

Essa é uma grande dúvida na hora de implantar um programa de indicação. Descubra qual é melhor: Member Get Member ou Marketing de Defensores.


Muitas empresas percebem o poder que seus clientes têm.

Com a intenção de aproveitar isso, criam programas de Member Get Member.

Programas Member Get Member são programas de indicação em que o cliente indica outra pessoa para conhecer a marca e assim, tornar-se um cliente também.

Porém, essas empresas não percebem que os clientes precisam estar engajados com a marca antes de fazer uma indicação e, com isso, os programas de Member Get Member acabam fracassando.

A questão que fica é sempre: “será que esse tipo de estratégia funciona realmente?”

Isso é o que vamos falar em nosso post de hoje.

O que é o Member Get Member (MGM)?

O Member Get Member é uma estratégia de marketing baseada em indicações, onde a empresa ganha novos clientes e o cliente que faz a indicação, geralmente ganha alguma recompensa por isso.

Pode ser um brinde da marca, um desconto, acesso exclusivo a algum evento, entre outros.

Falando dessa forma parece simples, mas estratégias como essa são difíceis de se planejar.

É preciso ter um acompanhamento e otimização regulares, analisar os resultados sempre e tentar melhorar todos os dias.

Se a estratégia é simplesmente criada e não divulgada para todos os clientes de uma forma eficiente, muitos deles já não irão participar.

Se a recompensa não o atrai, ele também não irá participar.

Caso seu cliente não esteja engajado com a marca e conhecendo a fundo sobre ela, ele também não irá indicar o produto ou serviço para seus amigos.

Isso por medo de estar indicando algo que nem ele mesmo acredita de verdade.

Muitas empresas terceirizam algumas soluções para resolver este problema de gerenciamento.

Isso é interessante, mas é importante alinhar com seu time de vendas e marketing para que eles saibam exatamente como funciona a estratégia.

O time de vendas também precisa estar preparado para fazer a abordagem desses novos leads que vieram de indicação e que, portanto, são um público diferenciado.

Mesmo terceirizando este gerenciamento, essa é uma estratégia que depende de seu time interno, por isso, é tão complexa para ser planejada e executada de forma que traga bons resultados.

Como fazer o Member Get Member?

Para colocar essa estratégia em prática no seu negócio, é preciso seguir alguns passos essenciais, que você confere a seguir:

  • Ofereça benefícios atraentes: para o sucesso da estratégia, é importante saber que será necessário um investimento considerável. Por isso, ao definir seu plano de ação, tenha em mente seu objetivo e o quanto a empresa está disposta a investir para alcançá-lo.
  • Estude sua persona: para saber quais benefícios oferecer, é fundamental conhecer bem a sua persona, assim como seus interesses e necessidades. Dessa forma, é possível aliar o benefício oferecido com aquilo que o público-alvo precisa, oferecendo assim uma oferta que ele perceba o valor.
  • Divulgue a ação: ainda que o Member Get Member seja uma ação de divulgação, é importante que seus clientes saibam que ela existe, pois, do contrário, ela não servirá de muita coisa.
  • Ofereça bons produtos e serviços: é isso mesmo, não adianta nada oferecer benefícios incríveis se as soluções que sua empresa oferece não forem boas. Isso porque se seus produtos ou serviços forem ruins, você corre o risco das pessoas indicarem sua marca apenas com interesse na recompensa, e não porque enxergam valor no seu negócio.
  • Tenha controle da indicação: é importante monitorar todas as indicações, para conseguir ter o controle de quem indicou cada novo usuário. Por isso, crie uma lista dos novos  clientes, e crie algum tipo de código de indicação, que pode ser uma chave aleatória, nome do cliente que indicou, entre outros, que possibilite saber o cliente que indicou e que deverá receber a recompensa.
defensores de marca

Qual perfil de cliente poderia ser considerado ideal numa campanha de MGM?

O cliente ideal que possivelmente irá aderir a uma campanha de Member Get Member é o cliente feliz. Isso porque ele não apenas está satisfeito com a solução que sua empresa oferece, mas já criou um vínculo emocional coma sua empresa e tem grandes chances de se tornar um defensor da marca.

Contudo, em um primeiro momento pode ser que ele não indique sua marca de forma espontânea. É aí que entra a estratégia de marketing de recompensa, que a empresa utiliza para engajar esse consumidor a indicar seus amigos e familiares.

Dessa forma, o cliente indicará seus produtos ou serviços não apenas porque gosta, mas também para obter a recompensa oferecida. É o famoso “unir o útil ao agradável”.

Quais são as desvantagens do Member Get Member?

O Member Get Member muitas vezes não é algo divertido para o cliente, por isso, acaba não trazendo os resultados esperados.

