Como o Marketing de Defensores ajuda no relacionamento com egressos

Seus ex-universitários são os melhores defensores que uma instituição de ensino poderia ter, carregando enorme potencial para atrair novos alunos e divulgar eventos e cursos. Saiba como melhorar o relacionamento com egressos e transforme em uma poderosa ferramenta do Marketing Educacional

Um Programa de Defensores não visa apenas enfrentar uma das principais dificuldades das Universidades do Brasil neste momento: a captação de alunos.

Trata-se de uma poderosa ferramenta para atuar em outras duas frentes, a retenção de universitários ao longo do curso, assim como no relacionamento com os egressos.

Um raciocínio simples explica a importância dos ex-universitários em uma estratégia de Marketing de Defensores para universidades: eles estiveram na instituição por anos, conhecem os cursos e os professores e sabem como este período universitário foi importante para a construção de sua carreira profissional e vida pessoal.

Ou seja, eles são, na realidade, os melhores advogados e defensores que a sua instituição poderia ter.

O poder dos egressos

Por esse motivo, o Programa de Defensores não deve levar em conta apenas os atuais universitários, mas manter um canal de diálogo aberto com os egressos.

Eles precisam até mesmo de um espaço específico, no qual podem se relacionar com ex-colegas – por meio da universidade – e se motivar com isso, a ponto de se tornar um defensor da instituição.

A relação com os egressos precisa ser planejada de forma distinta a da captação de alunos, pois estamos falando de pessoas mais experientes, com menos tempo livre e mais interessadas em atividades que possam enriquecer sua carreira.

retenção de alunos

Se mais egressos passarem a integrar as iniciativas de defensores, as conversas nas redes sociais começam a falar por si só, gerando vantagens para a universidade.

Um relatório desenvolvido nos Estados Unidos – o Social Admissions Report – confirmou que quase 7 em cada 10 estudantes (67%) são influenciados pelas conversas observadas nas redes sociais.

Portanto, quanto mais pessoas relembrando os bons momentos vividos na instituição, maior o poder de atração.

Veja como um programa específico pode auxiliar na relação com os egressos:

1 – Comece ouvindo

O que os egressos pensam da instituição? Será que eles estão interessados em participar de iniciativas de defensores?

O programa pode se iniciar de forma privada e restrita, por meio de fóruns ou comunidades fechadas, com pessoas-chave, seguindo a indicação de coordenadores e de professores.

Esses feedbacks serão uma oportunidade de ouro para planejar a iniciativa

2 – Envolva o maior número de egressos possíveis

Uma pessoa pode ter verdadeiramente se apaixonado pelo período vivido na universidade, mas, de repente, não houve mais contato com a instituição.

Os acadêmicos de destaque durante o curso ou profissionalmente podem até ser chamados esporadicamente para eventos dos cursos, ganhar descontos em pós-graduação, mas, via de regra, essa relação chegou ao fim ao erguer o braço com o canudo na cerimônia de formatura.

Há sempre pessoas mais fáceis de se aproximar: os egressos costumam buscar reencontrar os antigos colegas, um momento para relembrar o passado e estreitar relações profissionais.

No entanto, essa aproximação precisa ser feita de forma pessoal, evitando mecanismos automatizados, como campanhas de e-mail marketing.

Procure pessoas mais dispostas a integrar este tipo de atividade.

3 – Desenvolva e dissemine conteúdo para esse público

Após contatar os egressos mais próximos da instituição, eles podem ser a referência no compartilhamento de conteúdo para a sua rede de contatos.

Os convites e os eventos terão mais engajamento quando os egressos começaram a compartilhar essas informações em suas redes sociais particulares.

Por mais que a instituição se esforce, o seu conteúdo vai atrair mais pessoas se for compartilhado pelos ex-acadêmicos, que, provavelmente, contam com um grande número de egressos em suas redes.

Dessa forma, a informação vai se disseminando, conforme o planejado.

4 – Os egressos enxergarão a instituição como uma fonte para recrutamento

Os egressos conhecem a qualidade do curso e dos professores e, por esse motivo, podem enxergar a instituição como uma fonte para o recrutamento de estagiários e trainees.

Neste caso específico, esses casos se tornam uma verdadeira relação ganha-ganha: ótimo para os estudantes, que podem encontrar uma oportunidade profissional; e para as empresas e egressos, que encontrarão profissionais competentes dispostos a aprender.

5- Crie uma comunidade de egressos

Os seus egressos estão espalhados pelo mundo e gostariam de manter contato com os ex-colegas.

A instituição pode ser um meio para os reencontros a partir de uma comunidade específica.

Quer saber como construir uma comunidade online para que sua Instituição se relacione com os egressos? Veja como aplicar!


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No entanto, há a necessidade de ter sucesso em algumas ações simples, tais como:

– Conectar com os ex-colegas em seus próprios termos e até mesmo buscar novas conexões;

– Encontrar conteúdo relevante a respeito da instituição, dos segmentos e novidades acadêmicas;

– Proporcionar os reencontros (divertidos e saudosos) com os ex-colegas;

– Ser convidado para eventos e atividades da instituição;

– Integrar um programa de valorização específico para os graduados;

Estimule a competição por meio de gincanas, dentro de um programa de reconhecimento.

O objetivo é que esta comunidade tenha vida própria, acesso exclusivo e limitado e, periodicamente, conte com eventos e atividades organizadas e planejadas pela própria instituição.

7 – Dê oportunidades para que falem

Quantos egressos superaram enormes barreiras na vida a partir de sua formação universitária?

Eles podem ter grande interesse em relatar a sua história para o público.

Iniciativas como blogs ou mesmo o simples encorajamento para que os egressos falem sobre as suas vidas depois de um período de formados vão ter engajamento nas redes sociais e newsletters institucionais, atingindo ex-colegas e mesmo prospectos.

Ao ver um ex-colega relatando sua história, outros egressos podem manifestar interesse em fazer o mesmo.

8 – Não esqueça de agradecer

Um Programa de Defensores é uma iniciativa que visa estreitar o relacionamento.

Se os egressos estão participando das atividades, eles devem ser agradecidos, tanto em público (abertamente nas redes sociais) quanto de forma privada (pelos programas de reconhecimento).

Esse tipo de retorno é benéfico para a instituição e para o profissional.

9 – Monitore os seus egressos

Suas turmas estão formadas?

Como estão estes alunos?

Eles se desenvolveram?

Estão morando em outro país?

São referências em sua área de atuação.

Com essas informações, é possível estar próximo das pessoas em um relacionamento verdadeiro, oferecendo conteúdo, cursos e oportunidades sob medida para esta pessoa.

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