Outbound Marketing: entenda o conceito, pontos positivos e negativos e mais

Outbound Marketing é uma estratégia de prospecção ativa de clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal de uma empresa. Saiba mais!


Você sabe onde está o seu público? Essa é uma pergunta que nem sempre as empresas se fazem, pois acreditam ser mais importante saber “quem” é esse público. Contudo, este é um ponto fundamental para definir qual a melhor estratégia de marketing para um negócio.

Pode ser que nessa busca, você descubra que a maior parte do público que consome o seu produto não esteja na internet. Ao saber disso, como alcançar essas pessoas? É aí que entra o Outbound Marketing, uma forma eficaz de prospectar clientes. Continue a leitura para entender como essa metodologia funciona.

O que é o Outbound Marketing?

Podemos entender o Outbound Marketing como o famoso marketing tradicional, que utiliza, principalmente, mídias de publicidade offline, como panfletos, outdoors, entre outros. Dessa forma, ele atua na prospecção ativa de clientes buscando alcançá-los através das mídias que utiliza.

Essa metodologia atua de forma oposta ao Inbound Marketing, em que a empresa utiliza estratégias para atrair os consumidores de forma passiva, oferecendo conteúdos de valor e até mesmo recompensas digitais.

Logo, no Outbound Marketing ao invés de o cliente contactar a empresa ao se interessar por seus produtos ou serviços, é a empresa quem aborda os potenciais clientes ou prospects que correspondem ao perfil de cliente ideal.

Quais seus pontos positivos e negativos?

Primeiramente, é importante deixar claro que como toda estratégia de marketing, o outbound tem pontos positivos e negativos. Contudo, ela não precisa ser a única ferramenta de uma empresa para a prospecção de clientes.

Dessa forma, é possível utilizar outbound e inbound em conjunto, par ampliar as oportunidades de negócio. A partir disso, é fundamental pesar as vantagens e desvantagens de utilizar essa metodologia. Confira a seguir algumas delas:

Pontos positivos

  • Pode entregar bons resultados para as empresas que dispõem de recursos para investir nessa estratégia;
  • Muitos consumidores preferem uma comunicação mais impessoal, característica do outbound;
  • A comunicação mais assertiva pode ser um importante fator na tomada de decisão de compra;
  • Entrega resultados mais rápidos, uma vez que é a empresa que aborda os potenciais clientes agilizando a conversão de leads.

Pontos negativos

  • Apresenta um menor engajamento dos clientes;
  • Não possibilita segmentar o público-alvo de forma eficaz;
  • Tem um custo mais elevado que outras estratégias como o inbound, por exemplo;
  • Tem mais possibilidades de gerar leads não-qualificados.

Leia também: Saiba a diferença entre Leads Inbound e Outbound e aprenda a abordá-los

Qual objetivo do Outbound Marketing?

O objetivo do outbound marketing é prospectar clientes, o que é feito de forma ativa em que a empresa identifica os prospects, conforme o perfil e o tipo do cliente e vai até os leads, que por vezes ainda nem conhece a marca e as soluções que ela oferece. 

Esses potenciais clientes são encontrados pela marca através de pesquisas de mercado, buscando identificar perfis de consumidores que se encaixem no seu cliente ideal. Na sequência, a empresa entra em contato com esses consumidores para oferecer suas soluções.

Dessa forma, o intuito do outbound marketing é utilizar meios online e offline, como redes sociais, banners em sites e blogs, assim como comerciais de TV, revistas, outdoors, entre outros, para fazer a prospecção de clientes e obter contatos de forma mais rápida para agilizar a conversão e efetivar vendas.

Quando a empresa deve apostar nessa estratégia?

Primeiramente, para definir qual a melhor estratégia para um negócio, é importante avaliar quais os objetivos da organização. Em seguida, é fundamental elaborar um plano de marketing para, só então, definir qual metodologia será utilizada para alcançar as metas traçadas.

Apesar de ser mais difícil de mensurar o retorno das mídias offline, muito utilizadas nas estratégias de outbound, elas podem apresentar excelentes resultados em alguns cenários. Confira a seguir alguns cenários em que é mais indicado utilizar a prospecção ativa:

Quando a empresa almeja um retorno mais rápido

Empresas que já investiram em inbound marketing, sabem que o Retorno sobre o Investimento é mais demorado nessa estratégia, pois apesar de eficaz, é bem trabalhoso conseguir leads qualificados de forma passiva e pode demorar algum tempo.

