Comunitive: como funciona a plataforma para Employee Advocacy

Quer saber como funciona a plataforma da Comunitive para Employee Advocacy? Então acompanhe o artigo!


Na era digital, os profissionais de marketing utilizam uma série de estratégias, canais e plataformas para promover uma empresa. De mídias sociais a e-mail marketing, não faltam maneiras de gerar novas oportunidades de negócio para a sua marca. Porém, entre esses vários canais de marketing, há um canal muito eficiente que sempre acaba esquecido: seus colaboradores.

No passado, os funcionários utilizavam o boca a boca para promover os produtos e serviços da empresa entre amigos, colegas e familiares. Contudo, o surgimento das redes sociais e as interações online cada vez mais instantâneas possibilitou uma outra forma de promoção das marcas: o Employee Advocacy.

Hoje, possuir pessoas reais compartilhando a mensagem da sua empresa é tão importante quanto as táticas de marketing já testadas e comprovadas que encontramos todos os dias.

Assim, a plataforma da Comunitive vai ajudar você nesta jornada de engajamento de colaboradores. São diversas possibilidades:

  • Aumentar seu alcance de marca
  • Melhorar a retenção de clientes e colaboradores
  • Impulsionar o Employer Branding
  • e muito mais!

Acompanhe o conteúdo e confira.

O que é um programa de Employee Advocacy?

Employee Advocacy é a promoção de uma marca feita pelos próprios colaboradores. 

Desde o boom das mídias sociais, essa estratégia envolve o compartilhamento e a promoção de conteúdos, notícias e informações relacionadas à marca nas redes sociais pessoais dos funcionários.

Em essência, Employee Advocacy envolve ações estruturadas com o objetivo de atrair, integrar, engajar e mobilizar os colaboradores para que sejam os promotores da sua empresa

Afinal, são eles que conhecem profundamente seus produtos e serviços e poderão compartilhar as mensagens da sua marca com inúmeras outras pessoas de forma consistente.

Assim, basta dar uma olhada nessas estatísticas para ver o quão essencial para o seu negócio é a estratégia:

  • Em comparação aos conteúdos compartilhados nos canais oficiais da marca, os conteúdos compartilhados por colaboradores alcançam 561% mais pessoas
  • Conteúdos compartilhados por funcionários recebem 8x mais engajamento do que os conteúdos compartilhados nos canais oficiais da empresa
  • A taxa de conversão dos leads conquistados através dos colaboradores é 7 vezes maior do que aqueles que vieram por meio de canais tradicionais.

Como funciona a Comunitive para programa de Employee Advocacy

A Comunitive permite que você crie sua plataforma de Employee Advocacy, uma espécie de comunidade online de engajamento totalmente personalizada para sua empresa. Além disso, a plataforma é acessível em qualquer dispositivo e em um aplicativo mobile PWA personalizado para sua marca.

O método da Comunitive envolve um sistema estruturado para incentivar e mensurar as atividades de defesa da marca. Através da criação de desafios, você incentiva seus colaboradores a realizarem ações em prol da marca de acordo com os objetivos da sua empresa com o programa. Esses desafios geram pontos que podem ser trocados por recompensas e classificam os embaixadores em um ranking competitivo.

Todas essas ações que mencionamos são técnicas de gamificação e, a seguir, vamos comentar sobre cada uma delas. 

Desafios

Os desafios são as atividades que você irá propor para que seus colaboradores realizem. É através dessas atividades que seus defensores irão acumular pontos para trocar por recompensas. 

plataforma para Marketing de defensores

Quanto mais desafios concluídos por um defensor, maior será seu número de pontos e, consequentemente, seu engajamento na plataforma.

O conteúdo desses desafios vão variar de acordo com o objetivo do seu programa. Algumas atividades vão ter mais engajamento do que outros e, por isso, é preciso testar quais funcionam melhor para o seu público.

Algumas ações que você pode propor aos seus defensores através dos desafios são: indicações de novos colaboradores e clientes, reviews online em sites relevantes para a sua empresa, compartilhamentos em redes sociais, realizar pesquisas, depoimentos,  criação de conteúdos para blog e por aí vai.

Etapas do desafio

Além dos desafios simples, também é possível acrescentar etapas às atividades. Essas etapas nada mais são do que ações que o defensor terá que realizar para concluir um desafio, ou seja, são elas que darão forma ao seu desafio.

Dentro da plataforma da Comunitive existem etapas que permitem ao administrador do programa configurar o desafio de forma a alcançar os objetivos desejados com a atividade. 

Um desafio pode ter quantas etapas forem necessárias e o usuário precisará cumprir todas para concluí-lo.

Biblioteca de desafios

Baseado na metodologia de engajamento da Comunitive, a biblioteca é um cardápio que oferece ideias e sugestões de desafios já criados e testados sobre temas variados. Esses desafios podem ser editados e adicionados ao seu programa rapidamente. 

O propósito dessa biblioteca é ajudar o administrador da plataforma a alimentar a sua comunidade com desafios de qualidade que irão gerar engajamento. 

Vale ressaltar que os desafios contidos nesta biblioteca são sugestões que podem ser adaptadas de acordo com o objetivo de cada programa.

plataforma para Marketing de defensores

Recompensas

Através da realização dos desafios, os usuários acumulam pontos e podem trocá-los pelas recompensas que você disponibilizar. A recompensa é uma maneira de agradecer seus defensores pelo tempo disponibilizado para realizar os desafios. 

