8 ideias de recompensas para seu programa de Marketing de Defensores

Defensores de marca são aqueles dispostos a ajudar na divulgação da empresa nas redes sociais. Mas como retribuir essa dedicação? Confira algumas ideias de recompensas para o programa de Marketing de Defensores da sua empresa.


Entre filósofos e líderes, muitas pessoas dedicam seu tempo tentando entender o que motiva um indivíduo. E como podemos usar essa compreensão da motivação para aumentar a produtividade e o desempenho das pessoas? Embora não haja uma resposta concreta sobre o que motiva cada pessoa no mundo, sabemos que vincular a ação desejada a incentivos ou recompensas pode ajudar muito a despertar o engajamento e a motivação de alguém.

No Marketing de Defensores, a recompensa é o passo onde uma marca retribui a dedicação do defensor e suas ações em prol da marca. Mas qual é a melhor forma de recompensá-lo para que ele continue engajado com a empresa?

Nesse artigo, iremos apresentar algumas recompensas que você pode utilizar para manter o cliente sempre satisfeito e com vontade de defender sua empresa nas redes sociais.

Por que recompensar e incentivar seus defensores de marca?

Por que eu preciso recompensar meus defensores de marca? Eles não deveriam querer compartilhar meu conteúdo por conta própria? A resposta é não.

Nosso conselho estratégico é não pensar no incentivo ou recompensa como um pagamento ou suborno. Você não está “comprando” a defesa de alguém em longo prazo. Afinal, você deseja que seus defensores sejam autênticos ao compartilhar suas mensagens. Você quer promover a lealdade, e é difícil cimentá-la se você estiver pagando por isso.

Em vez disso, pense em seus incentivos e recompensas como a forma de seu programa de dizer “obrigado” a seus defensores por sua atividade contínua e apoio ao programa. Afinal, eles estão doando seu tempo, energia e redes sociais para ajudar a compartilhar as principais mensagens de conteúdo de sua marca. Assim, o mínimo que você pode fazer é mostrar a eles que valoriza a participação deles em seu programa.

Primeiros passos antes de colocar em prática uma recompensa no seu programa de Marketing de Defensores

Criar uma recompensa pode ser uma atividade leve e criativa. Apesar de existirem algumas recompensas que já se provaram ser efetivas, como iremos apresentar a seguir, criar um novo tipo de incentivo é algo muito bem-vindo.

Porém, na hora de filtrar se as ideias realmente podem ser aplicadas ao programa de defensores da sua marca, é interessante levantar alguns questionamentos?

  • Se eu fosse um defensor, esse incentivo seria atraente para mim?
  • O incentivo faz sentido como parte de seu programa de marca?
  • Seu valor (percebido ou monetário) está alinhado com as ações que estou pedindo aos meus defensores?

Se a resposta for não a qualquer uma das perguntas acima, é interessante considerar a otimização de seus incentivos. A seguir, apresentamos algumas maneiras pelas quais recomendamos recompensar seus defensores pela participação em seu programa de Customer Advocacy ou Employee Advocacy.

Ideias de recompensas para os defensores de marca

Faça um concurso ou sorteio

Uma das recompensas mais comuns utilizadas pelas marcas é a criação de um concurso ou sorteio para os clientes que entram no programa de Marketing de Defensores.

Muitas marcas usam essa forma de incentivo por um motivo simples: funciona! Isso porque os defensores ficam entusiasmados com a oportunidade de ganhar uma viagem, um celular ou um produto exclusivo, por exemplo.

No entanto, a desvantagem é que, se o prêmio for muito bom, você pode atrair para o seu programa pessoas que estão lá apenas para ganhar o prêmio. Desse modo, para ajudar a mitigar esse risco, considere manter sua premiação na marca e relacionada diretamente ao seu público-alvo. Vincular o concurso ou sorteio à persona da sua empresa ajudará a recrutar defensores que realmente se preocupam com sua marca e investem em seu sucesso, não um público que deseja apenas ganhar um prêmio.

