Retenção de alunos: como fazer os universitários concluírem o curso

Dados do Censo da Educação Superior mostram o enorme desafio fazer com que os universitários cheguem ao fim de seus cursos.


A captação de alunos está longe de ser o único desafio para as universidades no Brasil, embora seja um dos principais pontos a serem enfrentados, conforme mostramos neste artigo.

A retenção de alunos é outra situação que demanda atenção e deve ser desafiada pelas universidades, contando com o suporte do marketing de defensores para as instituições de ensino.

A explicação para a necessidade de dar atenção especial à retenção de alunos é explicada com os dados do Censo da Educação Superior, um levantamento periódico realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Se houve um crescimento no número de cursos ofertados e de matrículas realizadas, conforme a pesquisa, a mesma lógica não pode ser aplicada em relação à conclusão dos cursos.

Nesse levantamento, há uma redução drástica entre os universitários que ingressam na universidade e aqueles que efetivamente a concluem.

A pesquisa divide os cursos universitários em oito grupos. Confira os números de cada um deles:

1 – Ciências Sociais, Negócios e Direito – Das 145,5 matrículas para cada 10 mil habitantes, 23,7 concluem os cursos.

2 – Educação – Para cada 74 matrículas a cada 10 mil habitantes, 11,6 chegam ao fim do curso.

3 – Saúde e Bem-estar – De 59,4 matrículas para 7,8 concluintes.

4 – Engenharia, Produção e Construção – De 60,4 matrículas para 6,1 concluintes.

5 – Ciências, Matemática e Computação – De 22,1 matrículas para 3 concluintes.

6 – Agricultura e Veterinária – De 11,1 matrículas para 1,2 concluintes.

7 – Humanidades e Artes – De 8,5 matrículas para 1,5 concluintes.

8 – Serviços – De 8,1 matrículas para 1,9 concluintes.

O censo apresenta apenas os números, sem entrar em detalhes nos motivos por trás da decisão de desistir de um curso superior.

Por óbvio, é impossível imaginar que todas as pessoas que ingressem cheguem ao fim por inúmeros motivos, que vão desde desistências por falta de identificação com a graduação escolhida até os aspectos financeiros, passando pela insatisfação com o curso.  

Como impedir a evasão de alunos?

O propósito do marketing de defensores não é só impedir a evasão dos acadêmicos, mas de fazer com que eles advoguem em favor da marca, tornando-se defensores.

Foque na qualidade

Gerir a permanência do universitário envolve diretamente a necessidade de oferecer bons cursos e oportunidades de futuro para os acadêmicos.

Se ele estiver satisfeito com o curso, com a estrutura e com os professores, a tendência de evasão se reduz.

Implemente um setor específico de retenção de alunos

Os responsáveis por entrevistas e buscar soluções para cada caso de cancelamento podem ingressar um setor específico da instituição de ensino, voltado justamente para prevenir a evasão e melhorar a retenção de alunos.

Esse departamento pode se fixar em encontrar soluções pensadas justamente para esse perfil de aluno, a começar pela identificação e monitoramento dos motivos por trás de cada decisão como essa.

Identifique o motivo da evasão de alunos

Por óbvio, a desistência de um curso universitário nem sempre está atrelada aos fatores exclusivos de uma universidade ou a falta de aptidão para determinado curso.

Nesse aspecto, a instituição pode contar com um departamento específico para gerir a permanência dos acadêmicos.

Se o motivo da evasão é financeiro, a renegociação de dívidas e do pagamento das mensalidades pode ser uma saída.

Em caso de desemprego, por exemplo, a central de estágio ou de empregos pode ser acionada.

No caso de um acadêmico que se mostra infeliz com a escolha do curso, ele pode ser indicado para algum tipo de orientação vocacional e se direcionar para outro curso dentro da própria instituição.

É importante que esses dados sejam tabulados de modo que os coordenadores e responsáveis possam compreender o motivo das desistências, a fim de atuar neste sentido.

Busque alternativas financeiras

É provável que a dificuldade para quitar as mensalidades dos cursos surja como um dos principais motivos.

Uma das opções é buscar alternativas financeiras para o acadêmico, oferecendo diferentes tipos de financiamento, além do Fies.

Bolsas parciais e integrais podem aparecer como solução para determinados acadêmicos, especialmente aqueles mais engajados à instituição.

Conte com o apoio dos egressos

Os egressos podem ser um ponto de apoio não só na captação, como na retenção de alunos.

Isso porque, se os profissionais formados pela instituição encontram vaga no mercado de trabalho, eles podem servir de referência para os demais estudantes.

Quer saber como manter o relacionamento com egressos e utilizá-los para estimular seus alunos a concluírem seus cursos?

👉 Como o Marketing de Defensores ajuda no relacionamento com egressos

Não há melhor defensor para uma instituição de ensino do que um profissional que foi formado por ela e é destaque no mercado de trabalho, sentindo orgulho de compartilhar essa informação.

Nesse quesito, é importante que o seu departamento de marketing e comunicação aposte em uma estratégia de defensores específica para os egressos.

Ao se relacionar com os egressos, a universidade demonstra se preocupar com seus ex-acadêmicos e ter contatos atualizados com profissionais de destaque em suas áreas de atuação.

Invista na integração

Um acadêmico satisfeito e integrado à instituição é a maior garantia de sucesso na retenção de alunos.

Por esse motivo, é papel da universidade organizar eventos como confraternizações, atividades esportivas, acadêmicas e sociais de modo que os estudantes se relacionem entre si, com os professores e com os coordenadores.

Também é importante que no ambiente acadêmico do curso sejam realizadas atividades específicas, que visem uma melhor formação do profissional e, ao mesmo tempo, o aproxime do mercado de trabalho, fazendo com que o interesse de desistir do curso não desperte.

Desenvolva um programa de indicações de alunos

As indicações são fundamentais para o marketing de defensores.

Se os acadêmicos estão satisfeitos com o curso oferecido, o marketing de indicação ou referral marketing acaba resultando no equivalente ao marketing boca a boca: mais engajamento.

Se os acadêmicos se beneficiarem com as indicações feitas, é muito provável que essa iniciativa auxilie tanto na captação quanto na retenção, visto que eles serão valorizados de alguma forma pela iniciativa, seja com brindes, algum tipo de desconto ou mesmo um “muito obrigado”.

No caso das universidades, a indicação de um futuro estudante feita por um acadêmico pode resultar em desconto no vestibular ou isenção da taxa de matrícula para o novo universitário e garantir algum tipo de redução da mensalidade do acadêmico.

O propósito é justamente gerar vantagens para os dois envolvidos.

Quer saber como manter o relacionamento com egressos e utilizá-los para estimular seus alunos a concluírem seus cursos?

👉 Como o Marketing de Defensores ajuda no relacionamento com egressos

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