Conforme os defensores aumentam seu nível de compromisso, eles esperam um crescimento correspondente do reconhecimento da marca para com eles. Esse reconhecimento pode vir de diversas formas.

Tipos de recompensas

Existem diferentes maneiras que podem motivar os seus defensores. Por isso, vale a pena diversificar suas recompensas e investir esforços para conhecer seu público.

plataforma para employee advocacy

Os prêmios podem ser tangíveis ou intangíveis, podendo ser objetos diversos, ações de valor, como uma mentoria, por exemplo, experiências, entre outros. Confira as categorias abaixo:

  • Status: Ofereça uma oportunidade para seus defensores se destacaram em relação aos outros. Pode ser um cartão especial, um crachá ou boton que o identifique com status de Defensor. 

Tenha a certeza de que eles serão reconhecidos em eventos e reuniões. Por exemplo, apresente-o em estudos de caso e em seu website ou redes sociais. Status é a melhor maneira de reconhecer seus defensores. Um simples muito obrigado partindo do CEO também pode ser de grande valor para quem ama sua marca.

  • Acesso: Ofereça algo que seus defensores não poderiam conseguir por outros meios. Por exemplo: um almoço com sua equipe executiva, uma linha direta com os diretores da empresa, uma vaga especial no estacionamento da empresa, uma visita a áreas restritas, etc. Que tal chamar seus TOP defensores para uma reunião e discutir os próximos passos da empresa? Que tal mostrar a nova campanha publicitária antes de ser lançada para esse grupo? Oferecer versões beta de novos produtos? Um evento para reunir essas pessoas e aproximá-los?
  • Poder: Ofereça poder aos seus Defensores. Isso pode incluir pedir ajuda para nomear seus produtos, ideias para campanhas publicitárias, ajuda para criação de desafios em seu Programa de Defensores, etc. O ranking de Defensores é outro exemplo de poder e vai motivar algumas pessoas, sem a necessidade de qualquer outra recompensa.
  • Prêmios: Receber “coisas” tais como brindes ou cartões de presente motiva alguns defensores, mas este não é o principal condutor da maioria dos defensores. O importante aqui é encontrar formas de devolver valor para seus defensores, seja através de algo que fará com que ele se desenvolva profissionalmente ou pessoalmente.

Ranking

O ranking traz reconhecimento, que é extremamente importante em um plataforma de Employee Advocacy que trabalha com técnicas de gamificação nas empresas, como a da Comunitive. 

plataforma para employee advocacy

Como já mencionamos, o ranking é a expressão do engajamento dos colaboradores, uma vez que será definido de acordo com o número de pontos de cada defensor e expressam as atividades realizadas dentro da plataforma.

Além disso, ele é responsável por oferecer uma certa competitividade entre os jogadores, deixando-os mais ativos e engajados com o seu programa.

Como colocar no ar uma estratégia efetiva de Employee Advocacy com a Comunitive

Agora que você já sabe como a Comunitive funciona, é hora de colocar no ar o seu programa de Employee Advocacy

Pensando nisso, separamos algumas etapas que irão ajudar você a começar

1. Determine metas e KPIs

Antes de colocar seu plano em ação, você deve decidir qual será o objetivo do programa. 

  • Aumentar o awareness? 
  • Gerar mais leads? 
  • Melhorar o desempenho de recrutamento?

Embora você possa responder “todas as opções acima”, é importante determinar quais objetivos principais você irá perseguir para que possa avaliar e medir com precisão o sucesso de cada etapa do seu Programa de Employee Advocacy

2. Comece com um grupo menor de defensores

Recomendamos que você comece com um pequeno grupos de colaboradores principais. Podem ser os funcionários mais engajados e motivados com a sua organização, aqueles que possuem vários seguidores ou que têm uma certa influência dentro da empresa.

Este grupo será a base sobre a qual você irá construir seu programa. Desse modo, à medida que sua estratégia ganha corpo dentro da empresa, você poderá convidar mais e mais colaboradores para participar. 

Os seus principais defensores darão o exemplo e ajudarão a dar o tom das atividades da sua estratégia.

3. Planeje suas ações

Planejamento é a chave para qualquer estratégia de marketing e com Employee Advocacy não é diferente. Ou seja, conteúdo consistente e diverso é parte central de um programa de colaboradores defensores.

4. Monitore o progresso do programa e recompense os defensores mais engajados

O Employee Advocacy deve ser tratado como um canal de marketing legítimo. Assim, temos a necessidade de rastrear e analisar os dados coletados ao longo das etapas da estratégia.

Depois de colocar seu programa no ar, reveja as métricas e metas que você definiu no início. 

plataforma para employee advocacy

Além disso, faça o acompanhamento das métricas relacionados ao engajamento dos colaboradores com a plataforma, como:

  • Quantos funcionários cadastrados utilizou a plataforma? 
  • Qual o número médio de engajamento com as atividades? 
  • Qual o impacto seu programa teve na geração de leads, awareness, tráfego no site? 

E assim por diante!

Solicite uma demonstração com a Comunitive!

Seus funcionários são um canal de marketing cada vez mais valioso, não os subestime.

Um programa de Employee Advocacy de sucesso exige muito mais esforço do que simplesmente pedir que seus colaboradores promovam a sua marca. 

Por isso, a plataforma da Comunitive para Employee Advocacy pode ser uma aliada importante no processo de crescimento da sua marca. 

Solicite uma demonstração personalizada e confira!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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