Como transformar Colaboradores em Defensores e Promotores da sua marca?

Os melhores influenciadores que você pode ter já fazem parte da sua empresa! Saiba como transformar colaboradores em promotores e defensores.


Em um cenário econômico desafiador como o atual, as empresas precisam otimizar todos os recursos possíveis para continuar atraindo clientes e manter-se sustentável. A partir disso, surge o conceito de colaboradores defensores de marca: funcionários dispostos a ajudar sua empresa a crescer.

Uma das formas de fazer isso é motivar todos os colaboradores, independente do setor, a serem vendedores dos seus produtos. Isso não quer dizer que todos vão prospectar clientes via telefone, fazer reuniões com potenciais clientes ou enviar propostas.

Mas, todos têm uma grande influência entre sua rede de contatos, que com as redes sociais está cada vez maior e mais acessível, e podem promover seus produtos.

As decisões de compra hoje, passam diretamente pelas informações obtidas na internet, principalmente em redes sociais, blogs, sites de avaliação, fóruns, entre outros.

Os consumidores confiam muito mais quando é uma pessoa recomendando um  produto do que quando é a própria marca falando de si.

Assim, boa parte das vendas que as empresas fazem hoje são graças aos seus defensores de marca, ou seja, aquelas pessoas que recomendam seus produtos a outras pessoas.

Quem são os Defensores de Marca?

Por definição, um defensor de marca é uma pessoa que se identifica com uma empresa, gosta dos seus produtos e está disposta a recomendá-los aos seus amigos e colegas.

Lendo essa descrição, fica claro que as primeiras pessoas que devem ser defensores de uma marca são seus próprios colaboradores, que nada mais são do que seus clientes internos.

Grande parte dos colaboradores são defensores das empresas em que trabalham, mas às vezes, não sabem exatamente como podem colaborar para atrair clientes e espalhar a  mensagem da empresa.

Quer saber como manter seus colaboradores engajados e como transformá-los em Defensores da sua marca? Leia nosso artigo!

👉 Como manter as pessoas engajadas com seu Programa de Defensores

Capacitar os funcionários para se tornarem defensores da marca pode ser uma ação importante na busca pelos resultados, e deve fazer parte do mix de marketing e endomarketing de qualquer empresa.

Orientar e motivar os colaboradores para que participem das conversas e defendam sua marca, pode trazer diversos benefícios, como mostraremos a seguir.

As vantagens de ter colaboradores Defensores de Marca

Alcance de novos públicos com defensores de marca

Capacitar e motivar os colaboradores expande o público atingido pelas marcas.

Toda sua rede de familiares, amigos e conhecidos, serão impactados pelas mensagens da sua empresa.

Confiança

Um estudo do Gartner mostrou que apenas 15% das pessoas confiam nas mensagens publicadas pela própria marca em seu site ou redes sociais, enquanto 70% confiam quando é um funcionário, amigo ou familiar recomendando um produto.

Funcionários são vistos como especialistas em seus produtos, por isso, suas opiniões são extremamente confiáveis e valiosas para as pessoas da sua rede.

Marca pessoal e construção de autoridade

Ao permitir e estimular seus colaboradores a se tornarem defensores da sua empresa, compartilhando e criando conteúdos interessantes, os ajudará a construírem sua marca pessoal e serem reconhecidos como autoridade dentro do mercado em que sua empresa atua. Isso fortalece a sua marca e a do seu colaborador.

Fortaleça seus colaboradores

Ao capacitar seus colaboradores para defenderem sua empresa, você estará colaborando para que adquiram habilidades  (soft skills) e conhecimentos (hard skills) que eles até então não possuíam.

Senso de pertencimento e satisfação interna

Fazer parte de um programa de defensores proporciona ao colaborador um senso de pertencimento à empresa.

Com isso, eles se sentem mais importantes, se envolvem mais com a empresa e consequentemente, ficam mais satisfeitos.

Compromisso com a empresa

Os colaboradores defenderão sua empresa para demonstrar o seu apoio ao empregador.

