Aprenda a usar os Trending Topics na sua estratégia de Conteúdo e Marketing Digital

Os Trending Topics são os assuntos do momento do Twitter, os temas mais comentados nesta rede social a respeito de assuntos variados. Saiba mais!

Talvez você ainda não tenha pensado sobre isso, mas acredite, tudo aquilo que acontece na internet afeta o seu negócio, principalmente se você atua com algum produto ou serviço online. Por isso, é fundamental incluir no planejamento da sua estratégia, um acompanhamento de tudo o que acontece na web.

Dentro disso, é fundamental acompanhar os Trending Topics, que pode ser um grande aliado nas estratégias de marketing de conteúdo, marketing digital, entre outros. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse assunto! 

O que são os Trending Topics?

Os Trending Topics, ou em português, “tópicos de tendência”, são os conhecidos assuntos do momento do Twitter, ou seja, trata-se dos temas mais comentados nesta rede social, que refletem o cenário atual do mundo ou de um determinado local.

Estes tópicos são selecionados através de um algoritmo que mapeia quais assuntos mais foram citados e repetidos na rede social. Eles podem ser classificados entre tendências personalizadas, que consideram os interesses do usuário e as contas que ele segue, e também tendências generalizadas, ranqueadas a partir de geolocalização.

Também conhecidos como TTs, eles são um compilado desses palavras-chave mais usadas na rede social em vários momentos do dia. Além de serem eficazes ao nível de informar o público a respeito do que está acontecendo no mundo de maneira instantânea, os trending topics ainda funcionam para acompanhar as tendências de comportamento do público.

Vale ressaltar que os critérios utilizados para que o algoritmo o classifique um assunto como sendo o mais comentado, não ser resume apenas na quantidade de tweets a respeito dele. O algoritmo também considera a qualidade do conteúdo compartilhado, pois busca estimular e promover informações relevantes na plataforma.

Dessa forma, essas informações podem ser valiosas em uma estratégia de marketing digital, por exemplo, pois ajudam a mapear o perfil dos usuários, desenvolver campanhas mais assertivas e elaborar um conteúdo direcionado a sua persona.

Por que eles são tão importantes?

Os trending topics além de serem importantes para mapear as informações que acontecem no mundo todo em tempo real, também ajudam as empresas a entender melhor o seu público, bem como suas preocupações e interesses, a fim de aprimorar a estratégia do seu negócio. Confira a seguir, algumas das razões que tornam os TTs importantes para as empresas:

  • Podem ser utilizados para avaliar as tendências de comportamento dos usuários e hábitos mais comuns;
  • Ajudam na captação de novos leads;
  • Auxilia no entendimento do perfil dos usuários;
  • Por disseminar as informações de forma instantânea, pode ser eficaz na divulgação de campanhas publicitárias;
  • Ajuda na visibilidade e no reconhecimento da marca;
  • Fortalece o relacionamento com os clientes, uma vez que a empresa se aproxima do público ao abordar assuntos do seu interesse;
  • Possibilita a viralização de conteúdo;
  • Torna a marca mais humanizada;
  • Entre outros.

Mas lembre-se que não basta apostar em qualquer trend topic para obter um retorno positivo, é preciso selecionar aqueles que fazem sentido para o seu público e estão de acordo com o posicionamento da marca, para não causar o efeito contrário e acabar afastando o seu público.

Como saber quais são?

Se você já trabalha com o Twitter é bem simples, você pode conferir os trending topics através do aplicativo no celular ou computador. Contudo, se você não possui um perfil na rede, também é possível conferir os assuntos mais comentados através de outros sites. 

Para fazer a busca através da rede social, pode utilizar o campo “Explorar” e selecionar a aba “Assuntos do Momento”, que além das palavras-chave também mostra um apanhado geral dos temas em alta. 

Você pode clicar nos links e conferir uma seleção de tweets para entender de forma mais aprofundada o contexto do assunto abordado, além de vídeos e fotos relacionados. Além disso, é possível selecionar os assuntos do mundo todo ou filtrar pelo local que você quer saber (cidade, país, etc.).

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Como utilizar os Trending Topics a favor do seu negócio?

Como vimos, os trending topics podem ser de grande ajuda ao elaborar suas estratégias de marketing e inbound, pois oferecem informações relevantes para a produção de conteúdo e campanhas.

Mas para desenvolver um conteúdo assertivo e impactar as pessoas certas, é fundamental focar nos temas relacionados ao seu público. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Busque os trending topics do seu nicho

Como já mostramos aqui, é bem simples buscar os assuntos em alta no Twitter. Mas para você conseguir ter acesso aos tópicos personalizados, é preciso utilizar uma conta comercial, para receber recomendações a respeito dos temas relevantes no nicho de mercado.

Para personalizar as indicações de assunto, de acordo com as atividades que sua empresa realiza, basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e selecionar a opção “Assuntos para você”.

Também é possível navegar em abas específicas, selecionando no topo da página assuntos mais segmentados, como, por exemplo: “Entretenimento”, “Notícias”, “Diversão”, entre outros. 

Utilize listas para fazer benchmarking

Você pode criar uma lista no Twitter e adicionar um tema relevante para o seu negócio, como, por exemplo, “Marketing de Defensores”. Em seguida, é possível inserir nessa lista perfis relevantes para essa área de atuação, como perfis de concorrentes e canais relacionados.

Dessa forma, é possível acompanhar as postagens da concorrência a fim de avaliar o que está sendo feito por eles e de que forma estão trabalhando os assuntos relevantes para o segmento. 

Vale lembrar que a proposta não é fazer o mesmo que eles, mas sim avaliar possíveis melhorias na sua estratégia, com base nas ações que estão dando certo, e obter insights para aperfeiçoar os processos que o seu negócio utiliza.

Participe dos trending topics do Twitter

Não basta apenas acompanhar os trending topics do Twitter, você também pode (e deve) participar dos assuntos relevantes para o seu segmento. Para isso, uma dica é publicar um tweet utilizando a hashtag do momento, uma palavra-chave ou frase relacionada ao tema que você quer abordar.

Vale lembrar que é preciso cumprir com as diretrizes da plataforma e criar um conteúdo de qualidade, que seja bem escrito e contenha as palavras-chave certas. Dessa forma, você aumenta as chances de fazer com que seu tweet receba curtidas, comentários e retweets.

Acompanhe os resultados

Tão importante quanto estar por dentro e participar dos trending topics, é acompanhar os resultados da sua estratégia. Por isso, você pode utilizar ferramentas eficazes no monitoramento e análise do desempenho das ações realizadas. Uma excelente alternativa para isso é o Twitter Analytics, que permite avaliar as métricas e resultados.


Como pudemos ver, quase tudo o que acontece na internet contribui de alguma forma para o marketing do seu negócio. Ao acompanhar os trending topics, sua empresa fica por dentro daquilo que é relevante para o público, o que possibilita uma comunicação mais próxima e assertiva, assim como ajuda a direcionar o conteúdo produzido.

E por falar em conteúdo, já pensou em usá-lo para conquistar a fidelidade e o engajamento do seu público, criando uma rede de defensores?

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