Retenção de Talentos: O que é, Por que é tão importante e como fazer isso?

A Retenção de Talentos são os esforços da empresa para manter os colaboradores de alta performance em sua equipe por mais tempo. Saiba mais!


Toda empresa é feita de pessoas, e são elas que garantem o sucesso de uma organização. Por isso, tão importante quanto atrair talentos é garantir a retenção desses talentos na empresa.

A seguir, você vai entender o que significa reter talentos, por que isso é tão importante, qual a relação com o Employer Branding e o que fazer para que os melhores talentos queiram permanecer na sua organização. Continue a leitura para saber mais! 

O que significa Retenção de Talentos?

Primeiramente, talentos são aqueles profissionais capazes de elevar o nível da empresa, tornando-a referência em equipes de alta performance. Esses colaboradores possuem excelentes qualificações técnicas, e mais do que isso, possuem inúmeras habilidades pessoais, além de uma vasta experiência no ramo de atuação.

Dessa forma, a retenção de talentos é uma estratégia composta por ações voltadas para manter esses profissionais satisfeitos e motivados para que queiram permanecer na organização pelo maior tempo possível.

O objetivo dessa metodologia é proporcionar um clima organizacional e um ambiente agradáveis para esses talentos, além de um bom plano de cargos e salários, sistema de recompensas, entre outras ações para engajar os profissionais.

Para garantir a retenção de talentos, é necessário contar com um RH estratégico que consiga compreender as particularidades de cada talento para suprir suas necessidades a curto e longo prazo. 

Vale lembrar que esse processo se inicia durante na fase de recrutamento e seleção, em que o RH busca candidatos que possuam o perfil compatível com a cultura organizacional e que contemplem as soft e hard skills que a empresa busca. Além disso, é importante nessa fase prestar proporcionar uma boa experiência ao candidato.

Em seguida, essa metodologia é reforçada com um bom onboarding de colaboradores, que ajuda a garantir que o talento recém-contratado se sinta acolhido e valorizado, fortalecendo assim seu relacionamento com a empresa e mantendo-o motivado e engajado.

Por que reter talentos?

Da mesma forma que a retenção de clientes é importante, pois aumenta a fidelidade dos consumidores, reduz custos, entre inúmeros outros benefícios, reter talentos é importante, pois permite construir um time sólido de profissionais engajados e de alta performance, o que impacta positivamente no sucesso e desempenho da empresa.

Garantir que profissionais alinhados aos valores da empresa permaneçam nela, fortalece a imagem da marca empregadora e melhora o clima organizacional, uma vez que proporciona times entrosados, o que impacta positivamente o desempenho das equipes.

De acordo com um estudo sobre engajamento e bem-estar no trabalho, profissionais engajados apresentam altos índices de entusiasmo no trabalho, além de satisfação com sua ocupação e alto nível de comprometimento com a organização, o que os estimula a entregar o seu melhor para garantir bons resultados.

O estudo ainda revela que esse engajamento contribui para a motivação e dedicação do profissional à organização, atrelados ao sentimento de realização, entusiasmo, pertencimento e bem-estar.

employer branding

Por isso, a retenção de talentos se torna importante para garantir bons profissionais na equipe, além de evitar custos desnecessários com a rotatividade, que acarretam novas contratações, treinamentos entre outras ações decorrentes dos processos de demissão e admissão.

É importante lembrar que há uma grande demanda por talentos no mercado de trabalho, e os melhores profissionais já estão empregados e podem optar por continuar na organização em que atuam ou migrar para outra que apresente uma proposta mais atrativa.

Dessa forma, a retenção de talentos se mostra novamente fundamental para garantir bons profissionais em sua equipe, o que torna necessário oferecer uma boa proposta e plano de carreira a longo prazo. Com a dificuldade em encontrar talentos, nada melhor do que manter aqueles que já fazem parte da sua empresa, não é mesmo?

Qual a relação com o Employer Branding?

Primeiramente, é importante lembrar que o Employer Branding é uma estratégia que visa construir e fortalecer a imagem positiva de uma empresa. Por isso, a visão que os colaboradores têm da organização em que trabalham, é fundamental para construir essa imagem.

Dessa forma, ao reter talentos, a empresa mostra que oferece bons processos de recrutamento e seleção, uma boa comunicação interna, um bom plano de carreira, um clima organizacional positivo, entre outros aspectos fundamentais que favorecem a retenção dos talentos.

Além disso, o processo de reter talentos acaba estimulando os colaboradores a serem defensoras da empresa, de forma que além de atrair talentos, isso também ajuda a fortalecer a imagem da organização perante o mercado. Chamamos essa estratégia de Employee Advocacy!

Podemos entender então que a retenção de talentos está relacionada com o Employer Branding, pois ao promover uma reputação positiva, a marca empregadora acaba atraindo naturalmente os melhores profissionais.

