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Peepi > Marketing Digital > Nano influenciadores: A nova aposta do Marketing de Influência

Nano influenciadores: A nova aposta do Marketing de Influência

Posted by Ana Oliveira Agosto 26, 2021 8 minutos de leitura

Saiba como os Nano Influenciadores possuem um grande engajamento e a confiança do seu público. Veja o que são, vantagens e como encontrar!

Atualmente, a tecnologia ao passo que nos distanciou das pessoas, também nos aproximou, graças às redes sociais que nos permitem interagir e acompanhar o dia a dia das pessoas que seguimos.

Com essa nova realidade, surgiram também novas formas de se fazer marketing e se relacionar com o público-alvo. Entre essas estratégias, estão o trabalho com influenciadores digitais, principalmente os nano influenciadores.

Essa categoria de profissionais, tem como característica mais marcante a proximidade com o público e a confiança que inspira. Isso acontece, pois, os nano influenciadores são “pessoas reais”, ou seja, vivem de maneira semelhante à sua audiência.

Graças à isso, o público cria um sentimento de identificação que resulta em confiança e sensação de segurança naquilo que o influenciador compartilha. Por isso, hoje trouxemos um conteúdo completo a respeito nos nano influenciadores e qual o seu impacto nas empresas. Confira! 

Entenda o que são os Nano Influenciadores

Dentro do Marketing de Influência, os influenciadores digitais são classificados com base em uma pirâmide, conforme a quantidade de seguidores que possuem em ao menos uma rede social.

Com base nessa pirâmide, os nano influenciadores são aquelas pessoas que criam conteúdo em suas redes sociais e possuem entre mil e dez mil seguidores. Eles são caracterizados pela alta confiança do seu público, ainda que não tenham um alcance tão grande.

Ainda de acordo com essa pirâmide, os nano influenciadores, ainda que tenham um alcance maior que os macro ou mega influenciadores, possuem um nível de engajamento maior, devido à maior proximidade com o seu público.

Em geral, essas pessoas costumam apostar em um nicho bastante específico no mercado digital, que não seja tão explorado por outras pessoas. Por trabalharem com um público mais segmentado, os nano influenciadores devem a sua influência não tanto ao volume de interações com seu conteúdo, mas sim com o nível de engajamento de sua audiência.

Saiba mais: Microinfluenciadores: quem são e como podem ajudar o seu negócio?

Como eles podem ajudar a marca?

De acordo com uma pesquisa da PRNewsonline, Brian Solis, analista principal do Altimeter Group, observou que apenas 32% dos consumidores seguem grandes influenciadores, ao passo que 70% que dizem serem influenciados por familiares ou amigos.

Segundo um estudo da Prophet, de 2019 para até os dias atuais, o foco das empresas e dos profissionais de marketing é transformar os pontos de contato com a marca em pontos de confiança, em que ela possa ser criada e aprofundada. 


Dessa forma, o marketing de influenciadores tem papel fundamental, especialmente os nano influenciadores, que possuem um contato mais próximo com sua audiência, semelhante aos amigos e família. 

Esses profissionais, são capazes de alcançar de maneira mais assertiva o público-alvo. Para isso, as empresas precisam buscar nano influenciadores que possuam seguidores semelhantes à sua persona.

De maneira resumida, os nano influenciadores podem ajudar as marcas a se tornarem mais conhecidas e ganharem a confiança do seu público, uma vez que possuem uma comunidade online engajada e que confia no seu trabalho.

Leia também: Comunidade Online: Por que a sua empresa precisa de uma

Vantagens e desvantagens de investir em nano influenciadores

As principais vantagens de trabalhar com nano influenciadores são:

  • Se comparado com outras estratégias de marketing, investir em nano influenciadores pode ter um melhor custo-benefício que investir em mega influenciadores;
  • O retorno tende a ser mais assertivo, visto que o público confia mais nos nano influenciadores, por serem mais próximos de sua audiência; 
  • As parcerias podem ser feitas de diversas formas e, em geral, podem ser negociadas diretamente com o influenciador, possibilitando maior flexibilidade;
  • É possível encontrar a pessoa ideal, alinhada com os propósitos e com o público da empresa;
  • Uma vez que o investimento tende a ser menor, as marcas podem apostar em vários influenciadores, o que possibilita atingir um público maior e mais diversificado;
  • Os nano influenciadores apresentam um nível maior de conversão, quando comparado a influenciadores maiores. Isso porque possuem uma relação de confiança com seus seguidores e, consequentemente, um poder maior de convencimento.

Já as desvantagens são menores, mas como qualquer outra estratégia, elas existem. Em geral, a principal delas é o nível de confiabilidade do perfil, pois podem ser alterados mais facilmente.

Contudo, antes de fechar uma parceria, é possível verificar o mídia kit do nano influenciador e conferir todos os dados, além de utilizar ferramentas que ajudam a verificar se os seguidores são mesmo pessoas reais e não chatbots, assim como os comentários e reações que partem delas.

Como encontrar os (as) nano influenciadores (as)?

Há diversas formas de encontrar esses nano influenciadores. Em um primeiro momento, sua empresa pode optar por buscar plataformas ou agências especializadas em influenciadores digitais.

Dessa forma, basta passar um briefing para a agência, que ela se encarrega de encontrar o profissional mais alinhado com o seu negócio. Agora, se você prefere fazer isso por conta própria, ou possui um setor de marketing bem estruturado, é possível buscar por essas contas através de hashtags do seu nicho, por exemplo.

Além disso, também é possível encontrar os nano influenciadores por meio de contas relacionadas, pois eles costumam seguir, apoiar e engajar com outros influenciadores do mesmo nicho em que atuam. Ao encontrar esses perfis, procure observar:

  • A bio do Instagram, que costumam incluir um resumo dos interesses e área de atuação do influenciador;
  • Fotos e postagens, que indicam se a pessoa possui qualidade profissional nas postagens;
  • Os destaques também são bem interessantes para entender melhor o trabalho realizado por esses nano influenciadores, além das áreas de interesse e parceria com outras marcas;
  • Em geral, os nano influenciadores apresentam suas informações de contato no Instagram e pedem para que as marcas os contatem diretamente.

Os nano influenciadores digitais têm um grande potencial de divulgação de produtos e marcas, graças ao poderoso marketing boca a boca, atualmente uma das estratégias mais assertivas de um negócio.

Por isso, investir nesses profissionais pode ser uma boa ideia se você está em busca de aumentar o alcance da sua marca, engajar seus clientes e quem sabe conquistar defensores da sua marca! 

Leia também: Marketing de Defensores e Mídias Sociais: estratégias para impulsionar sua empresa

Tags: marketing de conteúdo marketing de defensores marketing digital mídias sociais redes sociais
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