Aprenda a usar o Retargeting para reter clientes interessados na sua marca

Retargeting é uma estratégia utilizada para lembrar o consumidor de um produto em que ele está interessado e já visitou o site. Entenda como funciona!


Provavelmente já aconteceu com você, de estar visitando uma página na internet de algum produto em que você tem interesse e, de repente, ao sair do site você começa a se deparar com banners daquele produto em diversos outros sites que você acessa.

Isso acontece quando você acessa o site do produto, mas não efetua a compra, fica apenas observando ou coloca no carrinho e não conclui a aquisição. Essa estratégia para te lembrar daquele produto é chamada de Retargeting, bastante utilizada atualmente. Continue a leitura para entender como ela funciona e como aplicar no seu negócio.

O que significa Retargeting no Marketing?

O Retargeting é uma estratégia de Marketing que consiste em mostrar anúncios direcionados aos usuários que já tiveram alguma interação com a marca em um de seus canais, seja no site, ferramentas de busca, redes sociais, sites parceiros, entre outros.

Para que isso aconteça, o site da marca precisa estar configurado para adotar essa estratégia. Então, quando o usuário acessa ou interage de alguma forma, a página instala um cookie no navegador, através do qual a marca consegue coletar seus dados de navegação.

Ao adotar essa técnica, é possível direcionar os anúncios mostrados por ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Isso porque a estratégia permite segmentar os anúncios conforme o comportamento dos usuários, tornando-os muito mais efetivos.

Para entender a estratégia de forma simples, confira esse exemplo: um consumidor está pesquisando um produto no site de uma marca pelo computador. Ele navega pelo site, confere diversos produtos, observa as fotos e confere a descrição dos produtos.

Contudo, como está apenas pesquisando, ele sai do site sem colocar nada no carrinho. Alguns dias depois, navegando pela internet no seu celular, aparece um anúncio do produto que ele estava olhando no site da marca dias atrás, além de outros itens relacionados.

Ao ser lembrado da marca pelo anúncio, o consumidor decide voltar ao site e realizar a compra. É isso que chamamos de retargeting.

Para que serve essa estratégia e quais os benefícios?

O retargeting serve para ajudar as empresas a direcionar seus anúncios de forma segmentada, a fim de tornar a ação mais assertiva e aumentar sua taxa de conversão. Essa estratégia pode ser utilizada por diversos negócios e apresenta inúmeros benefícios, tais como:

Ajuda a aumentar as vendas

Ao direcionar anúncios aos usuários que já demonstraram interesse pela sua marca ou por algum produto específico, você estimula os consumidores a comprarem aqueles itens que estavam de olho. Consequentemente, isso amplia as chances de aumentar vendas.

Contudo, para conseguir aplicar essa técnica de maneira assertiva, é preciso planejar sua estratégia e focar na segmentação, para que os anúncios sejam compatíveis com o interesse demonstrado pelo usuário, além de direcioná-lo para uma landing page relevante.

Reduz o custo de aquisição de clientes

Ao coletar as informações dos usuários que acessam seu site e visualizam seus produtos, fica mais fácil criar e direcionar campanhas relevantes para esse consumidor. Dessa forma, o custo de aquisição de clientes (CAC) é reduzido, uma vez que você consegue obter dados relevantes para uma estratégia mais assertiva.

Com isso, em vez de desenvolver uma campanha com base apenas no perfil do seu público e da palavra-chave do seu nicho, você pode utilizar o retargeting para direcionar seus anúncios conforme o perfil comportamental de compra dos usuários.

Além disso, o esforço necessário para atrair e engajar consumidores que já demonstraram interesse no seu produto, e quem sabe até já adicionaram algum item no carrinho e acabaram desistindo, é muito menor do que atrair novos usuários que ainda não conhecem sua marca e nunca navegaram no site.

Faz sua marca ser lembrada

É como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”, isso serve perfeitamente para falar do retargeting. Quando um consumidor visita o seu site e em seguida é exposto a um anúncio do seu produto, ele lembra daquilo que estava interessado em adquirir, e quem sabe seja um melhor momento para concluir a compra.

O retargeting é capaz de reacender no usuário o desejo de adquirir aquilo que ele estava “namorando”, é um lembrete de que o produto que ele tem interesse continua lá esperando por ele.

defensores de marca

É uma solução multicanal 

Um ponto bem marcante do retargeting, é que ele é uma estratégia omnichannel, pois combina informações dos usuários de diversos canais, como computador, celular, aplicativos, tablets, entre outros.

Dessa forma, é possível alcançar os consumidores e lembrá-los nos mais diversos canais daquilo que eles estavam buscando. Muitas vezes, é possível até mesmo utilizar dados offline em uma estratégia de retargeting.

É uma estratégia econômica

Sabemos que os anúncios têm um custo para serem veiculados. Contudo, o retargeting acaba sendo uma estratégia econômica, pois o retorno sobre o investimento (ROI) é comprovado. 

