GUIA: saiba tudo sobre as Recompensas Digitais

As Recompensas Digitais são conteúdos gratuitos disponibilizados na internet, que podem ser acessados mediante informações de contato. Saiba Mais!

A todo momento enquanto navegamos pela internet, nos deparamos com diversos materiais que são disponibilizados de forma gratuita. Para acessá-los, basta fazer um breve cadastro e pronto, o conteúdo está disponível para você.

Essa é uma excelente estratégia para atrair novos clientes e mostrar um pouco do seu trabalho. Esses conteúdos são conhecidos como recompensas digitais, cada vez mais comuns na web.

Mas você sabe como essa estratégia funciona e se ela é realmente eficiente? É isso que vamos te contar no texto de hoje. Se você quer conhecer uma forma de atrair mais leads, despertar a curiosidade do público e criar uma lista de contatos de potenciais clientes, continue a leitura! 

O que são Recompensas Digitais?

Recompensas Digitais, também conhecidas como iscas digitais, são materiais diversos utilizados para atrair clientes para uma empresa. Esse material é sempre gratuito e pode ser oferecido em diversos formatos, como um conteúdo relevante, por exemplo.

Elas são oferecidas através de páginas desenvolvidas exclusivamente para esse fim, as chamadas landing pages, ou páginas de captura, que contém todas as informações sobre as recompensas digitais disponibilizadas.

Além disso, essas páginas contêm um formulário que coleta alguns dados pessoais, como nome, e-mail, organização que trabalha e sempre um botão para a ação, que no caso serve para acessar o material disponibilizado. Ou seja, o usuário só consegue acessar o conteúdo após preencher as informações.

Uma característica essencial de toda recompensa digital é a qualidade e exclusividade do material. Dessa forma, é importante deixar claro para o cliente que mesmo o conteúdo sendo gratuito, ele é inédito e exclusivo, para despertar ainda mais o interesse do público!

Nem precisamos dizer que não basta apenas falar, é preciso realmente produzir um material de valor, que faça com que as pessoas queiram muito ter acesso e ele, ou ainda melhor, queiram compartilhá-lo com outras pessoas.

Para que serve e por que utilizar na sua Empresa?

A recompensa digital é muito utilizada como ferramenta para atrair leads, uma estratégia bem comum no Marketing de Conteúdo e em outras áreas. Ela serve como uma forma de oferecer algo interessante às pessoas em troca do seu contato.

Vale lembrar que esse não é qualquer contato, mas o de alguém que se interessa por um assunto relacionado ao seu produto ou serviço. Dessa forma, a recompensa digital é vantajosa tanto para a empresa, quanto para o cliente.

A lista obtida pode ser utilizada para criar um relacionamento com as pessoas que acessaram o material, para informá-los melhor sobre seu produto ou serviço com objetivo de despertar o interesse em comprá-los. 

É bom ressaltar que essa lista de contatos é feita com o consentimento das pessoas, que concordam em compartilhar seus dados em troca do material oferecido pela empresa.

Mas, para ser possível atrair esse público, a empresa precisa oferecer um conteúdo que gere muito valor para a audiência. Além disso, é importante que o conteúdo seja algo que ensine algo ou resolva algum problema da sua persona.

Tipos de recompensas digitais

As recompensas digitais são uma excelente forma de iniciar um relacionamento com pessoas que podem ser futuros clientes. Mas é importante lembrar que cada consumidor tem um perfil específico.

Por isso, pode ser que a sua empresa precise ter diferentes tipos de recompensas para disponibilizar, dessa forma, você consegue atrair mais pessoas. Confira a seguir alguns tipos de recompensas digitais que você pode oferecer:

E-book

Os e-books estão entre as recompensas digitais mais comuns atualmente. Ele é um infoproduto bastante valorizado, pois é um material com um conteúdo bastante aprofundado.

Mas para ele gerar interesse e valor para a sua marca, precisa ter um tema interessante e com bastante visibilidade, além de um bom layout e design. O e-book é prático, pois pode ser disponibilizado em um arquivo pdf, que você pode ler no celular, computador ou leitor digital, e até imprimir.

