Trabalho em Equipe: o que é, qual sua importância e como engajar seus colaboradores

O trabalho em equipe está sempre presente em nosso cotidiano, desde as brincadeiras de infância até os trabalhos da escola, e nos acompanha também na vida profissional. Em todas essas situações, trabalhamos em times para alcançar um objetivo em comum.

Atualmente, saber trabalhar em grupo é uma competência exigida pelas empresas, uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. No post de hoje, nós vamos falar mais sobre o trabalho em equipe e como ele pode nos levar mais longe. Confira!

O que é Trabalho em Equipe?

Podemos definir o trabalho em equipe como os esforços conjuntos de um time, visando a resolução de um problema ou a conquista de um objetivo em comum. Ou seja, quando um grupo de pessoas se dedica para a realização de uma determinada tarefa, estão trabalhando em equipe.

Se você quer atingir as metas da sua empresa, nada melhor do que trabalhar em equipe. Com uma comunicação eficiente, clareza na delegação das tarefas e a troca de conhecimento entre profissionais de diversas áreas, fica muito mais fácil alcançar os objetivos da organização.

Um bom exemplo de trabalho em equipe são os times esportivos. Eles são divididos de tal forma, que cada jogador (a) possui uma função específica, que deve desempenhar sem invadir o espaço e a função dos seus colegas de equipe.

Qual a sua importância?

O trabalho em equipe é importante para estimular o engajamento dos colaboradores, além de otimizar a performance da empresa. É cada vez mais necessário promover a interação entre os profissionais, para criar um bom clima organizacional.

Ao incentivar esse ambiente de troca interdisciplinar, as empresas permitem que os colaboradores expressem seus talentos colaborando com a equipe. Dessa forma, a organização só tem a ganhar, se destacando da concorrência e alcançando seus objetivos.

Vantagens do Trabalho em Equipe

É possível identificar diversas vantagens no trabalho em equipe, tanto para as empresas quanto para os profissionais. Isso porque ele possibilita o desenvolvimento pessoal, estimulando a interação e a troca de experiências entre os colaboradores.

Para a empresa, ele proporciona melhores resultados, otimização do tempo e consequente melhoria na performance da organização. Confira abaixo, mais algumas vantagens do trabalho em equipe:

  • Permite a formação de um time preparado e de alto desempenho para executar as tarefas;
  • Promove uma troca positiva de experiências e conhecimentos multidisciplinares;
  • Estimula a interação entre profissionais de diferentes áreas da empresa, melhorando assim as relações interpessoais entre os colegas;
  • Otimiza os resultados dos projetos e agiliza a execução;
  • Permite que os profissionais mostrem suas habilidades, capacidades técnicas e perfis comportamentais;
  • Estimula a promoção de uma comunicação mais assertiva na empresa;
  • Desperta uma competitividade positiva nos colaboradores, melhorando o engajamento dos profissionais;
  • Promove a união e o respeito às diferenças.

E quais as dificuldades?

Apesar de apresentar diversas vantagens, o trabalho em equipe também possui alguns desafios. Basta lembrar que estamos trabalhando com pessoas de diferentes áreas, personalidades e temperamentos.

Quando trabalhamos em equipe, é fundamental alinhar os objetivos e estabelecer uma comunicação clara entre todos os colaboradores envolvidos. Contudo, isso nem sempre é fácil, pois conseguir promover um bom relacionamento interpessoal exige tempo e dedicação.

Para o sucesso do trabalho em equipe, é fundamental que todos os profissionais trabalhem em conjunto e harmonia, para conseguir alcançar o objetivo em comum. 

Mas existem algumas dificuldades que podem acabar impactando o desempenho da equipe, tais como:

  • Individualismo;
  • Falta de flexibilidade;
  • Falha na comunicação;
  • Não respeitar as diferenças;
  • Falta de inteligência emocional;
  • Falta de comprometimento;
  • Falha na liderança.

Esses são alguns fatores que podem influenciar no engajamento dos colaboradores nas ações internas da empresa.

