Como impulsionar a presença digital da sua empresa

O termo “presença digital” abrange tudo o que seus clientes e consumidores em geral podem encontrar sobre sua empresa na Internet. Mas como fazer para ser visto?


Com os grandes avanços tecnológicos e com o uso indispensável da internet nos dias atuais, as empresas que não têm presença digital são engolidas pela concorrência. A internet mudou o jeito que as pessoas consomem informação e, consequentemente, mudou seus hábitos de consumo.

Por isso, empresas de todos os tamanhos estão explorando a internet para executar ações de marketing. Pudemos observar essa mudança em 2020, quando a pandemia da Covid-19 necessitou o distanciamento social e influenciou os consumidores a buscarem as marcas para adquirirem produtos pela internet. O crescimento do e-commerce foi tanto que, em abril de 2020, faturou R$ 9,4 bilhões – um aumento de 81% comparado ao mesmo período no ano anterior.

No entanto, a presença digital não é só sobre ser famoso nas redes sociais ou bombardear o público com publicações. É preciso saber onde e como seu público-alvo usa uma determinada rede social, e só assim fazer conexões, despertar a curiosidade e gerar informações relevantes sobre o seu negócio.

Continue lendo e saiba o que é e como impulsionar a presença digital da sua marca!

O que é presença digital e por que ela é importante

A presença digital é a forma como uma marca se posiciona nos meios digitais e como ela utiliza seus canais na internet para construir relevância, credibilidade e relacionamento com os consumidores. 

Ou seja, é a maneira como a empresa se posiciona nos mecanismos da web, como redes sociais, blog, site ou e-mail. Com isso, é possível aumentar a autoridade, destacar-se da concorrência, construir relacionamentos com o público, satisfazer a necessidade dos consumidores e muito mais.

E a sua importância está diretamente ligada com o fato de que o mundo está cada vez mais conectado. As pessoas estão acostumadas com a facilidade que podem comprar produtos pela internet, por exemplo. Ou também com o fato de que as notícias e informações do mundo todo são disseminadas em segundos. 

Só no Brasil, três em cada quatro brasileiros já utilizam a internet, segundo pesquisa da TIC Domicílios realizada em 2019. E essa é a porta de entrada para que as empresas deixem seus processos cada vez mais digitais. Um exemplo disso são os bancos digitais, que solucionam problemas dos usuários sem que eles tenham que se deslocar para uma agência e enfrentar filas. As próprias instituições do governo também vêm aumentando a presença online, permitindo agendamentos diretos pelo website.

No entanto, por mais que a presença digital seja de uma enorme praticidade para todos, 80% das empresas brasileiras ainda não conseguem aproveitar seus benefícios. O dado foi extraído do estudo DMR – Digital Marketing Readiness, realizado pela McKinsey em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

Dá pra ver que esse número não bate com a realidade do mundo digital. Por isso, é fundamental encontrar alternativas interessantes para aperfeiçoar a presença digital da sua marca.

Mas como fazer isso? Confira alguns insights importantes sobre esse tema.

Quais são os elementos de uma boa presença digital?

Como mencionamos, existem vários canais de marketing digital que podem ser explorados. Isso significa que as empresas precisam ter uma estratégia de marketing abrangente sobre como desenvolver, implementar, gerenciar e refinar sua presença digital nesses canais.

Então, quais são essas peças do quebra-cabeça de presença online? Eles incluem:

Site

O site da sua empresa é a peça central de uma presença digital. Quando os clientes em potencial desejam saber mais sobre sua marca, o website costuma ser o primeiro lugar que eles acessam.

Dessa forma, tudo, desde a página de introdução até as páginas dos produtos e serviços, precisa ser otimizado e refinado. Para isso, um branding bem delimitado, informações úteis, design responsivo e navegação simplificada das páginas são importantes para uma experiência de cliente de alta qualidade.

Isso é tão importante que, desde 2015, o Google deixou de mostrar nas buscas feitas pelo celular as páginas que não são responsivas. Vale lembrar que os que não são vistos, não são lembrados, perdem espaço e dão oportunidades para o crescimento da concorrência.

Assim, com essas qualidades em vigor, você pode ajudar a moldar a imagem de sua marca como autêntica e confiável, causando um grande impacto nos usuários on-line.

Mecanismo de busca e SEO

Quando os clientes visitam seu site, geralmente o fazem após pesquisar sua empresa ou fazer uma consulta relacionada a seus produtos e serviços. A forma como você aparece nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, como o Google, influencia uma presença na web. 

Aqueles com melhores resultados obtêm a maioria dos cliques e, portanto, quanto mais otimizado for o seu site e conteúdo, maiores serão suas chances de ter uma boa classificação. Isso é o que chamamos de estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

É possível fazer melhorias de SEO para ter um melhor ranking no Google e aumentar o tráfego no site. Criar conteúdo em blog, dar um título e uma descrição para cada página, otimizar as URLs com a palavra-chave escolhida, são alguns exemplos de como otimizar o SEO do site da empresa.

Redes sociais

O Brasil é o segundo colocado no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais. São, em média, 225 minutos por dia em YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas.

