Entenda como utilizar o Remarketing para reter clientes e aumentar suas conversões

Remarketing é uma ação de Marketing direcionada para um consumidor que já teve contato com uma empresa, mas não efetuou a compra. Saiba mais!


Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo, de forma que nenhuma empresa pode deixar um potencial cliente passar pelo seu site sem ser impactado. Por isso, existem inúmeras estratégias de marketing disponíveis para não perder esses prospects.

Uma dessas estratégias possíveis é o Remarketing, bastante eficaz para relembrar visitantes do site que estavam observando algum produto, para concluírem a sua compra. Entenda como essa técnica funciona e como aplicar no seu negócio para não perder mais nenhum potencial cliente! 

O que é Remarketing e qual a sua função?

O Remarketing, como o próprio termo indica pela presença do prefixo “re”, que significa repetição, consiste em realizar uma ação de marketing novamente para a mesma pessoa. O objetivo é impactar um consumidor que já teve um contato anterior com a empresa e demonstrou interesse em algum produto ou serviço da marca, mas não adquiriu.

A técnica é aplicada através de campanhas de e-mail, focadas em reativar os clientes que constam em sua base de dados e incentivá-los a executar alguma ação. Diferente do retargeting que utiliza banners e anúncios para lembrarem da sua marca, o remarketing utiliza o e-mail para isso.

A ideia central do remarketing é enviar e-mails direcionados, baseados em critérios pré-determinados. Essa estratégia pode ser utilizada em diversas situações, desde um e-mail lembrando que o usuário saiu do site e esqueceu seus produtos no carrinho, até para avisar de promoções dos itens em que ele demonstrou interesse.

Como ele funciona?

Primeiramente é importante ressaltar que o remarketing é um grande aliado para transformar um lead em um cliente fidelizado. Contudo, para que a estratégia funcione, você precisa captar os contatos de todos os visitantes da sua página, até mesmo daqueles que entraram no site, mas não realizaram nenhuma compra.

Para entender o funcionamento do remarketing, pense no seguinte exemplo: uma cliente em potencial visitou seu site de produtos de beleza e inseriu alguns produtos no carrinho. Contudo, ela acabou desistindo da compra por um determinado motivo e fechou o site.

É nesse momento que entra a campanha de remarketing, que consiste em gerar um e-mail automático e enviá-lo para essa potencial cliente, para lembrá-la de que os produtos que ela tinha interesse ainda estão disponíveis. 

Uma opção bem comum para ajudar na decisão de compra e facilitar a conversão, é a marca oferecer algum cupom de desconto ou frete grátis para convencer o consumidor a finalizar a compra.

Para ser possível colocar em prática essa estratégia, é preciso utilizar meios para a captação de dados dos visitantes do seu site. Mas não basta apenas ter o e-mail, também é importante entender o seu comportamento e os caminhos que eles percorrem na sua jornada, pois isso facilita o direcionamento das ações. 

Isso pode ser feito de diferentes formas:

customer experience

Através da sua lista de e-mails

A forma mais simples de obter dados dos usuários é através da sua lista de e-mails. É possível captar os e-mails dos visitantes através de cadastro em newsletters, ou ainda oferecendo algum tipo de recompensa digital mediante contato, entre outros. 

Isso também pode ser feito nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, que permite subir uma planilha com o contato de seus leads, ou leads qualificados, e direcionar anúncios personalizados direcionados para eles.

Através de um pixel de remarketing

Também é possível automatizar o processo de remarketing com o uso de um pixel, que precisa ser instalado no seu site e pode ser fornecido por redes de anúncio, como o Facebook e o Google Adwords, por exemplo.

Além de possuir recursos para a criação de imagens na tela de seu computador, o pixel também serve para capturar informações dos visitantes do seu site através de cookies. Com os dados obtidos pelo pixel, é possível monitorar informações como a quantidade de visitas, o número de impressões de um anúncio e também direcionar campanhas para públicos específicos.