Defender a marca externamente, é uma forma de tornar pública sua lealdade.

Colocar seus colaboradores como principais defensores da marca proporciona  diversos ganhos tanto para a empresa, como para eles mesmos.

*Texto publicado originalmente no site Ideia de Marketing

Como transformar colaboradores em influenciadores

Um estudo recente, revelou que para cada US$ 1 que uma empresa investe em marketing de influenciadores, ela recebe em média US $ 6,50. Mais impressionante ainda, é o dado de que 13% das empresas entrevistadas recebem mais de US$ 20 para cada dólar que investem em influenciadores.

Com retornos tão altos, não é de se estranhar que cada vez mais empresas estejam recorrendo a influenciadores em suas estratégias de marketing. Na verdade, 39% dos profissionais de marketing afirmaram que o orçamento para marketing de influenciados só irá aumentar.

Embora as pessoas tenham uma certa tendência a pensar no marketing de influenciadores como o reino das empresas B2C, essa estratégia tem uma influência incrível no setor B2B. 87% dos compradores da indústria afirmam que o conteúdo de influenciadores digitais de seus mercados tem muita relevância em suas decisões de compra.

Entretanto, apenas 15% das empresas B2B utilizam o marketing de influenciadores.

Como sair da grande maioria dos 85% restante e começar a investir em marketing de influência? Comece com seus funcionários.

Employee Advocacy e Marketing de Influência

Em essência, Employee Advocacy é uma estratégia que busca a promoção de uma marca através de seus colaboradores. Já o Marketing de Influência, pressupõe uma relação institucional com a marca e está baseado em um pagamento pelas postagens realizadas pelos influenciadores, o que não ocorre na promoção feita pelos defensores da marca.

Em geral, existem quatro tipos de influenciadores:

  1. Celebridade: muitos seguidores e apelo às celebridades
  2. Influenciadores de nicho: com mais de 100.000 seguidores
  3. Micro Influenciador: de 10.000 a 100.000 seguidores
  4. Defensores da marca: clientes reais, fãs e funcionários de sua empresa

A maioria das marcas tende a pensar que é preciso investir muito dinheiro para contratar uma grande celebridade ou influenciador para ter pessoas recomendando sua empresa nas redes sociais. Contudo, alguns dos melhores influenciadores que você pode ter a disposição já estão na sua folha de pagamento.

De executivos a chefes de departamento, de trabalhadores freelancers a novos contratados, seus funcionários têm uma influência significativa nas redes sociais. Eles possuem em média 10 vezes mais conexões do que o perfil da sua marca, e o conteúdo distribuído por funcionários comuns é compartilhado 24 vezes mais do que o conteúdo distribuído pela empresa, além de receber 8 vezes mais engajamento.

Poder em Números

Em 2019, a Sankhya, empresa voltada para a gestão de negócios, conquistou 30 mil compartilhamentos orgânicos realizados pelos colaboradores nas redes sociais. A empresa utiliza a plataforma de defensores da Comunitive e tem conseguido resultados muito positivos com a estratégia.

Outra ação realizada pela Sankhya com foco em aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais, foi a publicação de fotos dos colaboradores em eventos da empresa. A empresa aproveitou os conteúdos gerados pelos colaboradores para expandir o alcance da marca, e chegou a 90 publicações que mencionavam a marca utilizando a hashtag da convenção anual da empresa.

Propor ações como esta para seus funcionários pode ser uma ótima solução para ampliar o alcance da marca e, consequentemente, seus esforços de marketing e vendas. Por isso, recomendamos que as marcas B2B gerenciem sua estratégia através de um programa de Marketing de Defensores (como a solução da Comunitive).

Além de facilitar a administração, uma plataforma tornará seu programa escalável, já que quanto maior o número de funcionários da sua empresa, maior será o alcance da sua marca e ela poderá crescer em velocidade acelerada.

As empresas B2B observam um aumento de 5x no tráfego da web e 25% mais leads com seus investimentos em marketing de defensores.