Isso porque quando bem executado, ele permite criar anúncios personalizados, exibidos aos usuários no momento certo, aumentando as chances de engajamento e conversão. Além disso, existe a opção de adotar o modelo CPC, em que você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

Qual a diferença de Retargeting e Remarketing?

É comum confundir alguns termos no Marketing, pois muitas vezes eles podem ter conceitos semelhantes. Quando falamos de retargeting e remarketing, falamos de duas estratégias utilizadas para direcionar anúncios para os visitantes de um site que ainda não realizaram nenhuma compra, a fim de converter vendas. 

Contudo, essas técnicas utilizam formas diferentes de alcançar os clientes. O retargeting busca levar os visitantes de volta ao site de uma marca para concluírem a compra de um item que estava observando. Isso é feito através de anúncios segmentados, em forma de displays ou banners no site, ou ainda em apps e redes sociais.

Já o remarketing tenta fazer o mesmo, contudo, através do e-mail. Dessa forma, são enviados e-mails aos usuários quando eles saem do site lembrando-os que deixaram algum item no carrinho. Eles também podem abordar técnicas de Upsell ou Cross sell, indicando outros produtos com base no histórico de compras.

É importante deixar claro, que o remarketing e o retargeting não são concorrentes. Logo, é possível utilizar ambas as estratégias de forma conjunta, a fim de potencializar os resultados da sua empresa.

Por isso, você pode utilizar o retargeting para atrair aqueles usuários que já tiveram algum contato com a sua marca, mas nunca efetuaram uma compra. Ao mesmo tempo, pode utilizar o remarketing para fidelizar clientes que já se cadastraram no seu site ou realizaram alguma compra.

Com ambas utilizadas de forma conjunta, é possível engajar os usuários e aumentar as conversões do seu negócio.

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Dicas de como fazer o Retargeting

Existem várias formas de colocar em prática uma estratégia de retargeting, com foco sempre na ação do usuário. É importante avaliar com cuidado o comportamento do público, pois os consumidores podem estar em etapas diferentes da jornada de compra.

Isso porque o consumidor que abandona o carrinho no checkout, certamente está em um momento diferente da jornada do que aquele que apenas curtiu uma publicação da marca nas redes sociais, por exemplo. Confira a seguir, os tipos mais comuns de retargeting:

  • Site retargeting: é a forma mais conhecida de retargeting, que consiste em atrair os usuários novamente ao site através de anúncios em forma de display ou banner, ou ainda em outros sites e apps, com o intuito de que ele conclua a compra.
  • Ad retargeting: consiste na criação de publicidade para aqueles usuários que já tiveram alguma interação com um anúncio anterior.
  • E-mail retargeting: a técnica é feita através do envio automático de uma sequência de e-mails direcionados e personalizados, para aqueles visitantes que já demonstraram alguma ação por um e-mail enviado anteriormente. A ideia é levar esses usuários a uma ação de conversão.
  • Search retargeting: baseia-se nas ações do usuário nos principais mecanismos de busca e suas palavras-chave;
  • SEO retargeting: é quando um visitante chega ao seu site vindo através de outra página e a empresa procura avaliar quais ações e palavras-chave trouxeram esse usuário até a sua página.
  • Social retargeting: consiste na criação de campanhas com base nos usuários que clicaram em algum botão de ação das redes sociais da marca, ou interagiram de alguma forma com o seu conteúdo, seja curtindo, comentando ou compartilhando.
  • Vídeo retargeting: é uma ação específica direcionada para aqueles usuários que clicaram ou interagiram de alguma forma com um vídeo da empresa.

Para escolher qual a melhor forma de adotar o retargeting no seu negócio, é fundamental ouvir a voz do cliente e procurar entender o seu comportamento de consumo. 

Além disso, é importante que suas campanhas e anúncios sejam relevantes, e possuam um conteúdo composto por um bom copywriting, uma CTA eficiente, identidade e comunização visual atrativa, além de muita criatividade para atrair novamente aqueles usuários que por alguma razão desistiram da compra.

Outra dica e realizar testes A/B para avaliar qual tipo de anúncio funciona melhor para o seu público. Lembre-se de observar o tempo de permanência dos clientes no seu site, que podem indicar maior ou menor interesse no seu produto e ofereça descontos para aqueles consumidores que abandonam seus produtos no carrinho, esse pode ser o diferencial na tomada de decisão da compra.


Para garantir uma estratégia de retargeting eficaz, é fundamental avaliar criteriosamente os visitantes, considerando o tempo de permanência no seu site, quantas páginas exploraram, em quantos botões de ação clicaram, entre outros detalhes, que podem ser fundamentais para indicar quem são potenciais clientes e quem são apenas visitantes curiosos pelo seu produto.

Essa e outras estratégias de marketing voltadas para conversão em vendas, priorizam sempre o sucesso do cliente e buscam avaliar a experiência do consumidor em toda a sua jornada.

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