Provas Sociais: Por que elas são tão importantes e como usá-las a seu favor

Provas Sociais são evidências de pessoas que tiveram uma Experiência com uma empresa e são Importantes para Fortalecer a Marca! Saiba mais.


Já falamos por aqui em diversos artigos sobre o poder que a opinião das pessoas tem de influenciar na decisão de compra de outros consumidores. Com isso, as empresas podem utilizar essas opiniões a seu favor em suas estratégias de marketing e vendas.

Podemos entender tais comentários dos consumidores como Provas Sociais, que segundo estudos, atuam como argumento persuasivos baseados no comportamento de um grupo, capazes de levar a uma ação esperada por apresentar um consenso pelo grupo.

Ou seja, se um grupo de pessoas indica uma marca, produto ou serviço como sendo bom, isso se torna um consenso entre elas, podendo dessa forma, influenciar outras pessoas a terem essa mesma experiência através da compra.

Se você quer entender melhor como isso funciona, continue a leitura! 

Provas Sociais: Você sabe o que são?

As provas sociais são quaisquer evidências de que alguém já teve alguma experiência com uma empresa, seja com algum produto ou serviço. Esses consumidores, não apenas tiveram esse contato com a marca, como também possuem uma opinião formada sobre ela.

Essa opinião pode ser expressa através de comentários nas redes sociais, avaliações, depoimentos ou reclamações em sites de opinião. Além disso, as provas sociais também estão presentes no marketing boca a boca, que consiste na indicação de marcas com quem tivemos boas experiências.

Atualmente, os consumidores buscam por feedbacks em diversas fontes antes de uma decisão de compra. Com esse novo comportamento, as provas sociais passaram a ser ainda mais importantes para um negócio, pois podem fazer toda a diferença em sua presença digital.

Dessa forma, a prova social atua como uma espécie de gatilho mental, capaz de influenciar na decisão de compra dos consumidores.

Por que elas têm tanta relevância?

As provas sociais são muito importantes para estabelecer um relacionamento de confiança com o público. Isso porque elas trabalham com o emocional dos consumidores.

Contudo, é importante lembrar que para conseguir essas provas sociais positivas, é preciso proporcionar uma boa experiência ao cliente em toda a sua jornada. Dessa forma, os depoimentos positivos são apenas uma consequência de um serviço de qualidade e do bom atendimento oferecido.

A maioria das pessoas, tende a compartilhar suas experiências com conhecidos, tanto as boas quanto as ruins. Assim, os clientes que estiverem satisfeitos com a experiência que tiveram em um serviço ou processo de compra, têm grande probabilidade de expressar sua opinião em diversas redes.

Confira mais alguns fatores que fazem com que as provas sociais tenham tanta relevância para a sua empresa:

  • Elas ajudam a aumentar a sua autoridade sobre o seu nicho de mercado;
  • Melhoram a imagem da marca e promovem mais transparência;
  • Aumenta as taxas de conversão;
  • Atuam no crescimento de um negócio;
  • Ajudam a conquistar novos clientes, convencidos pela opinião de terceiros;
  • Fortalece a fidelidade dos clientes, pois cria a sensação de pertencimento;
  • Aumenta o alcance das marcas.
webinar customer experience

Como usar as redes para produzir Provas Sociais

Negócios de todos os portes podem produzir provas sociais utilizando suas próprias redes sociais, aliás, elas são um canal excelente para fornecer informações a respeito das empresas. Confira a seguir, como fazer isso:

Instagram

Para conseguir provas sociais através do Instagram é importante desenvolver uma estratégia para estimular as pessoas a compartilharem suas experiências com sua empresa na rede.

Você pode fazer isso de várias formas, usando uma hashtag específica, promovendo um concurso, sorteio, entre outras opções. Lembrando que é preciso conseguir rastrear esse conteúdo na sequência, para verificar os comentários que podem ser utilizados como prova social.

É importante ressaltar que os clientes precisam autorizar o uso da sua avaliação antes da empresa publicá-la. Todos esses comentários obtidos, podem ser utilizados como uma fonte contínua de provas sociais, utilizando esse engajamento no Instagram para fortalecer também a sua presença digital.

Facebook

Na página do Facebook de uma empresa, é possível estimular os clientes a deixarem comentários na área de avaliações. Se você possui um local físico, também pode incentivá-los a fazer check-in ao chegarem no seu estabelecimento. 

O que muitas empresas costumam fazer, é colocar o check-in como uma etapa para o cliente se conectar à wi-fi do local. As avaliações e check-ins no Facebook, ajudam a engajar sua comunidade online e dão mais credibilidade ao estabelecimento, além de servirem como prova social (com a autorização do consumidor, claro).

