Programa de Embaixadores: confira os benefícios de investir nessa estratégia

Um Programa de Embaixadores da marca visa manter a satisfação dos clientes e transformá-los em promotores. Conheça os benefícios dessa estratégia.


Os embaixadores da marca são de extrema importância para as empresas, pois são eles que falam a respeito dela em diversos meios. Por isso, é importante investir esforços nesse relacionamento e garantir uma boa experiência desses clientes, para falarem coisas positivas da organização.

Além de atuarem como defensores da marca, os embaixadores também podem ser convidados para testar os lançamentos da empresa ou produtos exclusivos, para dar o seu feedback e anunciar essas novidades ao seu público.

É importante lembrar que os embaixadores da marca não precisam ser apenas consumidores externos, eles também podem ser clientes internos, ou seja, os próprios colaboradores da organização.

No texto de hoje, você confere algumas razões para investir em um programa de embaixadores na sua empresa e quais os benefícios dessa estratégia para o seu negócio.

O que é um programa de Embaixadores?

Antes de entender os benefícios dessa estratégia, é importante entender qual o conceito de um programa de embaixadores. Um embaixador, segundo o dicionário, é uma pessoa encarregada de uma missão.

Dessa forma, os embaixadores de uma marca são aqueles que divulgam a marca como uma missão pessoal, seja por utilizar seus produtos e serviços, ou por se identificar com o posicionamento da marca.

Logo, um programa de embaixadores é uma estratégia que visa engajar essas pessoas para continuarem a fazer isso, além de oferecer recompensas como forma de reconhecimento e gratidão.

A marca que investe nessa estratégia, se mostra humanizada, pois valoriza seus clientes fidelizados. Isso pode ser feito através da criação de uma comunidade online, de um programa de recompensas, entre outras ações. 

Por que investir em um Programa de Embaixadores de marca na atualidade?

O programa de embaixadores de marca tem, em sua essência, um objetivo bem claro: manter a satisfação dos clientes e transformá-los em promotores da marca.

Mais do que um programa de fidelidade, o programa de embaixadores estabelece uma relação entre uma marca e seus clientes fidelizados. Dessa forma, a lealdade dos clientes é recompensada com benefícios que vão além de descontos e ofertas exclusivas.

Isso quer dizer que, além de recompensar seus clientes mais fiéis, o objetivo é garantir que eles recomendem a marca aos seus amigos e familiares, tornando-os embaixadores da marca.

Existem vários benefícios em investir nessa estratégia. Além de garantir que os clientes mais fiéis sejam recompensados, é uma forma de engajá-los ainda mais. Por isso, listamos a seguir, alguns benefícios que um programa de embaixadores pode trazer para a sua marca. Confira.

1. Mais do que um programa de fidelidade, é uma relação de parceria

Um programa de fidelidade, em sua essência, é um programa de descontos e ofertas exclusivas. O objetivo é recompensar o cliente por permanecer fiel à marca.

Já, o programa de embaixadores é muito mais do que isso. Ele estimula a criação de uma relação de parceria entre a marca e seus clientes, baseada na promessa de que ambos se beneficiarão.

No programa de embaixadores de marca, o relacionamento entre os clientes e a marca é mais próximo e respeitoso, e seus benefícios vão muito além dos descontos.

2. Benefícios exclusivos para as pessoas mais importantes

Para quem pensa em criar um programa de embaixadores de marca, essa também é uma forma de garantir que os clientes mais fiéis sejam reconhecidos e recompensados.

Todo cliente gosta de exclusividade, contudo, é importante que apenas os embaixadores e defensores tenham acesso à isso, de forma a estimular os demais clientes para que também queiram se tornar embaixadores para obterem os mesmos benefícios.

Além disso, os clientes mais fiéis têm acesso a benefícios exclusivos, que vão além dos descontos. Essa é uma forma das marcas demonstrarem que valorizam os clientes e que eles têm um papel fundamental para o sucesso do negócio.

3. Engajamento dos clientes mais fiéis

Um dos benefícios de investir em um programa de embaixadores de marca é o engajamento dos clientes. Isso porque ao realizarem o marketing boca a boca do negócio, eles divulgam a marca e estimulam outros clientes a fazerem o mesmo.

Esse engajamento acaba contagiando os demais consumidores, uma vez que eles identificam que a empresa reconhece seus esforços. Por isso, essa também é uma excelente forma de fidelizar os clientes e mantê-los sempre informados sobre as novidades da sua marca.

O resultado desse engajamento, é o crescimento das indicações orgânicas e espontâneas da marca. Para saber mais sobre o assunto, assista nosso webinar sobre Marketing de Indicação — Um poderoso canal de vendas que as empresas não utilizam.

4. Aumento das vendas

O programa de embaixadores de marca é um meio de garantir que os clientes sejam recompensados por recomendarem a marca aos seus amigos e familiares. Nesse sentido, essa estratégia é uma forma de estimulá-los a continuarem com essa disseminação, com o objetivo de aumentar a visibilidade da organização.

Além disso, outro resultado desencadeado pelo programa é o aumento das vendas, visto que a marca é vista por mais pessoas. Logo, isso possibilita mais oportunidades de negócio para a empresa, além de fortalecer seu nome no mercado.

5. Feedback dos clientes

Sabemos que as provas sociais são um excelente estímulo para os clientes, pois consistem em opiniões sinceras e feedbacks de clientes reais. 

Esse retorno por parte dos consumidores, principalmente dos embaixadores, dão mais credibilidade à marca, além de possibilitarem diversos insights que contribuem para a melhoria de processos internos, produtos e serviços da empresa.

Os embaixadores da marca são mais propensos a colaborarem com a organização dando seu feedback, uma vez que são clientes fidelizados que consomem os produtos e serviços de forma assídua.


Vimos que investir em um programa de embaixadores e defensores da marca é benéfico para as empresas e também para os consumidores. Contudo, para que essa estratégia seja bem sucedida, é fundamental que a empresa conte com uma plataforma que ajude a gerenciá-la.

As plataformas de defensores ajudam a estimular o engajamento dos clientes através da gamificação, eficaz na aproximação das marcas com seus embaixadores, pois ajuda a aumentar a interação entre eles.

Por isso, aposte em um programa que fortaleça o relacionamento com o seu público-alvo, seja ele de clientes internos ou externos. Procure investir em estratégias como, por exemplo, o endomarketing, que ajuda a melhorar o clima organizacional e engajar os colaboradores para se tornarem embaixadores.

Assista nosso Webinar gratuito: Como utilizar a gamificação para engajar e fidelizar clientes.

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