Ticket médio: o que é, como calcular e como aumentar essa métrica

O Ticket Médio indica o valor médio gasto pelos clientes em suas compras. Essa métrica é muito importante para as empresas. Aprenda a calcular!


Toda empresa quer vender mais, não é mesmo? Só que mais do que atrair compradores em geral para a sua marca, é importante para um negócio conquistar clientes fiéis que comprem sempre e cada vez mais, e ainda indiquem a empresa para seus conhecidos.

A consequência de conquistar esse tipo de clientes, é o aumento do ticket médio, métrica importante para qualquer negócio. Entenda o que é esse indicador, como calcular, se existe uma média ideal e aprenda a aumentar seus lucros.

O que é ticket médio e por que ele é importante?

O ticket médio é um indicador que mensura o valor médio gasto pelos clientes em suas compras. Esse valor pode ser calculado de maneira geral, ou ainda para produtos e serviços específicos, para avaliar sua aceitação pelos consumidores.

Ela pode ser considerada uma das métricas mais importantes de um negócio, pois entrega informações importantes que ajudam a definir estratégias para o planejamento de vendas.

Quanto mais alto for o ticket médio, melhor, pois isso indica aumento nos lucros, sem necessariamente precisar atrair novos consumidores, pois essa métrica indica que os clientes fidelizados já existentes aumentaram o seu consumo.

É importante lembrar que o ticket médio também pode ser visto como um indicador de desempenho, pois ele indica a capacidade da equipe comercial fechar vendas mais lucrativas. Além disso, ele é uma métrica que ajuda a avaliar o crescimento de um negócio, pois permite acompanhar a performance da empresa.

Outro ponto importante a se considerar é que o valor do ticket médio pode ser relativo, pois ele varia conforme o valor dos produtos oferecidos. O ticket médio de uma loja de roupas, por exemplo, certamente será menor que o de uma loja de carro, o mais importante a se avaliar, portanto, são as proporções.

Investir em aumentar o ticket médio é uma estratégia que pode ser mais vantajosa do que atrair novos consumidores, pois consiste na retenção e fidelização de clientes, movimento mais barato e mais interessante para a empresa, uma vez que um cliente feliz e satisfeito tem grandes chances de se tornar um Defensor da Marca.

É essencial não apenas calcular o ticket médio, como também acompanhar o seu desempenho com frequência, para identificar pontos de atenção. Essa métrica é eficaz para obter insights que possibilitam:

  • Identificar a necessidade de mudanças no time de vendas, seja para atrair novos talentos ou realizar desligamentos;
  • Indicar a necessidade de adotar uma estratégia de Sales Enablement e promover o treinamento e capacitação dos vendedores e outros profissionais envolvidos no processo de vendas;
  • Revisar e avaliar processos comerciais, para identificar necessidades de otimização;
  • Identificar a necessidade de alterações nos preços praticados, promoções e descontos;
  • Adotar novos processos, ferramentas e metodologias de vendas.

Vale lembrar que ao promover melhorias no processo de vendas, isso melhora a satisfação e o engajamento dos colaboradores, aumenta a eficiência das vendas e consequentemente, também o ticket médio.

Como calcular o ticket médio de vendas por atendimento?

O cálculo do ticket médio é simples, consiste apenas na aplicação de uma fórmula. Contudo, antes isso é importante saber que métrica você pretende obter: a de um determinado período, as vendas gerais de um mês, de um produto específico, entre outros.

Se você quer obter o ticket médio das vendas mensais do seu negócio, por exemplo, identifique o total de vendas realizadas no mês e o faturamento total delas. Em seguida, basta aplicar a fórmula:

Ticket Médio = Valor total faturado no mês / Quantidade de vendas no mês

É importante ressaltar, que esse resultado deve ser analisado fazendo um comparativo com o histórico da empresa e nunca de forma isolada, pois existem diversos fatores que podem interferir no ticket médio, como datas sazonais, promoções, entre outros.

Por isso, é fundamental considerar o histórico de vendas geral do negócio, para avaliar a real situação do ticket médio e verificar seu crescimento. Lembre-se que para o cálculo você precisa saber o valor total faturado e também o número de vendas.

Além disso, é preciso definir um período a ser analisado, sendo que o ideal, é calcular mensalmente o ticket médio para criar um histórico e poder avaliar a evolução da empresa.

Confira a seguir um exemplo de aplicação da fórmula, para ficar mais claro o cálculo: imagine que sua empresa faturou no mês X o equivalente a R$ 100 mil, e nesse mesmo mês foram realizadas 350 vendas. Dessa forma, o cálculo para obter o ticket médio ficaria:

Ticket médio = R$ 100.000 (faturamento total) / 350 (total de vendas)

Ticket médio = R$ 285,71

Ao adotar esse processo e torná-lo parte da cultura organizacional, é possível fazer uma análise mais aprofundada da empresa e identificar as sazonalidades que podem afetar o ticket médio, possibilitando assim pensar previamente em estratégias para elevar as vendas nesses períodos.

marketing de defensores

Existe um ticket médio ideal?