Como transformar colaboradores em influenciadores da sua marca?

Em vez de gastar horas buscando o influenciador ideal no mercado, considere desenvolver seus próprios colaboradores para que promovam a sua empresa cotidianamente. Dê início a um plano que posicione os funcionários como especialistas em seu setor.

1. Identifique os colaboradores mais engajados com sua empresa

Este, pode ser o principal desafio que você irá encontrar no caminho. Saiba que os colaboradores defensores são as pessoas que compartilham e interagem com a empresa espontaneamente, e não hesitam em espalhar suas experiências positivas com a marca.

Em geral, esses colaboradores promotores possuem algumas características muito positivas que podem ser utilizadas para a construção da figura pública de especialista:

  • Boa comunicação;
  • Figura de autoridade, ou seja, outros funcionários o enxergam como um ponto de referência para a resolução de problemas;
  • Paixão por oportunidades e inovações.

Esses defensores podem ser encontrados em todos os níveis da organização. Basta procurar com atenção e dar a oportunidade para que se desenvolvam dentro da empresa.

Como bônus, ao mostrar que a marca está disposta a investir no desenvolvimento dos colaboradores, você estará cultivando um relacionamento mais sólido com seu time e estará investindo no sentimento de comunidade.

2. Crie conteúdos de valor e incentive seus colaboradores a compartilhá-lo

Abra o caminho para que seus colaboradores possam compartilhar suas experiências com o restante da empresa, com clientes e possíveis clientes, seja nas redes sociais da marca ou no blog. Isso ajuda a desenvolver um senso de pertencimento, humanizar a imagem da empresa mostrando as pessoas que fazem parte da sua construção, além de ir contribuir no aumento da autoridade dos seus defensores no mercado.

Uma dica importante, é que os conteúdos criados precisam estar alinhados com as funções que cada colaborador desempenha na empresa. 

3. Incentive seus colaboradores a compartilharem esse novo conteúdo

Conforme o novo conteúdo é criado, aproveite todos os seus funcionários para compartilhá-lo nas redes sociais. Certifique-se de o conteúdo inclua o perfil do autor para ajudar a expandir o perfil social do seu novo micro influenciador.

Colaboradores promotores são a mesma coisa?

O conceito da palavra promotor, segundo o dicionário, é a pessoa que promove ou impulsiona alguma coisa. Dessa forma, podemos entender que um colaborador promotor é aquele que divulga a empresa em que trabalha, ou seja, é um influenciador e defensor da organização.

Isso porque eles falam a respeito da empresa de forma espontânea, fortalecendo assim a imagem da marca empregadora e ajudando a atrair talentos para a organização.

A melhor forma de identificar se os colaboradores da sua empresa são seus promotores, é realizando uma pesquisa de Employer Net Promoter Score (ENPS), que avalia a satisfação dos profissionais com a empresa e a probabilidade de a indicarem para seus conhecidos.

Para medir o eNPS da sua empresa, basta realizar a seguinte pergunta aos colaboradores: “em uma escala de 0 a 10, em que 0 é pouco provável e 10 muito provável, qual a sua nota com relação à satisfação com a empresa?”

Dessa forma, além de avaliar o índice de felicidade organizacional, a pesquisa ainda aponta quais colaboradores indicariam a empresa, ou seja, possibilita identificar quem são seus colaboradores promotores. 

Como começar a investir em Employee Advocacy para conquistar colaboradores promotores?

Quer você seja uma marca B2B estabelecida com milhares de funcionários, ou uma startup procurando deixar sua marca, o programa de marketing de defensores da Comunitive pode ajudar a levar seus esforços de marketing para o próximo nível.

Da mesma forma que os clientes promotores são uma excelente ferramenta de marketing boca a boca para o seu negócio, os colaboradores promotores podem gerar o mesmo resultado para as empresas.Para saber mais sobre essa estratégia, baixe nosso e-book gratuito: Employee Advocacy — O que é, vantagens, cases e como implementar na sua empresa.

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

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