Oportunidade de negócios: o que são, onde estão e como identificar?

Oportunidade de Negócio é quando uma situação possibilita criar um produto ou serviço para suprir uma demanda no mercado. Saiba mais!


Você já identificou alguma carência em um determinado nicho e pensou em alguma solução que pudesse atender essa demanda? Muitas vezes, isso que pensamos ser apenas uma ideia pode ser muito mais do que isso… Ela pode, na verdade, ser uma excelente oportunidade de negócio.

Mas como identificar essas oportunidades e saber diferenciá-las de ideias ou suposições? Sabemos que não é possível prever o sucesso de um negócio, contudo, é possível avaliar as probabilidades. Continue a leitura para entender melhor como isso funciona. 

O que é uma oportunidade de negócio?

Antes de mais nada, “oportunidade”, segundo o dicionário, significa algo oportuno, que ocorre no momento adequado. O termo também pode ser entendido como uma circunstância favorável para que algo aconteça.

Dessa forma, uma oportunidade de negócio é quando uma determinada situação possibilita criar um novo projeto, seja ele um produto, serviço ou ainda uma nova empresa. Exemplificando, imagine que você mora em um local quente e na sua região, não existe nenhuma sorveteria. 

Certamente há demanda para esse negócio, devido ao local quente e a baixa concorrência. Ou seja, nessa situação, podemos identificar um possível oportunidade de negócio. É claro que esse processo não é tão simples assim, ele exige um longo estudo de mercado, contudo, o conceito é basicamente este.

Ao apostar em um novo negócio, é importante avaliar a sua probabilidade de sucesso. Para isso, é fundamental analisar o mercado, estudar a concorrência e, principalmente, avaliar se a sua proposta possui um fit com o público-alvo e corresponde aos seus anseios. 

A capacidade de identificar oportunidades de negócio, é uma característica de empreendedores que possuem uma visão de mercado apurada. Contudo, ainda que o profissional não possua essa soft skill, é possível analisar o mercado e entender os anseios dos consumidores do nicho.

Qual a diferença entre uma ideia e uma oportunidade?

Se observarmos o significado do termo “ideia”, segundo o dicionário, trata-se de uma noção aproximada de alguma coisa, um ponto de vista. Sendo assim, os conceitos de ideia e oportunidade são bem diferentes.

Isso porque uma ideia, é apenas um anseio do empreendedor de abrir um novo negócio, sem nenhum embasamento. Em contrapartida, uma oportunidade, ainda que parta de uma ideia, conta com alguns elementos a mais, como visão antecipada de negócio, estudo de mercado, insights, entre outros.

É fundamental que pessoas empreendedoras alimentem ideias, contudo, é preciso analisar as oportunidades de negócio, para só então, verificar se a ideia é viável e colocá-la em prática, transformando-a em um novo negócio.

Onde estão essas oportunidades de negócio?

As oportunidades de negócio estão por todos os lados, basta estar atento. Isso porque existem incontáveis possibilidades de empreender, e para fazer esse filtro, é preciso já ter algo em mente ou uma persona, para ser possível identificar as oportunidades de forma mais direcionada e avaliar os anseios do consumidor.

De acordo com um artigo da revista exame, para encontrar novas oportunidades de negócio, é fundamental observar as tendências de consumo e o comportamento dos consumidores, para identificar suas necessidades e desejos. Confira a seguir, alguns insights de onde você pode encontrar oportunidades:

  • Na sua própria empresa: é importante lembrar que as empresas contam com inúmeros profissionais, que nada mais são do que clientes internos, com grande potencial para se transformarem em prospects. Dessa forma, observe as necessidades desse público e de que forma sua empresa pode oferecer soluções que atendam a essas demandas, e transforme isso em uma oportunidade de negócio.
  • Em locais com muitas pessoas: seja em condomínios, coworkings ou em qualquer lugar em que existam muitas pessoas reunidas diariamente, é possível identificar oportunidades que ofereçam soluções para elas. Uma empresa de lava car, por exemplo, pode oferecer um serviço específico para lavar os veículos estacionados em um condomínio, ou ainda em um grande conglomerado de escritórios. Assim, as pessoas têm seus carros limpos enquanto trabalham ou estão em casa fazendo outras atividades.
  • Complementação de serviços já existentes: já aconteceu de você ir a algum lugar como cliente e sentir falta de alguma coisa? Pois então, essa “coisa” que você sente falta, pode ser uma carência em um determinado nicho, logo, é uma oportunidade de negócio. Esse conceito é semelhante a uma estratégia de cross sell, por exemplo, mas o serviço oferecido não precisa necessariamente estar relacionado a outro produto, mas apenas na necessidade do cliente.

Como mencionamos, há oportunidades de negócio em quase tudo, basta pensar em qual delas seu produto ou serviço se encaixam, ou ainda o que você poderia desenvolver para suprir uma demanda do mercado.

