Como aplicar o Poder de Persuasão nas estratégias de Marketing?

Poder de Persuasão é a habilidade de convencimento, capaz de interferir de forma direta na decisão de compra do consumidor. Entenda mais.


A todo momento, precisamos colocar em prática nosso poder de convencimento, ainda que isso seja inconsciente. Estamos o tempo todo querendo convencer as pessoas ao nosso redor a respeito de diversas coisas, seja em forma de dicas, conselhos ou sugestões.

Determinadas pessoas possuem mais habilidade para isso do que outras, dessa forma, podemos dizer que elas possuem o poder de persuasão, uma característica que pode ser bem interessante para os negócios. Confira a seguir como funciona a persuasão nas estratégias de marketing.

O que é o poder de persuasão?

Segundo o dicionário, persuasão é a ação de fazer com que alguém acredite em algo. Dessa forma, quem persuade alguém a convence a respeito de algo, podendo até mesmo fazer a pessoa mudar de ideia acerca de uma opinião já formada.

Assim, o poder de persuasão consiste na habilidade de convencer as pessoas a mudarem seu comportamento, adotarem uma determinada solução, ou ainda interferir de alguma forma na decisão de compra de um consumidor.

Essa é uma soft skill importante para as empresas, pois de certa forma, elas precisam convencer os consumidores de que sua solução é eficaz para o que eles precisam. Além disso, ela também é essencial para os influenciadores, que precisam inspirar credibilidade e confiança ao indicarem um produto ou uma marca.

A essa capacidade de convencimento chamamos poder da persuasão. Em geral, isso pode acontecer de forma orgânica quando a marca trabalha bem o seu branding, ou pode ser alcançado através de gatilhos mentais, que influenciam na tomada de decisão do consumidor.

É importante deixar claro que persuasão é algo positivo, trata-se de uma soft skill que quando bem utilizada pode ser eficaz em um plano de marketing. Dessa forma, não tem nenhuma relação com a manipulação, que não considera o sucesso do cliente.

O poder da persuasão no relacionamento com o cliente

A persuasão atua no poder de convencimento, quando se trata de oferecer ao cliente uma solução que será vantajosa para ele e para a empresa. Dessa forma, essa relação apresenta benefícios para ambos.

Vimos que no poder de persuasão existe uma preocupação com a experiência do cliente, por isso, ela trabalha mostrando-lhe os benefícios da solução oferecida e de que forma ela pode resolver a sua demanda.

Para isso, é importante primeiramente conhecer bem a sua persona e suas dores, a fim de não oferecer um produto que não faça sentido para ela. Além disso, é fundamental ser honesto a respeito do que se está tentando convencer o consumidor.

Isso porque o mais importante no relacionamento com os clientes, não é apenas persuadi-los a comprar, mas sim buscar fidelizá-los. Dessa forma, ao pensar em uma estratégia de persuasão, é fundamental ter o foco no cliente e naquilo que ele precisa. 

Quando a empresa mantém o foco na pessoa que está tentando persuadir a optar pelo seu produto ou serviço, ela conquista a confiança do consumidor, fazendo com que ele se sinta valorizado pela sua marca e saiba que não está sendo enganado.

O resultado disso é conquistar não apenas um cliente fidelizado, mas um defensor da marca, pois quando o cliente vir que a solução que você o persuadiu a adquirir é realmente boa, isso irá inspirar confiança e ele irá recomendar a sua marca aos conhecidos.

Quando usar no seu negócio?

O poder de persuasão pode ser usado nas empresas de diversas formas e costuma fazer parte da cultura organizacional de um negócio. Isso se mostra no seu discurso, no tom de voz utilizado e também nas estratégias de conteúdo. Confira outras situações em que aplicar o poder de persuasão pode ser eficaz.

Ao mostrar o valor da sua oferta

Ainda que o produto ou serviço que sua empresa oferece seja de extrema relevância para o seu público-alvo, eles não vão descobrir isso sozinhos. Por isso, ao mostrar o valor da sua oferta para o potencial cliente, você pode aplicar a persuasão.

O objetivo é fazer o consumidor comprar, primeiramente, a ideia a respeito daquilo que você está oferecendo. Dessa forma, ao convencê-lo de que a sua solução é a melhor para o que ele precisa, ele provavelmente não procurará mais em outro lugar, pois irá constatar que acabou de resolver seu problema.

Uma excelente opção para fortalecer seu poder de convencimento, é utilizar provas sociais, que podem fazer toda a diferença nesse momento e mostrar ao cliente que outras pessoas aprovam o seu produto ou serviço.

Quando quiser se destacar diante da concorrência

Atualmente, grande parte dos mercados e nichos estão saturados e a concorrência é acirrada. Dessa forma, as empresas precisam buscar constantemente formas de se destacar das demais.

Por isso, é importante apostar no poder de persuasão em seu discurso, ressaltando os benefícios que sua solução oferece, a fim de convencer os consumidores de que ela é a melhor opção para aquilo que eles estão buscando.

Ainda que sua empresa não seja a maior nem a mais conhecida no seu nicho, ao adotar uma linguagem persuasiva com o público você está mais próximo de chegar lá. Vale lembrar que muitas vezes, a persuasão pode ser mais eficaz para se destacar da concorrência do que a redução de preços e promoções. 

