Stakeholders: quem são e qual o seu impacto nas empresas?

Stakeholder significa “parte interessada” e se refere aos interessados no valor de uma empresa, podendo ser clientes, fornecedores e outros. Saiba mais!


Atualmente, um dos lemas mais corriqueiros nas empresas é não perder tempo, afinal, tempo é dinheiro. Dessa forma, quanto mais curta for a jornada de compra do cliente, melhor, pois isso poupa recursos e esforços das equipes.

Para conseguir encurtar esse processo, é fundamental que as empresas contatem a pessoa certa para fazer negócio. A essa pessoa-chave de uma organização, chamamos de Stakeholder. Continue a leitura para saber quem são, qual a sua função, seu impacto nas empresas e muito mais. 

O que são os Stakeholders?

Os Stakeholders são entendidos como pessoas com interesse na gestão de empresas ou projetos, consideradas as pessoas-chave de uma organização. Em uma tradução literal da palavra, stakeholder significa “parte interessada”.

O conceito de Stakeholder foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman e explorado em seu livro Strategic Manegemen: A Stakeholder Approach. Segundo ele, os stakeholders são pessoas ou grupos que representam a parte interessada de algo, sendo, portanto, impactados pelas ações de quem possui o que os interessa.

Dessa forma, com o surgimento desse conceito, as empresas passaram a focar mais na geração de valor para suas soluções. Para isso, investir no branding passou a ser um dos focos principais das organizações.

Isso porque o comportamento do mercado mudou, logo, os números, lucros, prejuízos e resultados não são o foco principal, mas sim quem e quantos são impactados pelas ações de uma empresa e pelas soluções que ela oferece.

Assim, todas as pessoas ou organizações que forem impactadas (de forma positiva ou negativa) pelas ações de uma determinada empresa, são considerados stakeholders dela. Para o filósofo, toda empresa que espera alcançar sucesso em seus objetivos traçados, precisa buscar atender aos interesses desse público-alvo.

Stakeholders — Exemplos

Para você poder entender melhor quem são os stakeholders, é importante compreender algumas divisões dentro deste conceito. Confira a seguir:

  • Stakeholders Primários: são os stakeholders internos, responsáveis pela tomada de decisões de uma empresa, exercendo influência direta em todas as ações da organização.
  • Stakeholders Secundários: estão ligados às atividades da empresa, são impactados e também podem impactar suas ações. Contudo, eles fazem parte do público externo da organização.

Além das definições de primários e secundários, também é possível encontrar essa divisão dessa maneira:

  • Stakeholders Internos: são aqueles que estão dentro do ambiente da empresa e possuem alguma relação formal com ela. Podem ser acionistas, colaboradores, diretores, gerentes, proprietários, sócios, entre outros.
  • Stakeholders Externos: são aqueles de fora da empresa, mas que possuem algum tipo de interação com ela, podendo ser diretamente afetados por ela. Eles podem ser clientes, comunidades locais, concorrentes, credores, fornecedores, sindicatos, entre outros.

Qual a função de um Stakeholder?

Uma vez que os stakeholders possuem influência direta nos projetos e ações de uma empresa, eles atuam garantindo mais inteligência competitiva para que a organização alcance os resultados que almeja, de forma que todas as partes interessadas fiquem satisfeitas.

É importante para o posicionamento estratégico de uma empresa contar com um stakeholder, pois eles atuam facilitando o entendimento da organização e proporcionando uma visão mais ampla de como ela pode melhorar continuamente suas estratégias.

Qual seu impacto nas empresas?

Como já mencionamos, os stakeholders são impactados pelas decisões de uma empresa. Contudo, é importante lembrar que sua satisfação também pode impactar nos resultados da organização.

Dessa forma, é importante garantir que eles estejam satisfeitos e engajados para que sua atuação na empresa seja eficaz. Independentemente do tipo de stakeholder (sejam colaboradores, acionistas, fornecedores, etc.), é fundamental reconhecer o valor que eles agregam para o negócio alcançar seus resultados.

Para garantir o crescimento da sua empresa, é fundamental que os stakeholders compartilhem de um único objetivo em comum, estabelecido com base na cultura organizacional. Seu impacto nas empresas é grande, e para ser positivo, precisa alinhar os objetivos e expectativas de todas as pessoas envolvidas nas decisões.

De nada adianta seus stakeholders internos estarem satisfeitos com a organização, por exemplo, se os stakeholders externos não enxergarem valor no seu negócio. Por isso, é importante trabalhar para alcançar um equilíbrio, apostando em uma comunicação interna eficaz e um benchmarking bem feito, para obter todos os meios necessários para traçar os objetivos da organização.

Quais os tipos de Stakeholders e como gerenciá-los?

Para entender quem de fato são os stakeholders do seu negócio, é preciso focar em quem são as pessoas-chave no processo de tomada de decisão. Todos aqueles que tiverem influência em uma determinada ação da organização são stakeholders.

Já vimos que existem dois tipos de stakeholders: os internos e os externos à organização. Retomando, os internos podem ser colaboradores e gestores, por exemplo, e os externos podem ser clientes, fornecedores, entre outros.

Mas, além disso, há ainda algumas subcategorias ligadas ao nível de interesse e da legitimidade de cada stakeholder. Confira a seguir quais são elas:

  • Stakeholder Arbitrário: é aquele que apesar de ser legítimo, não possui o poder de influência nas decisões da empresa;
  • Stakeholder Adormecido: não possui muita urgência, mas tem credibilidade e autoridade para impor seus interesses;
  • Stakeholder Reivindicador: possui urgência, mas não tem autoridade para se impor;
  • Stakeholder Dominante: é legítimo e exerce uma grande influência;
  • Stakeholder Dependente: possui urgência e legitimidade, mas depende do poder de outros stakeholders para ter credibilidade;
  • Stakeholder Definitivo: é legítimo, tem urgência e possui autoridade e poder de influência na tomada de decisões da empresa;
  • Stakeholder Perigoso: é aquele que tem autoridade e urgência, mas não possui legitimidade.

É claro que esses conceitos servem apenas para orientar a empresa ao avaliar seus stakeholders. Isso não quer dizer que você deva separá-los por categorias definitivas, pois esse status pode ser alterado a qualquer momento.

No entanto, é fundamental compreender esses perfis e avaliar com cautela os tipos de stakeholders, para saber como lidar com eles e demonstrar o valor do seu negócio. Vale lembrar que o gerenciamento dos stakeholders deve considerar sua influência sobre a empresa e sempre reavaliar sua situação, pois ela pode mudar com o decorrer do tempo. 

É importante lembrar que quando falamos de stakeholders, a situação pode mudar a qualquer momento, ou seja, a cada nova ação ou projeto de uma organização. Por isso, é fundamental reavaliar constantemente os perfis e níveis de importância e influência dos stakeholders de um negócio.

Dessa forma, pode acontecer de um grupo de stakeholders secundários ganharem mais importância em um determinado projeto e acabarem se tornando mais influentes, passando a ser considerados como primários, por assumirem uma participação mais ativa no negócio.


A princípio, o conceito de stakeholder pode parecer meio confuso, contudo, não é difícil de compreender quando você tem uma estratégia centrada no cliente, seja ele um cliente interno ou externo.

Basta focar em quem são as pessoas com interesse naquilo que a empresa oferece e que influência elas exercem sobre o seu negócio. Um ponto importante para atrair os stakeholders é investir na construção de uma marca empregadora forte. Baixe nosso eBook gratuito e confira 4 ferramentas para impulsionar seu Employer Branding!

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