Como identificar?

Segundo um artigo publicado pelo Sebrae, para ter certeza se uma oportunidade de negócio é boa ou não, é preciso observar alguns pilares como:

  • Necessidades: verifique a quais necessidades essa oportunidade busca atender ou quais problemas ela pode resolver;
  • Escala: se atente para o público-alvo e o porte do mercado em questão, pois quanto maior ele for, maior a probabilidade de ser uma boa oportunidade;
  • Diferenciação: existe espaço para a inovação nesse mercado? Quanto mais tiver, maior será a chance da oportunidade se tornar um negócio efetivo. Quanto mais inovadora for a proposta, e diferente dos concorrentes, mais atrativa ela pode ser, possibilitando atrair clientes e investidores de forma mais rápida.
  • Observação e análise: é quase impossível identificar uma oportunidade se você não for um bom observador. Portanto, seja analítico a todo momento, pois como mencionamos, as oportunidades estão por toda parte. Observe o fluxo de pessoas, seus hábitos e costumes, a frequência com que se repetem, entre outros tipos de comportamento que podem indicar possíveis oportunidades de negócio.
  • Novos negócios: se atente para novos negócios que estiverem surgindo ao seu redor, pois ele pode promover inúmeras oportunidades. Isso porque novos investimentos acabam gerando necessidades de parcerias, fornecimento e distribuição de produtos.

É importante que antes de partir para uma análise mais estratégica e detalhada, que inclui análises financeiras, processos de produção, plano de marketing, entre outros, o empreendedor avalie a oportunidade para não investir tempo e recursos em uma ideia que talvez não agregue valor ao negócio ou ao mercado.

Se for identificada uma necessidade latente no público ou no nicho que se pretende atuar, já é um ponto positivo que indica que a oportunidade pode se tornar um bom negócio. Identifique pontos como:

  • Existe uma necessidade de consumo?
  • Quanto tempo essa possibilidade pode se sustentar? 
  • Trata-se de uma oportunidade sazonal ou se aplica a todas as estações do ano?
  • Quais benefícios o negócio irá gerar para o público?
  • A oportunidade agrega valor para o mercado?

Esses e outros pontos, precisam ser observados para avaliar qualquer oportunidade de negócio, a fim de avaliar se a ideia pode ou não se tornar um negócio de sucesso. Além disso, observe se já existe alguém fazendo algo parecido no mercado.

Dicas extras

Enfim, vimos que há alguns passos essenciais para identificar oportunidades de negócio. Contudo, não basta apenas esperar que elas surjam no seu caminho, certo? Por isso, você pode adotar algumas práticas que te ajudarão a identificá-las e ampliar sua visão de negócio. Confira a seguir algumas dicas extras:

Observe criticamente o mercado a sua volta 

Não basta apenas observar o mercado, é preciso ter um senso crítico apurado, para avaliar e tentar entender como funcionam os negócios ao seu redor. Identifique seus concorrentes diretos e observe o que eles estão fazendo (ou deixando de fazer), e como essas ações afetam o seu público.

Além disso, você pode também pode criar oportunidades com base nas empresas ao seu redor. Pode ser uma aposta assertiva, por exemplo, abrir uma loja de suplementos ou produtos naturais, ao lado de uma academia, ou ainda uma farmácia próxima a um hospital, entre outros.

Você também pode apostar em uma estratégia de benchmarking, eficaz para identificar oportunidades no mercado em que você já atua, com base na análise do desempenho de outras empresas.

Esteja por dentro das últimas tendências 

As tendências de mercado e consumo podem apresentar oportunidades passageiras, mas também podem indicar novos nichos de mercado. Por isso, é importante acompanhar de perto as últimas tendências, não apenas do seu segmento, mas também de áreas relacionadas. Para isso, é possível utilizar as redes sociais, participar de eventos, como feiras e congressos, entre outras fontes. 

Preste atenção aos Feedbacks 

Nem sempre as empresas dão a devida importância aos feedbacks dos consumidores. Contudo, eles contêm insights preciosos, que possibilitam identificar inúmeras oportunidades de negócio para suprir carências no mercado.

São eles que indicarão as dores e necessidades do público, através do compartilhamento de suas experiências com diversas marcas dos mais variados setores. 

Mantenha a mente aberta 

Esta dica pode parecer óbvia, mas ela é bem importante. Isso porque é preciso ter a mente aberta para não descartar uma oportunidade, que muitas vezes pode parecer loucura em um primeiro momento.

É claro que você não deve agir apenas por impulso ou com base em emoções para criar um novo negócio. Contudo, é importante avaliar qualquer oportunidade e fazer uma análise antes de descartá-la.


Ainda que as oportunidades de negócio sejam de extrema importância para as empresas, é fundamental não esquecer que existem outros pontos fundamentais para o sucesso de um negócio, tais como uma boa estratégia de vendas, um bom relacionamento com o cliente, entre outros.

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