O que fazer para reter os melhores talentos na sua empresa?

É importante lembrar que os esforços para reter talentos não devem ser considerados apenas a partir da contratação, mas também no momento da busca desses profissionais e do processo de recrutamento e seleção, em que é fundamental buscar profissionais alinhados com a cultura da empresa.

Alguns fatores podem ser fundamentais para garantir a retenção desses talentos, confira alguns deles a seguir.

Tenha um plano bem definido de cargos e salários

Este é um ponto bem importante, pois muitos profissionais ao se depararem com uma vaga que não apresenta todas as informações importantes na descrição, acabam nem se candidatando a ela, o que faz com que a empresa acabe perdendo potenciais talentos.

Além disso, ao detalhar bem o plano de cargos e salários da sua empresa, isso cria um atrativo para o profissional desde o momento da contratação, ao vislumbrar que pode crescer dentro da organização. Lembre-se também de formular uma boa proposta de valor para os profissionais.

Isso aumenta a motivação e o engajamento do profissional para entrar e permanecer na empresa, visto que sabe que pode alcançar outros patamares para sua carreira profissional.

Atraia e selecione as pessoas certas

Já mencionamos a importância de atrair e recrutar profissionais alinhados com o posicionamento da marca, mas vale ressaltar que isso é fundamental para manter equipes de alta performance e promover a harmonia no ambiente de trabalho.

Faz parte de uma estratégia de inteligência competitiva recrutar esses profissionais, e a retenção de talentos está diretamente ligada às essas contratações assertivas. Quando a empresa contrata um profissional alinhado com o que ela acredita, ele se sente parte da organização, razão que costuma ser decisiva na retenção de um talento.

Mantenha um bom clima organizacional

Este é outro ponto fundamental para a retenção de talentos. Manter um bom clima organizacional na empresa é essencial para que um talento queira permanecer na empresa, pois tende a se sentir bem e satisfeito com sua equipe. 

Por isso é tão importante escolher profissionais alinhados com a cultura organizacional, para promover a harmonia entre os colaboradores. Vale lembrar que é importante considerar as particularidades de cada um, mantendo um equilíbrio entre as características de cada profissional para evitar possíveis conflitos. 

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Invista em uma boa comunicação interna

A comunicação interna tem papel fundamental na retenção de talentos. Ela deve partir dos gestores da empresa de forma horizontal e abranger todos os colaboradores, utilizando todas as formas de comunicação disponíveis na organização, como e-mail, murais internos, reuniões, entre outros.

É importante que os colaboradores sejam inseridos nos projetos, de forma que sua opinião seja considerada na tomada de decisões. Isso é essencial para se sentirem parte do projeto e, consequentemente, parte relevante da organização.

Ao estimular a comunicação interna, o compartilhamento de opiniões e a troca de feedbacks, a empresa se mostra humanizada o que estimula o sentimento de confiança e fortalece o trabalho em equipe.

Valorize os colaboradores

Este é um ponto muito importante para reter talentos. Uma vez que você já conseguiu atraí-los para a organização e contratá-los, é fundamental investir esforços para fazer com que eles se sintam valorizados e parte importante da organização.

Além de engajá-los, isso contribui para a sua satisfação e bem-estar, além de se sentirem mais seguros na empresa. Essa valorização pode ser feita de diversas formas, desde feedbakcs, cursos e bolsas de estudos, premiações entre outros tipos de recompensas, que podem ser financeiras, dias de folga, viagens, ou qualquer outra que faça sentido dentro das preferências de sua equipe.

Para isso, a empresa pode estabelecer metas e motivar os profissionais a ralizá-las. Dessa forma, todos saem ganhando, a empresa com as metas cumpridas e o colaborador se sentindo motivado e valorizado ao ser recompensado por atingir as metas.

Proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho também é importante para mostrar que a empresa valoriza os colaboradores. Por isso, proporcione um ambiente confortável e aconchegante, seja no ambiente físico ou remoto da empresa.

Acompanhe a satisfação dos colaboradores

Para reter talentos, é fundamental acompanhar seu índice de satisfação com a organização, para identificar pontos de melhoria antes que esses talentos decidam sair da empresa e migrar para outra oportunidade mais atrativa.

Por isso, utilize pesquisas de satisfação de colaboradores que ajudam a mensurar a satisfação interna. Além disso, busque ouvir as sugestões, reclamações e feedbacks dos profissionais, para identificar pontos de melhoria.

É importante executar este passo, pois de nada adianta implementar ações para reter os melhores talentos e não monitorar os resultados da sua estratégia e a satisfação desses profissionais durante a sua permanência na organização.


Não importa qual estratégia sua empresa utiliza para a retenção de talentos, o importante é que isso seja feito se você pretende formar equipes de alta performance, com profissionais qualificados e engajados que garantirão os melhores resultados para o sucesso da organização.

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