Monthly Recurring Revenue (MRR): O que é, como calcular, qual seu impacto nas empresas e como aumentá-la

A Monthly Recurring Revenue (MRR) é uma métrica utilizada para calcular a Receita Recorrente Mensal de uma empresa. Saiba mais e aprenda a calcular!


Você acompanha a receita mensal da sua empresa? Esperamos que a resposta seja sim, pois é o que toda empresa deveria fazer para embasar suas estratégias e avaliar a saúde financeira do seu negócio.

Quando se trata de empresas que trabalham com serviços de assinatura, acompanhar a Receita Recorrente Mensal pode ser ainda mais importante, visto que ela permite mensurar uma previsão de ganhos mensais.

Continue a leitura para saber mais sobre a Monthly Recurring Revenue, o que é, como calcular, como ela impacta o seu negócio e como aumentá-la!

O que é Monthly Recurring Revenue (MRR)?

O termo Monthly Recurring Revenue, comumente visto pela sigla MRR, tem origem inglesa e significa em português “Receita Recorrente Mensal”. Trata-se de uma métrica muito utilizada por diversas empresas, principalmente as do segmento de SaaS (Software as Service).

Essa métrica é utilizada para calcular a previsão de ganho mensal, principalmente por empresas que trabalham com planos e assinaturas recorrentes. Além disso, ela ainda ajuda a verificar o crescimento de MRR com base na entrada, renovação e taxa de cancelamento de planos.

O MRR é um grande aliado de negócios que precisam monitorar as assinaturas mensais e acompanhar as entradas da empresa. Isso porque ela ajuda a levantar informações importantes para analisar a possibilidade de ganhos futuros da empresa e seu consequente crescimento.

A métrica produz dados relevantes para diversos setores, como financeiro, gerencial, vendas, estratégico, entre outros, pois possibilita mais inteligência competitiva para o negócio de forma ampla.

Como calcular o MRR (Receita Mensal Recorrente)?

Para se chegar ao valor referente ao MRR da empresa, é feito um cálculo com base nas mensalidades de assinaturas que o negócio recebe dos clientes pela prestação dos seus serviços.

Com este resultado, é possível mensurar uma receita mensal previsível para a sua empresa. Como já mencionamos, apesar de se tratar de um indicador de valores, essa métrica também é importante para outros setores, e ela pode ser calculada de duas formas:

1ª opção para calcular o MRR

Esse primeiro cálculo é feita com base no número de pagamentos que você recebe dos seus clientes mensalmente, considerando o valor que eles pagam pelo serviço que sua empresa oferece.

Para fazer o cálculo, basta utilizar a relação das assinaturas com vencimento para o mês subsequente. Vale lembrar que este cálculo não considera valores extras, como taxas de adesão ou outros tipos de serviços extras, apenas as assinaturas de planos mensais. Dessa forma:

MRR = valor total recebido pelos clientes

Se sua empresa conta com 200 clientes que pagam R$50 em um plano, e outros 50 clientes que pagam um plano inferior que custa R$50, sua receita recorrente mensal é de R$12.500.

No exemplo, consideramos que existam duas opções de planos oferecidos pela empresa, com valores diferentes. Contudo, podem existir uma infinidade de opções, o apenas uma. Considere todas as opções ao fazer o cálculo do MRR da sua empresa.

2ª opção para calcular o MRR

A segunda forma de calcular o MRR é multiplicando o total de clientes ativos na sua empresa pelo valor pago mensalmente pelos contratos de assinatura recorrente:

MRR= Média recebida x total de clientes

Assim, se sua empresa conta com 200 clientes ativos com contratos fidelizados por 12 meses com um valor mensal de assinatura a R$100, por exemplo, o MRR da sua empresa é de R$20.000 mensais. Consequentemente, essa receita anual será de R$240.000, sem contar os novos clientes entre outras possíveis situações.

Como calcular o crescimento do MRR?

Além de fazer o cálculo mensal, também é importante avaliar o crescimento do Montthly Recurring Revenue da sua empresa. Isso pode ser feito observando alguns pontos, como o aumento da taxa de clientes, por exemplo. Confira a seguir alguns indicadores que podem ser observados:

  • Novos MRR: são as receitas provenientes dos novos clientes. Por exemplo, se sua empresa obteve 7 novos clientes no mês que pagam R$100,00 por suas assinaturas, então seu novo MRR para este mês será de R$700,00.
  • MRR adicionados: são as receitas oriundas da atualização de planos, por exemplo, se 5 de seus clientes atualizarem seus planos básicos de R$50,00 para um plano plus de R$100,00, isso significa que sua receita mensal irá aumentar em R$250,00.
  • MRR cancelados: o Churn MRR representa a receita que você perdeu devido ao cancelamento por parte de determinados clientes, que podem ou ter cancelado suas assinaturas, ou reduzido seus planos para um inferior. Dessa forma, se você teve 2 cancelamentos de planos de R$100,00 no mês, então seu Churn MRR será de R$200,00.