Assim, a presença nas mídias sociais é essencial para uma estratégia de marketing digital nos dias modernos. Os canais sociais são úteis principalmente como um meio de humanizar sua marca e aumentar o reconhecimento.

Dito isso, cada postagem que você faz no Facebook, Instagram, ou qualquer outra rede, é uma oportunidade para envolver seguidores, bem como projetar o tipo de identidade de marca que você almeja.

Mas primeiro, é importante identificar quais são as redes mais usadas por seus potenciais clientes e adequar sua linguagem para elas. Por exemplo, as estratégias usadas em redes como Instagram e Pinterest, que são voltadas para imagens, não serão as mesmas para o Twitter, onde o foco são mensagens curtas de texto.

Mídia paga

A publicidade paga também pode fazer com que sua presença online chegue ao público-alvo e aos clientes em potencial. Anúncios do Google Ads, anúncios gráficos e anúncios sociais são ferramentas úteis para aumentar o conhecimento da marca e a presença digital.

Remarketing

Com certeza você já pesquisou sobre um produto ou serviço e, depois de um tempo, continuou sendo impactado com anúncios sobre o que foi pesquisado. Esse é o famoso remarketing. 

O objetivo dessa estratégia é, de acordo com o comportamento de pesquisa das pessoas, mostrar mensagens que estejam dentro de seus interesses e necessidades. 

Com o remarketing, é possível aumentar significativamente as chances de conversão do usuário, justamente pelo fato dos anúncios serem exibidos apenas para as pessoas que desejam ver.

Conteúdo

Postagens em blogs, e-books, webinars, workshops – todos esses são peças de marketing de conteúdo cruciais para construir uma presença online. Isso porque esses materiais ajudam a empresa a mostrar aos clientes que entende sobre seus produtos ou serviços, garantindo autoridade no mercado que atua.

Além disso, conteúdo de alta qualidade pode ajudar a marca a aumentar suas chances de ter uma boa classificação no Google e envolver clientes em potencial, nutrir leads e se tornar um líder inovador.

E-mail Marketing

O e-mail sem dúvida é uma ferramenta poderosa e que estreita os laços entre a empresa e o cliente. Por isso, escolha temas convenientes, interessantes e que chame a atenção de seu público-alvo.

O e-mail precisa ser bem escrito, objetivo e de fácil entendimento. Desta forma, os seus clientes abrirão os e-mails que você envia, sem contar que é o canal que possui o melhor ROI no marketing digital.

Marketing de Defensores

O Marketing de Defensores é uma das maiores tendências de Marketing Digital de 2021. O objetivo dessa estratégia é engajar os clientes e transformá-los em Defensores da Marca para que recomendem sua empresa para seus amigos e conhecidos.

Quer saber mais sobre Marketing de Defensores? Temos o conteúdo mais completo da internet para você!

 👉 Marketing de Defensores: O que é e por que adotá-lo

Benefícios da presença online

Agora que você já sabe qual é a importância da presença digital para o seu negócio e o que você pode fazer para construí-la, é hora de listar os principais benefícios dessa ação para a sua marca. Confira:

Autoridade

Promover conteúdos de valor e qualidade para o público ajuda a criar uma visão de autoridade no assunto, construindo uma relação de confiança entre as pessoas e sua marca. Com isso, com certeza, as pessoas se tornarão promotores da sua marca, ajudando ainda mais na visibilidade do negócio.

Visibilidade

O consumidor está cada vez mais exigente na hora de escolher uma empresa para investir seu precioso dinheiro. Com o mundo na palma das mãos, a internet é onde eles escolhem, pesquisam e conhecem melhor as marcas que podem atendê-los.

Os consumidores gostam de conhecer mais a fundo sobre a marca e buscam feedbacks de outros consumidores até conseguirem sentir confiança para comprar algum produto. Por isso, uma presença digital bem estruturada e alinhada te ajuda a atrair muitos consumidores que ainda não conhecem seus serviços.

Além disso, usar os feedbacks positivos dos seus atuais clientes como uma estratégia de Marketing de Defensores é uma boa escolha, pois ajuda na imagem da sua marca e atrai novos consumidores de forma orgânica.

Eficiência de segmentação

A interação das pessoas com sua marca pelas redes é excelente para a segmentação de seu público. Quando você tem informações exatas sobre o perfil de seus potenciais clientes fica muito mais fácil conseguir impactá-los por meio de campanhas específicas.

Relacionamento com o público

O ambiente digital sempre vai ser o mais propício para uma interação rápida e informal. Sem que você precise pedir, o público sempre está oferecendo feedback sobre a empresa nas redes. Então, você pode usar essas informações para aperfeiçoar seus produtos ou serviços, melhorar a qualidade da experiência do cliente e, ainda, transformar em conteúdo os feedbacks positivos.

A proximidade que sua empresa consegue ter com o público pelas redes permite fazer uma análise mais profunda sobre o comportamento de cada um.

Assim, com esses métodos, você pode melhorar significativamente a presença online de sua marca e fazer com que ela se destaque na multidão. Uma forte presença online estabelecerá você como uma autoridade em seu setor e aumentará a reputação e a credibilidade de sua empresa.

Quer saber como inovar em sua presença digital? Conheça as tendências para 2021

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