Infográfico

Os infográficos são materiais que misturam texto e imagem, e transmitem o conhecimento de forma prática e dinâmica. Ele é muito utilizado para apresentar gráficos, números, resultados de pesquisas e coisas do tipo.

Além disso, ele é fácil e rápido de fazer, podendo até mesmo ser feito online, sem precisar de um editor de imagens. Os infográficos são bastante informativos e fáceis de compartilhar, o que é mais uma vantagem dessa recompensa digital.

Confira um exemplo de infográfico: Marketing de Defensores em números: resultados reais de clientes da Peepi

Webinars

Os webinars são outra tendência muito utilizada como recompensa digital, pois possuem baixo custo para produzir, apesar de exigir um bom computador, câmera, áudio e outros aparelhos, e possuem um formato de conteúdo bastante atraente. 

Ele pode ser uma palestra online (significado de webinar em português), uma aula curta ou um debate com um (a) especialista de alguma área. É importante que no evento exista um número limitado de pessoas, para que seja possível haver uma interação com o público.

Templates

Os templates são uma excelente opção de recompensa digital, pois são um infoproduto bastante úteis no cotidiano. Eles podem ser modelos prontos e editáveis de planilhas, apresentações em slides, calendários, modelos de documentos, quadros do Trello ou semelhantes, entre outros.

Uma das vantagens do template é que ele é um material relativamente fácil de desenvolver, e você não precisa de tantas ferramentas para isso. Em geral, as ferramentas mais utilizadas são o Canva, Google Drive, Excel, Word, Powerpoint e semelhantes.

Videoaula

As videoaulas também fazem muito sucesso como recompensa digital, principalmente quando se trata de um passo a passo ensinando algo útil, de acordo com o nicho de atuação do seu negócio.

Essa opção dá um pouco de trabalho, pois exige um roteiro, gravação e edição de vídeo. Contudo, é um material bastante rico e assertivo, que pode criar bastante interesse e engajamento.

Quiz

O quiz é uma recompensa digital bastante utilizada para a captação de leads, pois gera bastante interesse e curiosidade, além de ser um conteúdo que costuma viralizar facilmente.

Ele consiste em desenvolver perguntas e respostas, que gerem um resultado com uma análise de perfil. Essa estratégia utiliza a gamificação para promover questionários com resultados que podem ser compartilhados nas redes sociais.

Esse tipo de material é bastante utilizado e gera bastante engajamento nas redes sociais, principalmente no Facebook. Para elaborar, você pode utilizar ferramentas desenvolvidas especialmente para isso. 

Podcast

Os podcast estão bastante em alta e não necessitam de tantos recursos para gravar. Basta ter um bom celular ou gravador e um ambiente silencioso para produzir o material. Mas vale lembrar que esse conteúdo precisa conter assuntos relevantes e discussões embasadas, que podem ser um debate, uma entrevista com algum especialista, entre outros.

Curso

Os cursos gratuitos são recompensas digitais que geram bastante interesse, principalmente se o tema for bom e o material bem elaborado. Contudo, um curso é um infoproduto que demanda bastante trabalho para produzir.

Em contrapartida, todo esse esforço vale a pena, pois um curso é uma excelente forma de mostrar ao seu público que você é especialista no seu nicho, o que aumenta a sua autoridade e credibilidade no mercado.

Kits

Os kits nada mais são do que um compilado de recompensas digitais que você já tem. Ele pode ser uma série de conteúdos em formato de e-books, e como material complementar, o kit também pode ter uma videoaula ensinando como colocar em prática o conteúdo e uma planilha para acompanhar seu desenvolvimento, por exemplo.


Para definir qual a melhor opção de recompensa digital para o seu negócio, é preciso primeiramente conhecer bem o seu público e identificar suas necessidades. Dessa forma, é possível entender como você pode ajudá-lo e qual o formato de conteúdo mais indicado para isso.

De início, prefira as opções de recompensas mais práticas e que não exigem um investimento em plataformas. Com o passar do tempo, conforme você identifica a receptividade do seu público, você vai adequando a estratégia e investindo conforme achar necessário.

Acesse o nosso Blog e conheça as Recompensas Digitais que a Peepi tem para você. São diversos materiais gratuitos com conteúdos exclusivos!