Sistema de Recompensa: Entenda como ele pode ajudar sua empresa!

O mercado de trabalho está mudando a todo momento para se adaptar às necessidades dos novos modelos de negócio. Em meio a altos índices de turnover e desmotivação dos profissionais, o Sistema de Recompensa se torna um forte aliado.

Essa estratégia é utilizada como metodologia de melhorar a performance dos colaboradores e na organização como um todo.

O que é o sistema de recompensa?

Antes  de mais nada, é importante entender o conceito geral do sistema de recompensa do cérebro. Ele nada mais é do que o circuito que processa a informação relacionada à sensação de satisfação.

Com esse conceito aplicado ao mercado de trabalho, esse sistema consiste em recompensar ou retribuir o colaborador pelo seu esforço em prol da empresa, e também serve como um incentivo para engajar os profissionais.

É importante ressaltar que há diversas formas de recompensar os colaboradores, de forma remunerada ou não. Existem diferentes tipos de iniciativas que podem impactar positivamente um profissional, mas falaremos disso mais adiante.

Como ele funciona?

De acordo com um estudo, o sistema de recompensa tem influência direta na motivação dos funcionários de uma organização. Nos modelos de negócios atuais, não basta apenas saber administrar bem, é preciso ter uma boa equipe para garantir o sucesso de uma empresa.

Assim, o sistema de recompensa funciona da seguinte maneira: a empresa reconhece e premia o colaborador pelo seu esforço e dedicação dentro de um período determinado, ou por um resultado específico alcançado.

Quando pensamos no conceito de Employee Advocacy, o sistema de recompensa é um grande impulsionador. Isso porque, em plataformas especializadas na metodologia, como a Comunitive, conforme o colaborador realiza ações de defesa da marca, ela acumula pontos que podem ser trocados por recompensas.

Dessa forma, ela fica motivada a melhorar o seu próprio desempenho para alcançar a premiação. Essa é uma excelente forma de engajar os profissionais, e é isso que a Comunitive faz, engaja e mobiliza os colaboradores para se tornarem Embaixadores da Marca.

Qual o objetivo do sistema de recompensa?

De maneira geral, o principal objetivo do sistema de recompensa é conciliar os interesses individuais dos colaboradores e os da empresa, de forma que os profissionais sejam recompensados por ações que beneficiem ambas as partes. 

Segundo o estudo citado anteriormente, o sistema de recompensa além de incentivar os colaboradores a cooperarem com o crescimento da empresa, também aumenta o grau de comprometimento com a organização.

Isso porque ele promove maior sensação de segurança de um profissional com o cargo ocupado na empresa, devido ao reconhecimento dos seus esforços. O sistema consiste em recompensar de forma justa o desempenho do colaborador, de acordo com o esforço percebido e os resultados obtidos.

Vale lembrar que, para que tal objetivo seja alcançado, é preciso que as regras a respeito das tarefas, metas ou desafios estejam bem claras, de forma que os colaboradores possam acompanhar seu desempenho.

Dessa forma, o profissional tende a criar um senso de competitividade saudável consigo e com os colegas, estimulando assim o engajamento individual e coletivo.

Tipos de recompensas

Como já mencionamos anteriormente, não existe apenas um tipo de recompensa, mas várias opções possíveis, que devem ser definidas de acordo com o público e as necessidades da organização. Confira a seguir como essas recompensas são classificadas: 

Recompensas Intrínsecas

As recompensas intrínsecas são aquelas que estão relacionadas com o trabalho em si, de acordo com as atividades realizadas. Elas fazem com que o profissional entenda o papel desempenhado por ele, como uma oportunidade de crescimento profissional e valorização pessoal.

Esse tipo de recompensa, gera uma maior motivação pessoal, pois consiste em reconhecer o desempenho do colaborador, de forma que ele se sinta valorizado. Uma forma bem comum de fazer isso, são os sistemas de colaborador do mês, entre outros.

O resultado, é um profissional mais seguro e contente, que assegura uma relação de trabalho duradoura e estável, proporcionando:

  • Mais autonomia para o colaborador dentro da empresa;
  • Oportunidades de desenvolvimento profissional, como progressão de carreira, por exemplo;
  • Estímulo à participação ativa na organização.

Recompensas Extrínsecas

Já as recompensas extrínsecas, são aquelas que não estão diretamente ligadas ao trabalho desempenhado, mas sim com as condições de trabalho e as políticas internas da organização.

Elas consistem em oferecer benefícios aos colaboradores de maneira geral, e são definidas em convenções coletivas do trabalho. Elas podem ser em forma de benefícios como seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico, auxílio-doença,  entre outros.

Esse tipo de recompensa é muito importante no momento de atrair novos talentos, que cada vez mais, valorizam os benefícios oferecidos pelas empresas e buscam aquelas que oferecem as melhores opções. 

Recompensa por Competências ou Habilidades

Há ainda uma outra forma de recompensa que consiste em conceder uma remuneração extra ao colaborador, de acordo com suas qualificações ao longo da sua jornada de trabalho.

Ela valoriza os colaboradores que buscam o desenvolvimento profissional no decorrer do tempo, pois entende que dessa forma, eles agregam valor à organização e contribuem com o seu crescimento.

