Outplacement: O que é, como funciona e de que forma ela impacta na imagem da Marca Empregadora

O Outplacement consiste em prestar auxílio aos profissionais após o seu desligamento da organização para a sua recolocação no mercado. Saiba mais!

Sua empresa provavelmente possui um processo de recrutamento e seleção, ou quem sabe até um onboarding de colaboradores. Assim como no processo de vendas existe a jornada do cliente, nas empresas também existe uma jornada do profissional, ou Employee Experience.

Essa jornada, inclui todo o processo de busca dos talentos, processos de seleção, entrevista, onboarding, entre outros. Contudo, também é importante que exista um processo para o desligamento dos colaboradores, que funciona de forma semelhante ao pós-venda da jornada do cliente.

A esse processo chamamos de Outplacement, que consiste em amparar os profissionais e auxiliá-los no processo de recolocação profissional. Continue a leitura para entender porque esse processo é tão importante!

O que é Outplacement e como funciona?

Outplacement é uma metodologia que consiste em instruir e capacitar os colaboradores que foram desligados da empresa, para que consigam uma recolocação profissional mais rapidamente.

Além disso, o Outplacement também tem o objetivo de minimizar os impactos que o desligamento pode causar no profissional e na organização como um todo, principalmente quanto ao clima organizacional.

Este processo é importante principalmente se tratando de colaboradores que estão na organização há muito tempo, portanto, não possuem mais tanta familiaridade com os processos seletivos e entrevistas, e a recolocação no mercado de trabalho.

A metodologia do outplacement, atua principalmente no autoconhecimento do profissional, para que ele entenda seu potencial e suas soft skills. Ela atua das seguintes formas:

  • Oferecendo apoio emocional e psicológico ao profissional no momento do desligamento;
  • Auxiliando-o a compreender seus objetivos pessoais e profissionais;
  • Estimulando a motivação e o engajamento para fortalecer a autoconfiança do profissional;
  • Proporcionando treinamentos, workshops, palestras, cursos e conteúdos sobre empregabilidade e sobre o nicho de atuação que o profissional trabalha ou pretende migrar;
  • Ajudando a encontrar o tipo de vaga mais compatível com o perfil do profissional;
  • Acionando seu networking para prestar consultoria ao profissional;
  • Oferecendo treinamentos e worksops para processos seletivos;
  • Auxiliando na identificação das soft skills e hard skills e quais habilidades o profissional precisa desenvolver;
  • Ajudando a reestruturar seu currículo ou portfólio;
  • Auxiliando na indicação de processos seletivos.

Dessa forma, o outplacement faz com que o processo de desligamento de um colaborador seja mais tranquilo e o possibilite enxergar as inúmeras oportunidades existentes no mercado.

Qual a diferença entre Outplacement e Replacement?

Antes de citar as diferenças entre ambos, é importante ressaltar que eles estão de certa forma relacionados. No outplacement, a empresa contrata previamente um serviço terceirizado especialista na área para dar o suporte necessário ao colaborador que será desligado.

Já no replacement, este apoio é oferecido para aqueles profissionais que já estão sem um emprego. Ele consiste em prestar uma consultoria com o intuito de inserir esses profissionais novamente no mercado de trabalho formal.

Como ele impacta na imagem da marca empregadora?

O Outplacement impacta diretamente na imagem da marca empregadora, uma vez que ao demonstrar preocupação pelos colaboradores, a empresa se mostra humanizada, o que apresenta benefícios para ela e para os profissionais. Confira a seguir de que outras formas isso impacta na imagem da marca empregadora:

Torna processo de desligamento mais humano

Sabemos que o desligamento de um colaborador pode ser um processo bastante complicado e muitas vezes até traumático, pois ao ser dispensado, o profissional pode se sentir desmotivado e incapaz.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam em um processo de outplacement para dar apoio aos colaboradores que fizeram parte da organização e tiveram um papel importante nela.

Essa é uma forma de reconhecer tudo aquilo que o profissional fez pela empresa enquanto foi um colaborador. Além dos benefícios para os profissionais, isso também impacta de forma positiva a imagem da empresa, pois mostra que ela é séria e comprometida com o seu posicionamento e sua cultura organizacional.

O Outplacement também é fundamental para manter o engajamento dos colaboradores que permanecem na empresa, pois eles identificam que a organização se preocupa com o bem-estar e com a carreira de cada profissional da equipe.

Reduz os processos trabalhistas

Este é um ponto bem importante para as empresas, pois certamente, nenhuma quer levar um processo trabalhista não é mesmo? Por isso, além de ser uma empresa correta é transparente, é importante garantir que o processo de desligamento dos colaboradores corra bem do início ao fim, que é onde entra o outplacement.