Por isso, uma estratégia de outbound pode ser eficaz, principalmente para novos negócios que precisam de um resultado mais rápido para se manter no mercado. Dessa forma, acaba sendo mais rápido alcançar um ROI satisfatório.

Quando grande parte do seu público está no offline

Ainda que atualmente o marketing digital seja muito forte, é sempre importante lembrar que nem todas as pessoas fazem parte do mundo digital. Mesmo que o comportamento do consumidor atual tenha se transformado ao longo do tempo, ainda existem aqueles que utilizam canais mais tradicionais, como a televisão e o rádio, e consomem mídias impressas, como jornais e revistas.

Uma vez que o objetivo de qualquer estratégia de marketing é alcançar o público, a marca deve estar onde sua persona está. Logo, se boa parte das pessoas que se interessam pelo seu nicho estão assistindo televisão, por exemplo, é lá que você precisa estar.

Vale lembrar, que o fato de você utilizar o outbound marketing não quer dizer que você não possa conciliá-lo com o inbound. Ao apostar em ambos, a empresa consegue ampliar seu alcance e atrair pessoas de forma direta e indireta para o seu negócio. 

Em resumo, é possível apostar no outbound para alcançar clientes e no inbound para retê-los. Há ainda inúmeras outras situações que tornam o outbound uma boa aposta, como falta de profissionais qualificados para compor uma equipe, alta concorrência de mercado, entre outras.

Como fazer Outbound Marketing?

Uma característica marcante do outbound marketing, é que ele pode ser utilizado não apenas por marcas que estão no meio digital, como também por empresas físicas. 

Dessa forma, se você tem um espaço, seja uma loja, restaurante, ou outros, e seu maior público é offline, você pode apostar em estratégias como banners e distribuição de panfletos nos arredores do local, por exemplo.  

Confira outras formas de fazer outbound marketing:

Anúncios em Rádio e TV

Acredite, muitas pessoas ainda utilizam diariamente essas mídias. Entre essas pessoas, pode ser que estejam seus potenciais clientes. Lembre-se que as mídias tradicionais possuem uma boa audiência e um alcance relevante, além de possuírem um público fiel. Além disso, escolha utilizar canais de rádio e TV que estejam alinhados com o perfil do seu público.

Telemarketing

Mesmo que essa estratégia não costume ser muito bem recebida pelo público, ela ainda é considerada uma ferramenta com potencial. Por se tratar de um canal que proporciona contato direto com os consumidores, essa interação em tempo real pode ser muito útil quando bem aproveitada.

Se sua empresa dispuser de uma equipe bem preparada para o atendimento ao cliente, é possível obter inúmeras oportunidades de negócio com potenciais clientes.

Mídia impressa

Como já mencionamos, mídias como outdoors, panfletos, banners e semelhantes, podem ser uma estratégia assertiva, principalmente para empresas locais que querem atrair o público dos arredores de um espaço físico.

E-mail Marketing

Essa é uma opção em que as estratégias de inbound e outbound atuam de forma conjunta. A metodologia consiste basicamente em disparar e-mails para uma lista segmentada de contatos de potenciais clientes.

Dessa forma, é possível tanto oferecer conteúdos personalizados para os clientes, como diferentes tipos de campanhas e promoções. Aposte na utilização de uma linguagem adequada ao público, além de um bom layout e CTA’s atrativas.


É sempre bom lembrar que dentro do marketing não existe estratégia melhor ou pior, mas sim, aquelas indicadas para o tipo de negócio, perfil do público e outros tipos de especificidades.

Por isso, ainda que para muitas pessoas o outbound marketing pareça obsoleto, ele não é, pois continua sendo utilizado por pequenas e grandes empresas de forma bastante eficaz.

Uma vez que essa estratégia é eficaz para tornar agilizar o retorno sobre os investimentos no seu negócio, utilize a nossa Calculadora de ROI exclusiva e descubra o quanto a Peepi pode ser efetiva para a sua empresa!