Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

Se você trabalha com marketing digital já percebeu que está cada vez mais difícil conseguir um bom alcance para as suas postagens sem pagar por isso. Esse alcance é essencial para cultivar uma comunidade online e estabelecer um diálogo mais próximo e contínuo entre o consumidor e a marca no mundo digital.

Acontece que a sua principal fonte de distribuição pode estar mais acessível do que você imagina: seus próprios colaboradores. E foi essa a sacada da Sankhya para impulsionar o alcance da marca, melhorar a reputação e presença digital e, de quebra, garantir se tornar uma empresa desejada para se trabalhar.

Na semana passada, realizamos um webinar com a participação da Júnia, Social Media na Sankhya, para falar sobre o programa de Employee Advocacy da empresa e como eles buscam engajar seus colaboradores para transformá-los em influenciadores da marca no mercado.

Continue lendo o artigo para saber mais dessa história!

Sankhya

A Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil, trata-se de uma companhia do ramo B2B que possui mais de 1400 colaboradores espalhados pelo Brasil e 90% desses colaboradores estão engajados no programa de Employee Advocacy que a Sankhya tem com a solução da Peepi.

A decisão de investir em uma plataforma para gerenciar a relação com seus colaboradores veio de forma natural, uma vez que as pessoas são o maior patrimônio para a empresa. Utilizar o colaborador como porta-voz da marca gera muita credibilidade, além de proporcionar crescimento para as duas partes dessa relação.

Como o programa da Sankhya conversa com outras estratégias da empresa?

A Sankhya utiliza o Inbound Maketing como um dos principais canais de aquisição de novos clientes e a estratégia de Employee Advocacy foi adicionada para completar e impulsiona as outras iniciativas que a empresa já possuía.

O programa de defensores funciona como uma comunidade online e, utilizando a gamificação, a empresa consegue motivar seus colaboradores a compartilhar seus conteúdos nas várias redes sociais que participam.

Hoje, a plataforma da Peepi é essencial para os diversos processos que envolvem a comunidade digital de colaboradores. Durante a pandemia, o programa de defensores foi como uma espécie de ponto de encontro para os funcionários que estão em quarentena.

Além disso, a plataforma é utilizada para:

  • Promoção de materiais ricos
  • Divulgação de eventos
  • Ações de engajamento e aproximação
  • Compartilhamento dos conteúdos da empresa nas redes sociais dos funcionários

Usando os colaboradores como canal de Marketing para atrair clientes

A Sankhya busca investir em construir uma marca empregadora forte para proporcionar um ambiente de trabalho que possa desenvolver os colaboradores para que eles ajudem a empresa a crescer.

Recentemente, a companhia começou a investir no desenvolvimento dos colaboradores para melhorar a presença da marca no LinkedIn, buscando expandir o impacto online e a influência dos colaboradores como profissionais no mercado.

Ao buscar estabelecer um relacionamento sincero e duradouro com seus funcionários a Sankhya conquista cada vez mais talentos para as diferentes funções da empresa e isso é resultado de funcionários satisfeitos com o ambiente de trabalho, com suas funções, com o gerenciamento do negócio, com seus planos de carreira e etc.

Sobretudo, funcionários satisfeitos e engajados motivam as equipes a performar melhor, indicam outros bons funcionários para as vagas que surgem e colaboram com a aquisição de clientes que vêm com o crescimento de uma percepção positiva da marca.

·         Veja também: Como transformar colaboradores em influenciadores

Resultados

Enquanto a grande maioria das empresas sofre para ter alcance e relevância nas redes sociais, a Sankhya conseguiu se destacar otimizando e escalando processos através de seus colaboradores com o programa de Employee Advocacy na plataforma da Peepi.

  • + de 300 indicações para novos negócios utilizando os colaboradores como indicadores para vendas;
  • Crescimento de 20 mil seguidores no LinkedIn desde janeiro;
  • O LinkedIn se tornou a principal fonte de talentos: + de 20 mil pessoas conheceram a Sankhya e viram as vagas através do canal;
  • + de 15000 pessoas foram indicadas para vagas por outros colaboradores.

Dicas para começar a sua estratégia de Employee Advocacy

Employee Advocacy é uma estratégia que tem sido considerada o futuro do marketing nos últimos anos. Apesar da sua crescente popularidade, a maioria das marcas ainda não descobriu a importância de utilizar seus próprios colaboradores como uma poderosa ferramenta de marketing, vendas e recrutamento.

Em resumo, Employee Advocacy é a promoção de uma marca feita através de seus colaboradores e um funcionário defensor é alguém que:

  • Gera exposição positiva e aumenta o alcance da marca por meio de um canal digital ou off-line
  • Recomenda os produtos da empresa para um amigo, familiar ou conhecido
  • Pode ajudar a construir a participação de outros colaboradores na empresa
  • É um especialista no seu produto ou serviço e pode ser um porta-voz confiável da marca

Tudo isso funciona em perfeita harmonia com uma poderosa estratégia por trás do programa para conquistar resultados incríveis. Vamos para as dicas e a alguns exemplos de como elas podem ser transformadas em ações:

1.  Entenda os canais nos quais você consegue estabelecer um ponto de encontro com o seu colaborador. É essencial desenvolver um relacionamento sólido para que seus funcionários compreendam de que forma o propósito e missão da empresa pode também se tornar seu próprio propósito e missão.

Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

(fonte: Peepi/Reprodução)

2.  Cultive o sentimento de pertencimento, mostre que suas opiniões e questionamentos são relevantes para os processos que o colaborador desenvolve. Faça com que ele se sinta à vontade no ambiente de trabalho e garanta que seja ouvido.

Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

(fonte: Peepi/Reprodução)

3.  Construa confiança: toda relação desenvolvida para tornar seu colaborador um defensor precisa ter como base uma confiança mútua. Por parte da empresa, para que ela tenha convicção de que a mensagem da marca está sendo propagada de forma adequada e, por parte do colaborador, para que ele saiba que pode ser 100% sincero em relação ao pensa sobre a empresa, pois sabe que tudo o que for possível será resolvido.

Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

(fonte: Peepi/Reprodução)

Dá uma olhada em algumas outras ações da Sankhya para o programa de defensores:

Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

(fonte: Peepi/Reprodução)

Gostou dos insights que compartilhamos? Você também pode conferir o webinar na íntegra:

Como a Peepi ajudou a Sankhya a impulsionar sua marca empregadora

(fonte: Peepi/Divulgação)