A metodologia ajuda a evitar os processos trabalhistas, pois colabora para que o desligamento seja menos impactante para a vida pessoal e profissional do colaborador, ajudando-o a se recolocar no mercado de trabalho o mais rápido possível e com todo o apoio necessário.

Isso ajuda a evitar que os colaboradores descontentes com o desligamento, atuem contra a empresa, abrindo processos ou até mesmo fazendo reclamações da organização em suas redes sociais e sites especializados em feedbacks, o que é bastante prejudicial para a imagem da empresa.

Melhora o clima organizacional

Como vimos, o outplacement colabora para proporcionar um clima organizacional mais harmonioso, uma vez que mostra a sua preocupação com os colaboradores até mesmo durante o seu processo de desligamento da empresa.

Isso mostra aos demais colaboradores que não precisam ter dúvidas quanto ao compromisso da empresa com os profissionais, o que contribui para garantir colaboradores satisfeitos e engajados e reduzir os índices de turnover. 

Fortalece o Employer Branding

Podemos entender o Employer Branding como a imagem da empresa diante da sociedade. Isso é de extrema importância para um negócio, pois impacta diretamente nos seus resultados, tanto de forma positiva como também negativa.

Dessa forma, é fundamental buscar formas de fortalecer a credibilidade de um negócio no mercado, diante do seu público, da concorrência e também dos colaboradores. 

Por isso, o outplacement pode contribuir de forma positiva para o employer branding, pois demonstra que a empresa valoriza os ativos humanos — desde o onboarding de colaboradores, durante sua permanência e no seu desligamento.

employer branding

Saiba como adotar uma estratégia de Outplacement na sua empresa

Para implantar no seu negócio uma estratégia de recolocação profissional, é preciso ter um RH estratégico e adotar algumas boas práticas para tirar esse plano do papel, confira algumas delas a seguir:

Faça um planejamento

É de extrema importância planejar os processos de desligamento, para que tudo saia conforme o esperado. Por isso, antes de o colaborador ser comunicado sobre o seu desligamento, é preciso que a empresa tenha o passo a passo de suas ações bem definido.

Para isso, é fundamental que a empresa faça uma análise minuciosa do perfil pessoal e profissional do colaborador, a fim de definir qual a melhor forma de desligá-lo sem causar nenhum transtorno.

Esse processo é importante para definir os argumentos que serão apresentados, como será o outplacement desse profissional, quando ele será iniciado, de que forma isso será feito (individual ou coletivamente), entre outras questões.

Vale lembrar que tudo isso precisa der feito de forma humana e transparente, de forma a deixar claro ao colaborados os motivos reais do seu desligamento. Dessa forma, oferecer um feedback sincero pode ser uma ferramenta positiva para o desenvolvimento desse profissional.

Anuncie o desligamento

Após planejar todo o processo de desligamento, é o momento de ficar frente a frente com o colaborador e informá-lo sobre a sua demissão. É importante que essa conversa seja objetiva, apresentando de forma clara as razões reais pelas quais o profissional está sendo desligado da equipe.

Ao anunciar a demissão, é importante transmitir todas as informações importantes, como seus direitos, o valor do acerto, quais os benefícios trabalhistas disponíveis (FGTS, férias proporcionais, etc.).

Oriente o profissional na recolocação profissional

Esta é a última fase do outplacement, que consiste em prestar auxílio ao profissional para ele conseguir se recolocar novamente no mercado de trabalho em uma posição compatível com o seu perfil, de forma que não cause nenhum impacto negativo na sua vida pessoal e profissional.

Algumas práticas comuns nessa fase de orientação profissional são:

  • Realização de testes para identificar habilidades que precisam aprimoradas;
  • Análise da rede de networking do profissional e possibilidade de indicações para sua recolocação no mercado;
  • Estudo de carreira para definir novos objetivos, como mudança de área de atuação, necessidade de um novo curso, possibilidade de empreender, entre outros;
  • Atendimento psicológico para acompanhar o profissional em sua jornada de transição de carreira e recolocação no mercado;
  • Participação em palestras e workshops sobre carreira e mercado de trabalho;
  • Construção ou reformulação do currículo do profissional.

Quando lembramos que o colaborador é o cliente interno de uma empresa, fica fácil entender porque é tão importante prestar auxílio em todas as etapas da sua jornada, desde o processo de recrutamento e seleção e a candidate experience, até o seu desligamento da empresa.

Garantir que um profissional que já fez parte do seu negócio encontre uma recolocação profissional, mostra que a organização é séria e valoriza o capital humano. Tudo isso, contribui para fortalecer a imagem da marca empregadora.

Baixe nosso e-book gratuito para saiber como construir uma marca empregadora forte: 

ferramentas de employer branding

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X