Ao lidar com situações de crise

Mesmo que sua empresa aposte em uma cultura centrada no cliente, é impossível agradar a todo mundo. Dessa forma, inevitavelmente você terá que lidar com situações de crise, como, por exemplo, clientes detratores falando coisas negativas a respeito da sua empresa.

Nestes casos, utilizar o poder de persuasão pode ser uma excelente ideia para gerenciar possíveis conflitos. Para isso, é importante utilizar uma linguagem adequada para lidar com os clientes insatisfeitos, além de argumentos convincentes para reconquistar a confiança desse consumidor e garantir uma segunda chance de satisfazê-lo.

Ao enviar e-mails para os clientes

Em uma estratégia de e-mail marketing é fundamental utilizar o poder de persuasão para conseguir o engajamento do público com suas campanhas. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio do copywriting

Busque persuadir o cliente já no início da abordagem, de forma que ele passe por todo o funil de vendas até estar pronto para a decisão de compra. Não se esqueça de utilizar call to actions para direcionar o cliente à ação que você espera dele.

Quando criar a sua landing page

O principal objetivo da criação de uma landing page é levar os usuários a realizarem uma ação: informarem seus dados de contato em troca de uma recompensa digital, que pode ser um material rico e gratuito.

Dessa forma, a função de uma landing page é persuadir o potencial cliente a trocar seus dados pelo material oferecido. Para alcançar esse objetivo, é preciso apostar em um bom conteúdo, uma boa CTA, entre outros elementos.

Como persuadir seu cliente e vender mais

Como vimos, persuadir os clientes não se trata de enganá-los ou manipulá-los, mas sim, de utilizar argumentos válidos e convincentes para mostrar-lhes os benefícios da solução que sua empresa oferece e como ela pode ajudá-los.

Mas para conseguir persuadir as pessoas, não basta apenas ter bons argumentos, é preciso saber como utilizá-los de forma atrativa. Visto que o discurso faz toda diferença, aposte em uma boa estratégia de storytelling para conduzir essa argumentação. Confira mais algumas dicas a seguir.

Conheça bem o cliente

Falamos sempre sobre isso por aqui, mas é importante destacar que este é um dos pontos principais para aplicar o poder de persuasão. Isso porque para convencer o cliente a fazer algo, é preciso conhecê-lo muito bem e saber o que ele precisa.

Você certamente não conseguirá convencê-lo a adquirir um produto que ele não precisa, não faça parte do seu orçamento ou que simplesmente não faça sentido para ele. 

Por isso, busque conhecer bem seus potenciais clientes, suas dores, necessidades valores e ainda suas percepções a respeito da empresa. Todas essas informações serão essenciais para a sua estratégia de persuasão.

Entenda em que etapa do funil ele está

Outro ponto importante para se atentar, é verificar em qual etapa do funil o lead está. Isso é importante para entender em que fase da jornada de compra o cliente se encontra, para ser possível adequar o discurso conforme o momento.

Além disso, é importante saber em qual cliente investir, conforme sua jornada dentro do funil. Isso porque nem todo consumidor que chega até a sua empresa está pronto para fechar negócio. Por isso, se atente para a etapa que ele está para saber como abordá-lo e o que oferecer para ele.

Ouça a voz do cliente

Conhecer seus clientes e saber em que etapa do funil ele se encontra é de extrema importância. Além disso, também é fundamental ouvir a voz do cliente atentamente, para entender suas demandas. Nada melhor do que obter as informações direto da fonte, para utilizá-las a seu favor no momento de colocar a persuasão em prática.

Utilize gatilhos mentais

Já mencionamos aqui os gatilhos mentais, que nada mais são do que informações que provocam reações automáticas no subconsciente dos consumidores. Dessa forma, ao apostar nessa ferramenta, é possível despertar impulsos que ajudem a gerar necessidade, atenção e desejo do seu cliente pelo produto ou serviço que você oferece. Uma comunicação persuasiva costuma utilizar alguns gatilhos mentais, que façam sentido para a estratégia utilizada.

Seja honesto

O objetivo de uma estratégia de persuasão é conquistar e reter clientes. Dessa forma, é fundamental ser honesto com o consumidor ao oferecer a sua solução e ao falar dela de forma persuasiva.

Isso porque, ainda que você consiga persuadir o cliente a comprar, se o produto ou serviço que você ofereceu for ruim, a tendência é que ele nunca mais faça negócio com a sua empresa. Pior ainda, ele pode acabar se tornando um cliente detrator e prejudicar a sua reputação.


A persuasão faz parte do nosso cotidiano e está presente em diversas situações, seja quando você pede desconto em um produto em uma loja ou quando você tenta convencer um amigo a te acompanhar a algum lugar.

Quando uma empresa sabe utilizar essa ferramenta, ela é capaz de atrair e conquistar clientes, além de mantê-los interessados nas soluções que oferece. Vale lembrar que quando uma empresa utiliza o marketing de defensores, por exemplo, ela garante que seus clientes promotores atuem persuadindo outras pessoas a conhecerem a marca.

Dessa forma, é possível terceirizar seu poder de persuasão e fazer com que seus clientes trabalhem a favor da sua empresa. Para isso, você precisa entender como funciona essa estratégia. Baixe nosso e-book gratuito e saiba tudo sobre o Marketing de Defensores e como implementá-lo na sua empresa.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X