Essas qualificações podem ser cursos, treinamentos, workshops, pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros, de acordo com a área de atuação. No conceito de remuneração por competências e habilidades, o salário de um profissional é definido com base em suas habilidades e na variedade de funções que consegue desempenhar.

Confira: 8 ideias de recompensas para Programas de Marketing de Defensores

Quais os benefícios do Sistema de Recompensa?

Quando adotado um sistema de recompensa em uma organização, ela pode obter diversos benefícios, tais como:

Aumento na produtividade dos colaboradores

Colaboradores que percebem que são reconhecidos pelo seu desempenho e pelo esforço empregado diariamente tendem a se sentir mais motivados. Logo, profissionais motivados acabam produzindo mais e melhor.

Atração e retenção de talentos

Com um mercado aquecido, profissionais requisitados buscam trabalhar em empresas que são reconhecidas pelo seu clima organizacional. Além disso, ao oferecer boas condições de trabalho, os colaboradores tendem a permanecer mais tempo na empresa, além de aumentar seu vínculo e comprometimento com a organização.

Outro ponto importante, é que profissionais satisfeitos com seu ambiente de trabalho e recompensas oferecidas, acabam se tornando Embaixadores da Marca em seu círculo de networking. Dessa forma, também ajudam a atrair novos talentos para a empresa, ou até mesmo indicar conhecidos.

Diminuição dos índices de turnover

Empresas que trabalham com sistemas de recompensas e benefícios para os colaboradores, proporcionam maior satisfação interna e um clima organizacional mais ameno.

Com isso, os índices de rotatividade de profissionais tende a ser menor, uma vez que esses colaboradores estão satisfeitos dentro da organização. O resultado disso, é um vínculo maior de confiança entre os setores e equipes de trabalho, além de melhoria nos processos internos e desempenho geral da empresa.

Como implementar o sistema de recompensa na sua empresa

Agora que ficou claro o que é e como funciona o sistema de recompensa, bem como os benefícios que ele oferece para as empresas, confira a seguir como você pode implementar essa estratégia na sua organização.

Ofereça remunerações variáveis e premiações

A remuneração variável consiste em pagar um valor extra ao colaborador, com base no seu desempenho. Ela pode funcionar como um comissionamento sobre vendas, Participação nos Lucros e Resultados da empresa (PLR), premiação por alcance de metas (novos clientes, contratos fechados), entre outros – de acordo com o setor.

Outra opção interessante são as premiações, que podem recompensar os profissionais pelo seu desempenho através de experiências como viagens, jantares, entre outros, ou ainda com prêmios simbólicos como troféus ou certificados.

Esses comissionamentos ou premiações, podem ser feitos de maneira individual, para um colaborador que se destacou, e também de maneira coletiva, para equipes ou setores que desempenharem um bom desempenho.

Promova eventos corporativos

Os eventos corporativos, como festas de final de ano, ou comemorações sazonais (festa junina, halloween, entre outros), proporcionam maior interação entre os profissionais.

Além disso, são excelentes oportunidades para a empresa realizar ações de reconhecimento e premiações, além de oferecer um momento de lazer e descontração para os colaboradores.

Ofereça oportunidades de crescimento

Esse tipo de recompensa é muito importante para profissionais que almejam alavancar e consolidar sua carreira. Para isso, a empresa pode oferecer oportunidades na participação do colaborador em novos projetos, para que possa mostrar seu potencial.

Além disso, também pode proporcionar oportunidades de mudança de setor e até oferecer cursos na área de atuação, para aprofundar seus conhecimentos ou adquirir novas habilidades, que possibilitarão mais oportunidades.

Dê ao colaborador o poder de escolha

Uma excelente maneira de deixar seus colaboradores felizes, é oferecer a eles a oportunidade de escolher de que forma querem ser recompensados. Claro, isso deve ser feito dentro das opções disponibilizadas pela empresa.

As opções podem ser folgas, por exemplo, ou prêmios físicos, como eletrônicos, vouchers, entre outros, de acordo com o perfil dos profissionais.

Ofereça um ambiente interno agradável

Nada melhor do que proporcionar um local confortável e agradável para seus colaboradores. Isso pode ser feito de diversas formas, tais como:

  • Construir um espaço pet-friendly, para que os colaboradores possam levar seu pet nos dias pré determinados pela empresa (pet day);
  • Permitir um vestuário mais casual na empresa, para que os colaboradores possam usar trajes mais confortáveis e de gosto pessoal no ambiente de trabalho;
  • Promova um espaço corporativo amigável, como cantinho do café, sala de quick massage, espaço recreativo, entre outros.

Escreva recomendações

Outra forma de recompensa que nem sempre lembramos são as recomendações. Isso mesmo! Elas são muito importantes para a carreira profissional. 

Por isso, é importante que as lideranças de cada setor escrevam recomendações para os funcionários que são destaque na empresa. Isso pode ser feito no site corporativo ou redes sociais próprias, ou do próprio colaborador, por exemplo.


O sistema de recompensa é uma excelente ferramenta para melhorar o relacionamento entre empresa e colaborador. Se você quer entender melhor sobre isso, confira nosso Webinar e descubra como o Employee Advocacy pode ajudar a sua empresa a engajar os profissionais!

A Peepi agora se chama Comunitive! 🎉

X