Como estimular o trabalho em equipe na sua Empresa

Antes de mais nada, para estimular o trabalho em equipe, a empresa precisa investir na contratação assertiva. Ter como parte do quadro de colaboradores, talentos que estejam alinhados com os objetivos da empresa, é fundamental para formar times qualificados para a execução das tarefas.

Para incentivar o trabalho em equipe na organização, é possível aplicar algumas técnicas de motivação e encorajamento do senso de grupo. Comemorar cada pequena vitória e meta alcançada, é o primeiro passo para ressaltar a importância do papel de cada colaborador (a) no trabalho realizado pelo time.

Também é possível aplicar dinâmicas de grupo que possibilitam a interação entre os profissionais, além de promover treinamentos e palestras motivacionais que abordem as habilidades necessárias para se trabalhar em equipe, assim como as vantagens e benefícios como um todo.

Por último, mas não menos importante, nada melhor do que servir de inspiração para o time, sendo um líder que incentiva e motiva sua equipe, promovendo uma comunicação mais humana e transmitindo respeito e confiança.

Com a plataforma de employee advocacy da Peepi, você tem um sistema estruturado para incentivar e mensurar as atividades de engajamento por meio de gamificação com ações para melhorar o trabalho em equipe do seu time. Com ela, é possível criar desafios, motivar a execução de tarefas de rotina e direcionar o time em ações com ações compartilhadas e de acordo com os objetivos da sua empresa.

Como liderar uma Equipe?

De nada adianta uma equipe bem organizada e com excelentes profissionais, se não houver um líder preparado para gerenciá-la. Um bom líder é aquele que está à frente de sua equipe, delegando as tarefas, analisando os riscos e as oportunidades.

O sucesso do trabalho em equipe depende muito da forma como o líder delega as tarefas e acompanha a sua execução. Além disso, ele precisa incentivar o time, engajar e alinhar os objetivos.

Para que o trabalho em equipe possibilite o crescimento da empresa através de bons resultados, é preciso que o profissional da liderança tenha uma visão ampla do negócio, para conseguir traçar estratégias assertivas.

Além disso, para liderar uma equipe é preciso:

  • Saber delegar tarefas: não adianta ter uma equipe com excelentes profissionais se você não consegue delegar tarefas, com base no perfil e especialidade de cada colaborador;
  • Conhecer os colaboradores: para delegar as atividades de forma assertiva, é preciso tem um conhecimento aprofundado das habilidades e competências dos profissionais da sua equipe;
  • Confiar na sua equipe: não basta conhecer o potencial de cada colaborador, é preciso confiar neles e deixar que executem as tarefas com autonomia;
  • Estimular a participação de todos: um bom líder sempre envolve os colaboradores em cada etapa dos projetos e também na tomada de decisões. Isso estimula o engajamento da equipe, e possibilita uma melhor compreensão dos objetivos e metas da empresa;
  • Seja uma referência: uma boa liderança é aquela que está sempre pronta para ajudar a equipe, e se torna uma referência para recorrer quando necessário;
  • Promova feedbacks: o feedback é uma excelente ferramenta de crescimento das equipes. Isso porque ele possibilita identificar conflitos internos, problemas na execução das tarefas, estimula os colaboradores, estreita os laços e melhora a comunicação entre os profissionais;
  • Reconheça o trabalho da equipe: o reconhecimento é um ponto primordial para a motivação da equipe. No dia a dia, é comum focar apenas na execução das tarefas e esquecer de reconhecer as pequenas conquistas diárias. Crie o hábito de reconhecer e celebrar as boas ideias e o bom desempenho da sua equipe.

É de conhecimento geral, que em conjunto conseguimos sempre chegar mais longe. Com um bom clima organizacional, uma equipe engajada de bons profissionais e uma liderança eficiente, é possível estimular o crescimento do seu negócio.

Com a Peepi é possível estimular e mensurar esses resultados, e através do Marketing de Defensores (ou Advocate Marketing), você consegue engajar seus colaboradores, para que eles se tornem potenciais canais de marketing e vendas para a sua empresa. Quer entender melhor como melhorar o engajamento dos seus colaboradores com a Peepi? Entre em contato conosco e nós vamos te explicar tudo!