Com base nesses indicadores, é possível calcular o crescimento MRR do seu negócio. Este resultado, permite acompanhar sua taxa de crescimento mensal para fazer uma média com os meses anteriores. Confira a seguir a fórmula para fazer o cálculo:

Crescimento MRR = Novos MRR + MRR adicionados – MRR cancelados

Quais os impactos do MRR para o seu negócio?

Quando você calcula a Monthly Recurring Revenue da sua empresa, é possível ter uma visão mais ampla do seu negócio, possibilitando ter uma previsão financeira futura, o que possibilita fazer investimentos com mais segurança.

Além disso, esta métrica também ajuda a criar estratégias de fidelização de clientes, pois é possível verificar o comportamento dos consumidores e o relacionamento deles com a sua empresa.

Por meio do MRR, é possível identificar as quedas no faturamento conforme a previsão e verificar o que pode estar ocasionando essa queda na receita mensal, a fim de criar uma estratégia e definir ações para tentar reverter este cenário.

lovebrands

Qual é o MRR ideal e como aumentar o da sua empresa?

A taxa de MRR costuma variar de acordo com o tipo de negócio. Por isso, não há como estipular um valor exato para as empresas. Contudo, é importante que a receita recorrente seja sempre positiva, o que pode ser avaliado e acompanhado através dos cálculos que trouxemos acima.

Dessa forma, o ideal é que a receita proveniente de novos clientes ou daqueles clientes que fazem upgrade em seus planos, seja maior que a taxa de cancelamentos (churn). Com isso, é possível prever a receita mensal do seu negócio, e acompanhar seu crescimento mês a mês.

Para as empresas que trabalham com assinaturas mensais, é fundamental desenvolver estratégias de marketing e vendas para aumentar o MRR, a fim de atrair e fidelizar clientes. Confira a seguir, algumas dicas que podem ajudar:

Ofereça a versão trial do seu serviço

Oferecer uma versão trial do seu serviço é muito importante para que os clientes conheçam aquilo que você oferece e tenham mais embasamento na hora de comprar. Essa é uma metodologia muito utilizada por empresas SaaS, que oferecem a oportunidade do cliente testar o produto ou serviço por um tempo determinado antes da decisão de compra, ou da assinatura do plano.

Essa opção é melhor que oferecer uma versão Freemium, por exemplo, que consiste em disponibilizar um produto ou serviço gratuito, porém, que precisa ser pago para acessar algumas funcionalidades premium.

Apesar dessa opção ter como objetivo atrair clientes com um produto gratuito, a fim de fidelizá-lo através da versão paga, isso pode não ser tão efetivo para o aumento do seu MRR, uma vez que o cliente pode optar por permanecer na versão gratuita.

Já na versão trial, o cliente tem a oportunidade de testar todas as funcionalidades do seu produto ou ferramenta, o que mostra a ele todo o valor agregado daquilo que você oferece, e aumenta as chances dele fechar a assinatura, aumentando assim o MRR da sua empresa.

Ofereça diferentes planos

É fundamental disponibilizar planos com diferentes preços e funcionalidades, como, por exemplo, uma versão básica, pro e premium da mesma ferramenta. Cada uma delas terá um preço diferenciado e diferentes funcionalidades, a fim de atender um público mais amplo.

Dessa forma, cada cliente pode escolher o plano que faz mais sentido para ele, ou ainda fazer upgrades conforme suas condições e necessidades. Flexibilizando as opções, fica mais fácil aumentar o MRR do seu negócio.

Mantenha a satisfação dos seus clientes atuais

É fundamental que sua empresa invista esforços em diversas frentes: na atração de clientes, na fidelização e na manutenção da satisfação dos clientes atuais. Isso pode ser feito de diversas formas, conforme o perfil do seu público.

O mais importante é que isso seja feito, para garantir que seus clientes permaneçam ativos e não acabem se tornando detratores. Por isso, concentre sua atenção no atendimento ao cliente para garantir que sua experiência seja sempre positiva, em todos os seus canais de contato com a empresa.

Leia também: Como criar estratégias para melhorar a experiência do cliente?


Quando falamos da importância de acompanhar a Receita Recorrente Mensal da sua empresa, ou Monthly Recurring Revenue, isso não se trata apenas de acompanhar os cálculos da receita financeira, mas sim avaliar a saúde do seu negócio como um todo.

Por isso, acompanhe regularmente o MRR do seu negócio para avaliar as taxas de novos clientes, de cancelamentos, verificar as causas para os possíveis cancelamentos, traçando uma estratégia com sua equipe de vendas, atendimento e suporte ao cliente.

Saiba mais sobre Customer Experience baixando nosso e-book gratuito:

experiência do consumidor

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X