6 práticas para melhorar seu programa de indicação

Confira formas de tornar o seu programa de indicação mais efetivo, aprofundando a relação com os seus consumidores

Ao contrário do que se imagina, os consumidores não gostam apenas de difamar as empresas. A realidade é que muitos clientes não se importariam em indicar o seu produto ou serviço. Uma pesquisa realizada pela Texas Tech mostrou que mais de 8 em cada dez consumidores – 83% – fariam isso sem o menor problema, embora apenas 29% alegam terem agido nesse sentido. Por qual motivo não o fazem, então?

A resposta é mais simples: não lhes foi pedido. Sim, pedir por uma indicação não parece o caminho mais correto, já que esperamos que as colaborações sejam voluntárias.

No entanto, se a experiência foi positiva e o produto atinge os propósitos, não há motivo para não entrar em contato com esse consumidor. Além disso,  o cliente deve ser fidelizado com vantagens ao sugerir a sua empresa para amigos, familiares e colegas de trabalho.

Em alguns casos, não há nem sequer a necessidade de oferecer outros benefícios, pois basta saber interpelá-los da maneira correta e fazer com que a jornada de compra seja acelerada. Abaixo, veja 6 práticas para melhorar o seu programa de indicação.

Como melhorar seu Programa de Indicação:

1 – Seja próximo dos consumidores

Não adianta começar a pedir referências e indicações para os seus consumidores a toa. É preciso construir uma relação profunda e fidelizá-los aos produtos e serviços vendidos pela sua empresa. Isso só é possível a partir da qualidade do seu trabalho e do propósito de oferecer uma boa experiência a quem deseja se relacionar com a sua empresa.

Para isso, o marketing de defensores é uma estratégia válida e que deve ser usada, fazendo com que a sua empresa identifique potenciais pessoas apaixonadas pela marca e as razões por trás disso.

A partir dessa descoberta, é possível buscar novas oportunidades e meios de se aproximar e ter uma relação duradoura com os clientes, incluindo programas de recompensas e de reconhecimento a quem merecer integrar essa comunidade.

Integre a empresa de forma que todos os setores conheçam essa iniciativa e possam usá-la quando for necessário: a equipe de vendas pode se comunicar com um defensor para avaliar um tipo de abordagem, por exemplo.

2 – Mantenha seus canais de comunicação abertos

Muitos consumidores buscam se comunicar com a sua empresa e é preciso que ela não só exista, como saiba se relacionar com os clientes em cada um desses meios, seja um fórum, uma plataforma, uma rede social ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor.

Nesses canais, é importante manter uma via de duas mãos sempre aberta, garantindo que os clientes possam sugerir melhorias e formas de abordagem, mas deixando claro que a empresa também vai se comunicar por esses meios.

Com essa relação, é possível identificar como o cliente gostaria de ser contactado; quais os motivos de sua última indicação a amigos; se ele costuma seguir as indicações; entre outras possibilidades. Ouvir seus clientes é fundamental para melhorar seu programa de indicação.

3 – Dê mensagens claras

Está lançando um novo produto ou serviço? Seus consumidores mais fiéis já tiveram acesso a ele e poderiam auxiliar na divulgação de seus pontos fortes? Comunique-se com os seus defensores e use as estratégias ao seu alcance, como as recompensas.

Ninguém é vidente para saber quais as expectativas sobre um relacionamento. Por isso, é importante que a empresa se comunique de forma clara – incluindo instruções sobre como indicar, se os consumidores acharem pertinente.

Além disso, muitos clientes podem adorar os seus produtos, mas não terem conhecimento de sua estratégia e de seu público-alvo. Não pressuponha que eles tenham esse conhecimento e simplifique essa relação: especifique quem seria uma boa indicação, o tipo de consumidor buscado, o papel que a empresa quer assumir e os problemas que gostaria de solucionar.

4 – Jamais esqueça a transparência

Como vai funcionar seu programa de indicação? Quais são as vantagens esperadas em um programa de recompensas? Esses são dois exemplos de perguntas que podem ser feitas, e a sua empresa precisa estar disposta a dar as respostas da forma mais transparente possível.

Por isso, elaborar um conteúdo dando algumas informações básicas pertinentes pode ser importante:

– Como esse programa de indicação funciona

– Como as informações obtidas serão usadas

– Quem será o contato destas pessoas

– Como vai funcionar o programa de recompensas e as pontuações (se existirem)

Ser transparente e aberto a ouvir as sugestões é um caminho muito esperado pelos consumidores e que vai fazer com que a sua empresa ganhe pontos para ser mais indicada e atingir os propósitos de recomendação.

5 – Potencialize a relação com criatividade, diversão e competição

Independentemente do setor de atuação de sua companhia, a criatividade e a capacidade de fazer divertir sempre serão valorizadas pelos consumidores. Portanto, por mais que a atuação seja em uma área potencialmente perigosa, é importante ter essa regra em mente para se buscar uma abordagem mais eficiente.

A competitividade também é algo que pode ser explorada. Imagine conceder um prêmio (um acessório que gere interesse, por exemplo) às pessoas que recomendarem a empresa mais vezes consecutivas em um determinado período de tempo.

O processo de gamificação está se difundindo cada vez mais, mesmo em áreas nas quais não se espera mudanças. As possibilidades são inúmeras, mas a área de atuação e o perfil de público vão definir o sucesso dessas estratégias.

6 – Agradeça

O reconhecimento é um dos caminhos mais simples e que, possivelmente, levou muitas pessoas a se tornaram defensores da sua marca. Mesmo que eles já estejam em um programa de recompensas, recomendar sua empresa em determinada área é uma das formas de confiança mais amplas no mundo dos negócios.

Nesse contexto, é importante que a empresa saiba agradecer, indo além das premiações. O sentimento de pertencimento e de saber que, de certa forma, está contribuindo para a melhoria e a difusão de bons produtos ou serviços é algo que será valorizado pela sua comunidade. Algumas sugestões:

– Sua empresa vai organizar um evento? Por que não convidar os defensores ou liberar acesso livre para que acompanhem online?

– O software do seu produto será atualizado? Deixe que sejam os primeiros a conhecer as novidades.

Não se trata só de dinheiro, mas de fazer parte.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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