Vantagens

Uma das principais vantagens do remarketing, é a possibilidade de relembrar os visitantes do seu site daquele produto ou serviço em que ele demonstrou interesse anteriormente. Isso estimula o engajamento dos clientes, o que pode acabar estimulando sua decisão de compra, aumentando assim a taxa de conversão.

É importante lembrar que a decisão de compra de um produto pela internet, pode envolver inúmeros fatores além do preço. Isso porque existem muitas variáveis nessa jornada, desde o dispositivo que um lead utiliza para acessar seu site, até as avaliações de outros compradores a respeito do produto.

Por isso, é fundamental contar com diversas formas de interação com o consumidor para aumentar as chances de fechar uma venda. Uma boa opção é contar com uma estratégia omnichannel, que ajude a garantir um bom atendimento ao cliente, que seja alinhado em todas as suas plataformas de contato.

Dessa forma, a principal vantagem do remarketing é de fato poder recuperar potenciais clientes que por algum motivo abandonaram seu site. Vale lembrar que quase sempre que alguém pretende realizar uma compra, é comum pesquisar antes e avaliar diversas opções.

Se o cliente procura em diversos sites o mesmo produto, mas só a sua marca utiliza o remarketing para lembrá-lo que aquele item continua à sua espera, pode ter certeza que isso aumenta as suas chances de venda frente aos demais concorrentes.

Isso porque ao ver o produto novamente através de um e-mail de remarketing, o cliente pode reavaliar a compra e decidir finalizá-la, principalmente se você oferecer um cupom de desconto, por exemplo. Vale lembrar que esse contato mais direcionado, ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente e contribui para reter e fidelizar esse cliente. 

lovebrands

Como fazer uma campanha de Remarketing?

Se você quer desenvolver uma estratégia de Remarketing para o seu negócio, o primeiro passo é planejar. É fundamental definir como será feito o mapeamento dos leads que se encontram em diferentes etapas do processo de compra: conscientização, consideração, compra ou fidelização.

Para isso, o ideal é trabalhar com a segmentação dos visitantes e potenciais clientes, separando-os em listas conforme o tipo de ação tomada. Isso porque certamente, o e-mail enviado para quem apenas pesquisou um produto, será diferente do que o enviado para quem visualizou as formas de pagamento, calculou o frete, ou chegou a inserir o item no carrinho, e assim por diante.

Confira algumas opções de listas que você pode criar. Mas lembre-se que ela pode ser criada conforme as necessidades do seu negócio e as informações que são relevantes para ele.

  • Clientes que inseriram um produto no carrinho, mas não concluíram a compra;
  • Visitantes que calcularam o frete e conferiram todas as informações de um produto, como numeração disponível, por exemplo;
  • Usuários que se inscreveram no seu blog ou newsletter;
  • Visitantes que responderam a uma pesquisa;
  • Pessoas que fizeram o download de um e-book ou inscrição para um webinar.

Dessa forma, é possível segmentar os usuários para criar e-mails com templates e conteúdos personalizados para cada um desses grupos. Uma dica que pode ser valiosa é contar com uma ferramenta de automação de e-mail marketing, que te ajudará a escalar esse processo, além de centralizar as informações dos usuários.

Ao criar seu e-mail, lembre-se de utilizar um título chamativo, para convencê-lo a abrir. Aposte em estratégias de copywriting, e utilize frases como: “temos uma grande oportunidade para você concluir sua compra”, ou ainda “aproveite essa oferta exclusiva para você, mas é só hoje!”, e chamadas desse gênero. 

No corpo da mensagem, procure dar todas as informações possíveis ao cliente, para que não reste nenhuma dúvida e ele fique convencido de adquirir o produto. Por fim, não se esqueça da Call to Action (CTA) com o link da sua página para a pessoa acessar mais facilmente.


Agora que você já sabe o que é, como funciona, quais as vantagens e como colocar em prática o remarketing, basta entender o comportamento dos usuários do seu site e desenvolver a sua estratégia.

Dessa forma, é possível criar um relacionamento com aquelas pessoas que passaram pelo seu site despretensiosamente, mas se interessaram por aquilo que você oferece.

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