Turnover: entenda o que é, como calcular e por que é importante acompanhar essa métrica

Falamos sempre por aqui da importância das empresas investirem na retenção de consumidores, a fim de torná-los clientes fidelizados. Essa mesma lógica vale quando falamos de colaboradores.

Uma vez que são clientes internos, é importante que os profissionais de uma empresa queiram permanecer nela, pois isso indica que estão satisfeitos com a organização e acreditam que ela é um bom local para se trabalhar. Dessa forma, empresa e profissional têm a ganhar, certo?

Contudo, isso nem sempre acontece e as empresas lidam constantemente com altos índices de turnover. Continue a leitura para entender do que se trata essa métrica, como mensurar e reduzir esses índices.

O que é turnover?

O Turnover, segundo estudos, é um termo em inglês utilizado para definir o movimento de entrada e saída de colaboradores em uma organização. Dessa forma, ele se refere ao fluxo de rotatividade dos profissionais dentro da empresa, seja ela motivada pela empresa ou pelo próprio colaborador.

Essa rotatividade se torna necessária, pois à medida que alguns colaboradores saem da empresa, precisam ser substituídos por outros para fazer uma compensação, de forma que essas saídas não impactem na produtividade e performance da organização.

Quando ocorre o turnover e quais são os tipos?

Na atualidade, os índices de turnover nas empresas têm aumentado, uma vez que o mercado de trabalho está aquecido e novos negócios surgem a todo momento. Com isso, as vagas de emprego passaram a ser mais abundantes. 

Além disso, o perfil dos profissionais mudou muito, de forma que, atualmente, eles estão sempre em busca de melhores remunerações, oportunidades de crescimento, benefícios, sistemas de recompensas, entre outros.

O turnover ocorre como resultado desse cenário, em que as empresas concorrentes passam a oferecer um melhor clima organizacional para se trabalhar, uma melhor proposta de valor ao colaborador (EVP) e melhores condições de trabalho em geral.

Com isso, a concorrência aumenta criando oportunidades atraentes que fazem com que os profissionais migrem constantemente para outras empresas em busca de melhores condições de trabalho.

A rotatividade também costuma acontecer muito em organizações que não apostam em estratégias de endomarketing, não valorizam o cliente interno, têm uma comunicação interna ruim e não estão tão preocupados com a satisfação dos colaboradores.

Os altos índices de turnover são mais comuns em empresas com alta demanda de mão-de-obra, como, por exemplo, shopping centers, mercados, hospitais, bancos, entre outros. Essa rotatividade pode ser de dois tipos:

  • Turnover Voluntário: quando o colaborador deixa de trabalhar na empresa por vontade própria. Este índice é o mais preocupante para as organizações, pois pode indicar que o ambiente de trabalho precisa de melhorias, antes que o índice aumente e novos colaboradores queiram se desligar.
  • Turnover Involuntário: quando o colaborador é desligado da empresa, independentemente da razão.

Como calcular o turnover de uma empresa e qual o seu impacto?

Primeiramente, é importante ressaltar que o turnover pode ser calculado para avaliar a situação da empresa como um todo ou de departamentos específicos. Quanto ao seu impacto, estudos apontam que a rotatividade tem um elevado impacto financeiro para as organizações. 

Esses custos estão relacionados ao desligamento, recrutamento, seleção, treinamento e contratação de novos colaboradores. Além disso, a empresa também tem outros prejuízos como o desfalque no setor, a desmotivação dos outros colaboradores que pode ainda gerar uma insegurança, queda de produtividade, entre outros.

Por isso, é fundamental que as empresas calculem os índices de turnover para avaliar a situação da organização, podendo ser feito por setores ou para obter o índice de rotatividade da empresa em geral.  

O cálculo deve ser feito para avaliar o período determinado pela organização, que pode ser mensal, semestral, anual ou conforme a estratégia da marca. Há diversas fórmulas utilizadas para calcular o turnover, contudo, uma das mais utilizadas, indicada pela Revista Espacios (que contém artigos de especialistas sêniores) é a seguinte: 

Turnover = Total de contratações no período + Total de desligamentos no período /

                                    Número de colaboradores no início do período

Para obter o resultado, basta somar o total de colaboradores admitidos e o total de profissionais desligados. Esse resultado, é dividido pelo total de colaboradores na organização nesse mesmo período. O número final, deve ser multiplicado por 100 para obter a porcentagem referente ao índice de turnover.