Forneça aos defensores de marca acesso a conteúdo exclusivo

Incentive seus defensores a aderir e participar de seu programa de Marketing de Defensores fornecendo-lhes acesso a um conteúdo exclusivo ou acesso antecipado ao conteúdo antes de ir ao ar. Isso pode incluir recursos privados, postagens em blogs, vídeos ou até mesmo amostras de novos produtos.

Crie e fomente um senso de exclusividade que comunique ao defensor que a participação dele no programa de Marketing de defensores da sua marca o diferencia dos fãs de outras marcas.

Dê aos defensores um tratamento VIP

Além de dar aos seus defensores acesso a conteúdo exclusivo, considere também dar-lhes acesso a níveis exclusivos de serviço. Torne-os VIPs.

Por exemplo, um restaurante pode dar aos seus defensores estacionamento gratuito. As marcas que possuem e-commerce podem fornecer frete grátis, ofertas exclusivas de produtos ou até mesmo descontos. É possível também dar ao defensor um upgrade de serviço, como fez a Dropbox.

Forneça descontos e ofertas exclusivos 

Por falar em descontos online, considere criar descontos exclusivos ou ofertas de produtos disponíveis apenas para os defensores de sua marca (e seus amigos).

Lembre-se de que o objetivo do incentivo é comunicar que você valoriza ter o defensor em seu programa. Ao dar aos seus defensores a oportunidade de economizar mais do que o cliente comum, você está reafirmando que agradece a participação deles no programa.

Além disso, você pode permitir que seus defensores de marca compartilhem este desconto com seus amigos e familiares. Isso não apenas dá a eles o desconto, mas também permite que aumentem seu status social com os amigos e familiares.

Divulgue seus defensores nos canais de comunicação da empresa

Falando em elevar o status de um defensor, algumas marcas tiveram sucesso motivacional ao reconhecer publicamente seus defensores nos seus canais de comunicação. Isso inclui redes sociais, conteúdo patrocinado, anúncios de TV, impressos e até mesmo campanhas em outdoors.

Este tipo de reconhecimento público faz com que o defensor se sinta valorizado e famoso, além de amar representar uma marca que tanto ama. Além disso, outros consumidores podem criar o interesse em se tornarem defensores, para serem os próximos a serem reconhecidos pela marca.

Organize eventos especiais para seus defensores

Reunir seus defensores em um evento, virtual ou não, pode ser uma maneira poderosa de sua marca cimentar o relacionamento com esses clientes. Além do sentimento de exclusividade, os defensores ficam tentados a compartilharem sua participação nas redes sociais.

Uma ideia legal é permitir a seus defensores a oportunidade de conhecer e cumprimentar líderes da empresa ou até mesmo uma celebridade convidada como parte do evento.

Faça doações em nome do seu programa de Marketing de Defensores

Nem todos os defensores são motivados por ganhos pessoais. Por isso, alguns programas de Marketing de Defensores podem explorar a natureza altruísta do seu defensor.

Isso significa que a recompensa pode ser uma doação, por parte da empresa, para uma organização sem fins lucrativos ou de caridade. A escolha da instituição, inclusive, pode ter participação dos próprios defensores. 

As doações e outras contribuições sem fins lucrativos podem não apenas ajudar a motivar seus defensores a compartilhar mais conteúdo em seus canais sociais, mas também podem ajudar a melhorar a imagem pública de sua marca.

Surpreenda os defensores 

Quem disse que você tinha que vincular todos os seus incentivos a um calendário mensal de prêmios? Para seus defensores superestrelas, considere mostrar sua apreciação enviando-lhes um presente simplesmente por serem defensores incríveis. Algumas marcas podem enviar bolos personalizados, outras podem enviar pequenos brindes, outras simplesmente uma nota de agradecimento.

Existe um pouco de mágica que acontece quando um defensor não espera que seus esforços sejam recompensados.


Pronto para começar? Deixe a Peepi trabalhar com você para criar o cronograma de recompensas ideal para seu programa de Marketing de Defensores. Entre em contato hoje mesmo para agendar uma demonstração personalizada gratuita e saber como podemos ajudar.