Como utilizá-las a favor da sua empresa

Sua estratégia deve ser focada em engajar seus clientes a deixarem avaliações no seu site, redes sociais, pesquisas de atendimento, ou em outras redes. Isso porque quanto mais pessoas falarem sobre a sua marca, maiores são as suas chances de atrair e influenciar novos clientes.

Com isso, você pode utilizar as provas sociais a favor da empresa, com o objetivo de influenciar na decisão de compra de potenciais clientes. Ela pode ser usada como um gatilho mental para vender mais.

A prova social mostra aos potenciais clientes ou leads que as pessoas estão adquirindo seus produtos e serviços e que estão satisfeitos com o resultado. Dessa forma, ela atua criando a sensação de pertencimento a uma comunidade que compartilha dos mesmos interesses.

Sabemos que as pessoas estão sempre em busca dessa identificação e gostam de fazer parte de algum grupo. Além disso, as provas sociais também podem ser utilizadas como cases de sucesso da sua empresa, atestando a eficácia daquilo que ela oferece.

Para isso, você pode apresentar os cases de sucesso de acordo com o estágio do funil que o lead está. A ideia é que ele se identifique com esse grupo de sucesso e, com base nisso, decida fechar o negócio.

Sua empresa também pode (e deve) apresentar os depoimentos dos clientes em seu blog, site ou landing page. Uma dica é usar também a favor da sua marca os reviews feitos por clientes ou influenciadores sobre seus produtos e serviços.

A ideia, é mostrar ao seu público tudo o que está acontecendo ao redor da marca, para criar uma proximidade e fortalecer o senso de pertencimento.  Tudo isso, facilita o processo de decisão e ajuda no crescimento de seu negócio.

Dicas para conquistar provas sociais

Já citamos algumas formas de conseguir provas sociais ao longo do texto, contudo, listamos a seguir mais algumas dicas para te ajudar. Confira!

Utilize o Marketing de Defensores

O marketing de defensores é uma das melhores formas de conquistar provas sociais. Isso porque os defensores da marca falam sobre a empresa em suas redes sociais e outros veículos.

Uma das fontes mais confiáveis de informações a respeito de uma marca são as pessoas, principalmente os clientes, que são pessoas reais falando sobre suas experiências positivas com a empresa. Esses comentários e avaliações são excelentes provas sociais para fortalecer a imagem da empresa e atrair mais clientes.

Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário dão as provas sociais com maior credibilidade, pois costumam ser feitas de forma espontânea e orgânica. Ao receber reviews e comentários dos seus clientes, salve um print e peça autorização para publicar em suas mídias.

Lembre-se sempre de deixar aberto em suas redes sociais um campo para que as pessoas deixem suas opiniões e comentários, e incentive-os a fazer isso.

Leia também: 6 Marcas que se deram bem com o conteúdo gerado pelo usuário

Use também as críticas e reclamações

É isso mesmo, as críticas e reclamações também podem ser utilizados a seu favor, com o objetivo de fortalecer seu relacionamento com o público. E como você pode fazer isso? Simples, basta compartilhar alguns comentários negativos e mostrar como a empresa trabalha para resolver esse tipo de situação.

Dessa forma, você exerce a transparência com seu público e mostra que é uma empresa real, que também passa por situações negativas, mas busca da melhor forma resolvê-las para reverter a situação.

Ao mostrar a reclamação do cliente, coloque também sua resposta com a resolução do problema, demonstrando sua atenção e cuidado com o cliente, o que demonstra profissionalismo e comprometimento com seu público.

Promova as conquistas dos representantes da marca

Os colaboradores da sua empresa são os primeiros clientes da organização. Dessa forma, é importante enaltecer de forma pública todas as conquistas de sua equipe, pois isso valoriza os profissionais e também sua marca empregadora.

Ao comemorar as conquistas dos colaboradores, isso fomenta a credibilidade da empresa e mostra que ela está bem posicionada no mercado. Além disso, os colaboradores acabam atuando como influenciadores da sua marca nas redes sociais, compartilhando suas experiências positivas na organização.


As provas sociais são de extrema importância para o seu negócio, e para consegui-las você pode apostar em uma estratégia de defensores da marca, que atuam compartilhando opiniões positivas a respeito da sua empresa de forma espontânea na web.

Saiba mais sobre o Marketing de Defensores e como ele pode ajudar a sua marca!

o que é marketing de defensores

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X