Além de realizar esse cálculo, é importante fazer um comparativo com períodos anteriores, para obter insights mais precisos, a fim de identificar as razões que podem ter causado o turnover. Ao obter essas informações, a empresa consegue tomar medidas para tentar reduzir esse índice.

Dicas para reduzir as taxas de turnover na sua empresa

Confira a seguir, algumas dicas valiosas que podem ajudar a sua empresa a reduzir os índices de rotatividade:

Faça cortes precisos durante o processo de recrutamento e seleção

Você não deve contratar todos os candidatos bons que se apresentem. Selecione apenas aqueles que estejam alinhados com os objetivos da empresa e interessados em construir um plano de carreira dentro da organização.

Conheça bem seus colaboradores

Cada profissional possui motivações diferentes quando se trata de permanecer ou sair de uma empresa. É importante que a empresa conheça essas motivações para proporcionar um ambiente de trabalho que supra as expectativas dos colaboradores.

Monte uma equipe com uma cultura forte

A cultura organizacional de uma empresa funciona como um elo que mantém a equipe unida e forte. Ela também incentiva os funcionários a permanecerem na empresa, por se identificarem com seus princípios e valores.

Invista em seus colaboradores

Uma das principais razões para os profissionais saírem de uma empresa atualmente, é não se sentirem valorizados por ela. Por isso, é papel da organização demonstrar a importância de seus colaboradores investindo em cursos e treinamentos, além de pacotes de benefícios e bonificações.

Invista em seus gestores

É importante lembrar que os gestores de uma empresa são a principal fonte de motivação das equipes. Além disso, muitas vezes, o turnover pode acontecer devido a problemas entre gestores e colaboradores. 

Por isso, a empresa deve investir em uma comunicação bidirecional, que estimule uma interação horizontal entre líderes e demais profissionais. Além disso, ao definir as lideranças, é fundamental que a empresa observe se os gestores possuem não apenas as hard skills necessárias para atuar no cargo, mas principalmente as soft skills.

Faça pesquisas com os colaboradores da organização

É importante lembrar que os índices de turnover, em geral, dizem respeito à insatisfação dos colaboradores. Por isso, é fundamental que a empresa identifique quais os possíveis pontos de conflito dentro da organização, o que pode ser feito através de uma pesquisa de satisfação dos colaboradores, por exemplo.

Invista no ambiente de trabalho

Uma vez que os profissionais passam a maior parte do seu dia no trabalho, é fundamental que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores, que seja aconchegante e os façam se sentir em casa.

O resultado disso, é o aumento da satisfação dos profissionais, a melhora na produtividade, além de aumentar também os índices de indicação de colaboradores, entre outros benefícios.

Crie um processo de feedback

Outra excelente forma de evitar os índices de turnover é criar uma cultura de feedback, pois isso possibilita que a empresa saiba o que se passa de fato com os colaboradores. Além disso, os profissionais também podem ter um retorno de como a organização está vendo o seu trabalho, com relação às metas e objetivos da empresa.

Faça a integração de seus funcionários

A experiência do colaborador se dá em toda a jornada do profissional com a empresa, desde quando ele é ainda um candidato, quando está no processo de seleção, quando é contratado, é até mesmo após o seu desligamento

Por isso, é fundamental se atentar para essa jornada e cuidar de cada detalhe para garantir o sucesso do colaborador. Busque investir em processos de recrutamento e seleção humanizados, além de apostar em um bom onboarding de colaboradores, utilizando ações de endomarketing que impactem na satisfação dos profissionais.

Essa integração dos profissionais é importante para fazer com que se sintam parte da empresa, além de minimizar o sentimento de estranhamento inicial ao se deparar com um ambiente novo e novos colegas de trabalho.

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Crie um ambiente colaborativo

Por fim, zelar pelo ambiente como um todo, a fim de garantir que ele seja colaborativo e acolhedor, ajudará os profissionais a se sentirem parte da empresa. Além disso, ao criar uma cultura de marca humanizada, a empresa também reduz a probabilidade de conflitos internos entre os colaboradores.


Altos índices de turnover são prejudiciais para as empresas. Por isso, é preciso investir esforços para reduzir essa taxa. O primeiro passo é identificar as razões para os desligamentos, principalmente os voluntários.

É importante lembrar que o capital humano é o principal “bem de consumo” de uma empresa, por isso, deve ser tratado com atenção especial. Aposte em estratégias de retenção de talentos e busque melhorias constantes na organização, direcionadas através de insights obtidos em pesquisas e feedbacks.

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