Como criar um relacionamento com o cliente e montar um exército de defensores da sua marca

Antes de se tornar um defensor de marca, o cliente deve se sentir à vontade em compartilhar informações com a marca – e isso se dá pela criação de um bom relacionamento com o cliente.

Já imaginou se você pudesse ler a mente dos seus clientes? Seria a forma mais rápida e fácil para conhecê-los em um nível pessoal, parte necessária para estabelecer bases para criar estratégias de comunicação e engajá-los. Também seria a maneira perfeita para criar uma relação de lealdade entre a marca e o cliente.

Mas, infelizmente, nós não temos esse superpoder – no entanto, na nossa experiência, existe uma solução: um programa de Marketing de Defensores.

Então, como conhecer seus clientes bem o bastante para desenvolver um programa que realmente conversa com o público? Continue lendo e conheça 4 dicas para engajar clientes, aprofundar o relacionamento com o cliente e como o Marketing de Defensores te ajudará a criar comunidades de embaixadores para sua empresa.

1. Faça pesquisas para conhecer mais a fundo o cliente

Primeiro, você precisa criar um espaço para que os usuários se conectem entre si e com sua equipe por meio de um engajamento interativo, como as próprias redes sociais da empresa ou uma plataforma específica para comunidade de defensores. Assim, ter um canal de comunicação bidirecional dará a seus clientes um senso de propósito e autonomia, que muitas vezes não é possível alcançar facilmente por meio do e-mail marketing ou de anúncios pagos, por exemplo.

Em seguida, você pode criar uma pesquisa para avaliar os interesses e opiniões dos seus clientes. Isso porque, ter uma visão não apenas de suas vidas profissionais, mas também de seus interesses pessoais, tornará mais fácil interagir com eles. Além disso, é importante coletar e armazenar esses dados de uma forma que torne mais fácil segmentar seus clientes e personalizar sua experiência no futuro.

2. Conquiste a confiança exibindo a personalidade da sua marca e incentivando os clientes a fazerem o mesmo

Apresentar para seus clientes as pessoas por trás de seus produtos fará com que eles se sintam mais próximos de sua empresa e ajudará a humanizar sua marca. Além disso, permitir que eles se conheçam melhor – tanto no nível pessoal quanto profissional – gerará confiança.

Isso torna mais provável que suas equipes voltadas para o cliente obtenham percepções honestas do cliente, tornando possível que eles se tornem defensores da sua marca e aceitem desafios de engajamento mais facilmente.

3. Mostre a eles o lado divertido da sua marca para aumentar o envolvimento

Só porque seu relacionamento com o cliente é uma transação comercial, não significa que deva ser impessoal. Mostre a eles o lado divertido de sua equipe. Incremente suas comunicações típicas com o cliente com referências da cultura pop que seus clientes irão apreciar.

Além disso, vá além das mensagens que são atuais para seu setor ou função. Usar referências oportunas a eventos atuais, como esportes ou feriados, mostrará os interesses pessoais de sua equipe e tornará os clientes mais propensos a se envolver com suas campanhas e compartilhar suas próprias paixões.

4. Aprenda o que seus clientes realmente valorizam para motivá-los

Para entregar valor que vai além de um relacionamento com o cliente de compra e venda, você precisa perguntar a seus clientes o que eles precisam para prosperar (além de usar seu produto com sucesso) e dar a eles.

Ao ajudar seus clientes a resolver problemas profissionais maiores, interagir com colegas ou dominar uma nova habilidade, eles o verão como um consultor confiável que realmente os entende, em vez de apenas mais um fornecedor de produtos ou serviços.

Com a tecnologia certa, você pode usar os dados coletados para personalizar o conteúdo e as oportunidades de defesa que mostrar aos clientes no futuro.

O futuro pertence às empresas que criam relacionamento com o cliente e abraçam seus defensores

Conhecer seus defensores é indiscutivelmente a parte mais importante – e a mais difícil – do lançamento de um programa de marketing de defensores.

Mas se você investir tempo para compreender profundamente os pontos fracos, os interesses pessoais e os motivadores de seus defensores, a recompensa será enorme. Por quê? Porque você terá o plano para criar um programa que eles vão adorar.

E depois disso, incentivá-los a defender sua marca e divulgar seu amor será moleza. Nenhum superpoder necessário.

A melhor maneira de utilizar os Defensores de Marca é criando um Programa de Defensores de Marca. Empresas como a Comunitive oferecem soluções especializadas para isso. Vale a pena conferir!

Leia mais: Confira 5 canais para fortalecer o Relacionamento com seus Clientes

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