Como mencionamos, o valor do ticket médio é bem particular, pois depende dos valores dos seus produtos, estratégia de vendas, etc. Contudo, é fundamental que ele cubra os custos de aquisição de clientes e garanta uma margem de lucro.

Além disso, também é importante que o ticket médio se mantenha constante, ou de preferência aumente mês a mês, ou de forma gradual, pois isso indica clientes satisfeitos com o seu negócio.

O ideal é manter um histórico de ticket médio para você avaliar sua empresa no decorrer dos meses e também de um ano para o outro no mesmo período. Outra ideia interessante é trabalhar com benchmarking, e avaliar como andam seus concorrentes do mesmo segmento e quais estratégias estão utilizando.

Como aumentar o ticket médio do meu negócio

Pudemos ver o quanto essa métrica é importante para as empresas e que é essencial calcular e acompanhar os resultados. Contudo, o principal objetivo de qualquer negócio é aumentar o valor do ticket médio. Para isso, é necessário adotar alguns passos, que você confere a seguir:

Procure atrair um público qualificado

Já falamos aqui que é mais interessante para as empresas trabalharem com os clientes já fidelizados do que atrair novos clientes. Contudo, isso não quer dizer que não se deva investir na atração de novos clientes.

O ponto é que isso deve ser feito de forma estratégica, a fim de atrair leads qualificados, o que aumenta as chances de melhorar a taxa de conversão, logo, também o ticket médio. 

Isso porque ao atrair um público alinhado com o seu negócio, que já possui um interesse prévio nos produtos que você oferece, fica muito mais fácil fidelizar esses clientes e estimulá-los a comprar sempre com você.

Por isso, invista em estratégias de marketing e vendas para atrair esses clientes em potencial, como, por exemplo, o Inbound Marketing, ou ainda aposte em um programa de Marketing de Defensores.

Ao atrair o público certo e investir no relacionamento com o cliente, a empresa se aproxima do consumidor de forma que ele passa a confiar na marca e, naturalmente, passe a comprar mais a cada novo pedido, o que consequentemente, aumenta o ticket médio.

Aposte em diferentes estratégias de vendas

Não tem segredo: para aumentar o ticket médio é preciso vender mais! Para isso, é fundamental apostar em estratégias de vendas variadas, como combos promocionais de produtos, descontos progressivos, Cross Sell, frete grátis, entre outras.

Ao adotar diferentes opções de benefícios interessantes para os clientes, eles são atraídos e acabam aproveitando as oportunidades para comprar mais, o que aumenta o valor final da compra, faz com que o consumidor conheça novos produtos da marca e indique-a para seus conhecidos, fazendo o famoso marketing boca a boca

Trabalhar com estratégias desse tipo, acaba convertendo mais vendas, pois mesmo que o cliente não tenha a intenção inicial de comprar, ele acaba realizando a compra para aproveitar a oportunidade ou o desconto. Como resultado, isso aumenta o ticket médio do seu negócio.

Fortaleça o relacionamento com os clientes

Essa é uma das melhores formas de vender mais, pois o contato próximo com o cliente, possibilita um canal de comunicação constante além de aumentar a confiança do consumidor na marca.

Dessa forma, sempre que chegarem novidades ou tiver alguma oportunidade de compra, a equipe de vendas pode contatar esse cliente e convidá-lo a conhecer as novidades. 

lovebrands

Aposte no marketing de indicação

É isso mesmo, apostar no marketing de indicação pode ser uma estratégia bastante eficaz. Essa metodologia consiste em oferecer benefícios e descontos para aqueles clientes que indicarem ou levarem algum conhecido para comprar na sua empresa.

Dessa forma, além de atrair mais clientes interessados nas suas soluções, isso contribui para estreitar o relacionamento com os clientes que indicam essas pessoas, uma vez que você oferece descontos e benefícios em troca, o que os incentiva a comprar mais e indicar mais.


O Ticket Médio é uma métrica muito importante para as empresas, pois indica a média de faturamento em um determinado período, além de ajudar a avaliar a inteligência competitiva do negócio, assim como os índices de satisfação e sucesso do cliente.

É importante lembrar que um cliente fiel e defensor da marca, tende a comprar mais e indicar mais pessoas para a sua empresa, o que garante o aumento do ticket médio.

Por isso, invista nessa estratégia, baixe nosso e-book gratuito e confira 10 maneiras de transformar clientes em defensores de marca!

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