Às vezes, isso acontece porque a recompensa não é atrativa ou pela estratégia mesmo, que acaba sendo complicada demais para o cliente executar e ele acaba não fazendo.

As indicações muitas vezes acontecem apenas com interesse na recompensa oferecida e não porque o cliente tem uma ligação com a marca.

Dessa forma, ele indica o produto ou serviço que muitas vezes não acredita que é bom, e isso acaba acarretando consequências negativas para a empresa.

Outro fator ruim no caso de uma indicação “forçada”, é que ela acaba trazendo também muitos leads que acabam não convertendo.

Então, muitas vezes é melhor optar por uma estratégia a longo prazo, que trará mais resultados positivos e é até mais fácil de ser planejada e executada.

Uma boa opção é o Marketing de Defensores.

Vamos falar mais dessa estratégia inovadora!

O que é o Marketing de Defensores?

O Marketing de Defensores é uma estratégia que aproveita o poder do boca a boca para criar um relacionamento entre o cliente e a marca, transformando assim os clientes em verdadeiros fãs, dispostos a compartilhar sua mensagem espontaneamente.

Essa estratégia ajuda a reter os clientes incentivando eles a conhecer mais sobre a marca e compartilhar seu conteúdo em troca de um reconhecimento.

Através de soluções de Marketing de Defensores e suas técnicas de gamificação, as marcas conseguem proporcionar aos seus clientes um ambiente divertido e envolvente.

É importante observar que um cliente que é fiel não é o mesmo que um cliente que é defensor da marca.

O cliente fiel não compra do concorrente.

O Defensor da Marca além de não comprar do concorrente, também defende a marca, indicando-a para seus amigos e conhecidos e transmitindo a outras pessoas a visão que a empresa acredita e o posicionamento da marca.

Quer saber como alavancar o seu programa de Indicação e gerar mais Leads com Marketing de Defensores? Confira o nosso artigo especial!

👉 Como gerar leads incríveis com o Marketing de Defensores

O marketing de defensores é uma maneira das marcas transformarem seus clientes fiéis em uma força de vendas em constante crescimento.

Enquanto em um programa de defensores pode ser adicionado uma estratégia de Member get Member, é improvável que cada cliente que se inscreveu para um programa de indicação da marca possa tornar-se um defensor.

Por essa razão, o Marketing de Defensores tende a trazer melhores resultados que o Member Get Member.

Além disso, os defensores sentem-se valorizados através dos incentivos oferecidos pelas marcas, e a marca recebe uma base de dados em constante crescimento de clientes satisfeitos.

Diferente da estratégia de Member get Member, em que o cliente percebe que está fazendo uma indicação apenas para ganhar uma recompensa em troca.

Na estratégia de Marketing de Defensores essa ação acontece de forma espontânea.

Como o cliente está engajado com a marca, é natural que ele deseje indicá-la para seus amigos e conhecidos oferecendo a eles uma experiência de compra satisfatória.

Por que o Marketing de Defensores é a estratégia mais indicada?

Em um programa de Marketing de Defensores a indicação espontânea será estimulada pela marca, e esta é uma das formas mais eficazes de marketing.

As pessoas costumam a buscar por produtos ou serviços que alguma pessoa conhecida e confiável indicou a ela.

E os clientes defensores sentem-se bem ajudando seus familiares e amigos com uma indicação de algo que realmente gostam.

Estratégias de Marketing de Defensores permitem que as marcas criem um relacionamento duradouro com o cliente.

Assim, ele irá indicar tanto através do espaço que foi criado para isso, como também de outras formas, sem se importar com o que irá receber em troca.

E claro, além das indicações, essa estratégia também apresenta diversos outros benefícios, como o fortalecimento da marca, por exemplo.

Por isso, ela é muito mais eficiente que o Member get Member, que traz apenas novas indicações.

E muitas vezes, essas indicações podem acabar nem convertendo em novos clientes.

Cada marca precisa escolher uma forma para facilitar a indicação, permitindo que ela seja feita em diversos canais e com poucos cliques. Ou seja, é importante que a empresa ofereça uma experiência omnichannel.

O ideal é oferecer também um reconhecimento para os defensores que estão apoiando e defendendo a marca espontaneamente, fazendo com que eles se sintam ainda mais satisfeitos em se pronunciar em favor da marca.

Dessa forma, será criado um programa de defensores, considerado a evolução dos programas de indicação.

Quer saber mais sobre o Marketing De Defensores? Leia o nosso artigo completo e saiba como implementar em sua estratégia!

👉 Marketing de Defensores: O que é e por que adotá-lo

marketing de defensores